3 MARCHA PULANDO
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Re: 3 MARCHA PULANDO
Certo Carlos, tô entendendo, e sei também sobre essas luvas, como não dá pra eu trocar as luvas, vou começas com as molas e esferas, pois como vc falou dá pra tirar apenas retirando essas tampas. Mas e as tampas Carlos, como vou tirálas? São rosquiadas ou é só pressão e batendo que saem?
- Carlos A. Freire
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Re: 3 MARCHA PULANDO
Nunca fiz esse tipo de reparo. Na verdade nunca tive problema no câmbio de meus Monza, da família e de amigos. Veja se no manual de reparações do Monza 90 tem o procedimento.
Abs,
Carlos Freire
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Re: 3 MARCHA PULANDO
O pior Carlos é que não tem. Não há referência quanto a desmontagem dessas peças no manual. Só de algumas partes da caixa, mas não especificamente.
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Re: 3 MARCHA PULANDO
pode ser como nao pode ser problemas na trava, nao é so isso que faz pular marcha. so uma visualização vai determinar onde esta o problema. marcha pulando sao elas:
*trambabulador mal regulado.
*dentes de atracamento da engrenagem em questao gastos.
*trava do garfo gasto(rasgo) da marcha em questao
no momento nao acredito problema na mola ou pino do eixo do garfo da 3-4º. se fosse problema isso teria problemas na 4º marcha é apenas na 3. entao, ou é o trambulador mal regulado ou as engrenagem de atracamentos da 3º estao gastas, ou o rasgo da trava da 3º gasto fazendo pular pro neutro. nada ta descartado ate verificar.
os dentes da engrenagem de atracamento sao pequenos e sao angulares pra faciltar o engate do sincronizador e acabam se desgastando quando se arranha a marcha(3º) ou pelo excesso de uso da 3º ja que é uma marcha urbana. no video é meu antigo cambio 4M que é exatamente iqual o funcionamento o 5º marchas F18 nesse aspecto, alias de qualquer cambio sincronizado.
no video, a 3º ja engatada, as outras engrenagem com folga sao pq nao estao engrenadas é so pra ilustrar que esta na 3º :smt023
imagem do trem de engrenagens. ela é encaixada pelos pinos e guias. o meu exemplo é diferente do teu mas basicamente é iqual, veja no manual como retirar.

detalhe do rasgo da 3-4º ambos gastam meio que juntos em 'passos da vida' a nao ser que a pessoa so ande ate 3º hehehe dae vai gasta bastante o rasgo do eixo da 3º, podendo fazer pular pro neutro quando a uma redução. obs: nao é o trambulador que segura a marcha e sim essas travas. nesse caso estava a 4º engrenada pra poder mostrar o desgate do rasgo da 3º - logo apos é o rasgo do neutro que é mais curto

quando solta o pe do acelerador a uma redução natural, principalmente em marchas de redução como 1-2-3 forçando bastante o conjunto motriz, se os dentes de atracamento estiverem ovalizados vai escapar... pro neutro ou ate mesmo o rasgo em questao gasto. eu nao mexeria nesses alojamento do pino ate tirar o trem. como te falei no MP retire o trem das engreagem como no video, limpe e especione a engrenagem da 3º marcha, rasgo do eixo do garfo 3-4º.
*trambabulador mal regulado.
*dentes de atracamento da engrenagem em questao gastos.
*trava do garfo gasto(rasgo) da marcha em questao
no momento nao acredito problema na mola ou pino do eixo do garfo da 3-4º. se fosse problema isso teria problemas na 4º marcha é apenas na 3. entao, ou é o trambulador mal regulado ou as engrenagem de atracamentos da 3º estao gastas, ou o rasgo da trava da 3º gasto fazendo pular pro neutro. nada ta descartado ate verificar.
os dentes da engrenagem de atracamento sao pequenos e sao angulares pra faciltar o engate do sincronizador e acabam se desgastando quando se arranha a marcha(3º) ou pelo excesso de uso da 3º ja que é uma marcha urbana. no video é meu antigo cambio 4M que é exatamente iqual o funcionamento o 5º marchas F18 nesse aspecto, alias de qualquer cambio sincronizado.
no video, a 3º ja engatada, as outras engrenagem com folga sao pq nao estao engrenadas é so pra ilustrar que esta na 3º :smt023
imagem do trem de engrenagens. ela é encaixada pelos pinos e guias. o meu exemplo é diferente do teu mas basicamente é iqual, veja no manual como retirar.

detalhe do rasgo da 3-4º ambos gastam meio que juntos em 'passos da vida' a nao ser que a pessoa so ande ate 3º hehehe dae vai gasta bastante o rasgo do eixo da 3º, podendo fazer pular pro neutro quando a uma redução. obs: nao é o trambulador que segura a marcha e sim essas travas. nesse caso estava a 4º engrenada pra poder mostrar o desgate do rasgo da 3º - logo apos é o rasgo do neutro que é mais curto


quando solta o pe do acelerador a uma redução natural, principalmente em marchas de redução como 1-2-3 forçando bastante o conjunto motriz, se os dentes de atracamento estiverem ovalizados vai escapar... pro neutro ou ate mesmo o rasgo em questao gasto. eu nao mexeria nesses alojamento do pino ate tirar o trem. como te falei no MP retire o trem das engreagem como no video, limpe e especione a engrenagem da 3º marcha, rasgo do eixo do garfo 3-4º.
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Re: 3 MARCHA PULANDO
Pronto eu li lá direitinho, e vc falou que dá pra tirar o trem da terceira sem precisar retirara a caixa de câmbio certo? E imagens rapaz mudam tudo, vendo aí percebo que faz centido e que realmente pode ser esse o problema. Se dé pra tirarar esse trem sem retirarar a caixa de c^mbio vou fezer.
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Re: 3 MARCHA PULANDO
veja se tem espaço, se a tampa é menor que a longarina da lataria nessa parte da caixa de roda. nao lembro se tem espaço. alem da torre da suspenção pode incomodar analize bem antes. se precisar de informação tenho o trem da caixa fora. lave antes a caixa nessa regiao pra nao contaminar sujeira de fora pra dentro da engrenagem. limpe tudo antes de remover.
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Re: 3 MARCHA PULANDO
Certo, vou começar a preparar o cenário. :smt023
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Re: 3 MARCHA PULANDO
Mimoso, sinceramente vai a um ferro velho e pega uma cx de marchas completa. Vc num gasta 300 reais dando a sua.... dificilmente câmbio de monza dá problema. Todo mundo elogia a robustez desses câmbios.... vc foi "sorteado". Acho mais viável trocar o câmbio todo.... pq qd vc abrir o seu câmbio, num vai trocar uma coisa só... se tá com esse defeito de pular a terceira, certamente existem outros desgastes, o que pode tornar o reparo bem oneroso.
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