tyo escreveu: ↑24 Dez 2022, 09:10
dutra s a escreveu: ↑24 Dez 2022, 01:51
Tenho uma pergunta:
Estando o sistema do ar condcionando em ordem e ligando ele, qual a razão do compressor ser desarmado estando o carro parado ou andando?
Depende muito, no Monza EFI quem comanda o compressor é a ECU. Então, ela pode desarmar ele se vc pisar fundo no acelerador e ela entender que vc precisa de toda a potência do motor, além de desarmar ele quanto o pressostato de alta mandar por conta que a pressão já está alta, ai varia bastante mas é normal armar e desarmar.
tyo, as válvulas de serviço do sistema do ar entram em ação em muitas variantes e não apenas ao meter o pé no fundo, rsrsr,! É muito relativo, sob temperatura externa, cofre do motor... quando acontece o corte do compressor a UCE já tem no mapa a situação que deve comandar, se necessário , como por exemplo o corte ou acionamento da ventilação alta e baixa da ventoinha e, o corte e acionamento do compressor.
A caneta que muitos dizem válvula de expansão, é chamada de expansão por conta que quando o gás sai numa ponta, ela é um jato por conta da demanda de pressão do compressor e expandir de melhor forma na evaporador, e por ter uma passagem (tubinho), se não me engano de 1mm. No caso da tela é mais por conta de evitar entrar e entupir ou sair sujeira formada pelo óleo, que também pode fazer ocorrer alta pressão e cortar também o compressor, e no meu ver, acredito que ocorre congelamento sim, em razão dessa passagem de apenas 1mm.
Um exemplo:
No inverno ligue o ar condicionado com capô aberto, se o ambiente por volta da tubulação estiver frio ou fresco, logo irá ver o desrame do compressor e provavelmente irá ver só a ventilação baixa da ventoinha.
Do contrário, mesmo no frio e por conta do cofre estar bem quente, pode ser acionado a ventilação alta até o sistema chegar numa pressão onde essa alta ventilacão vai ser cortada, ressaltando que ainda assim varia da temperatura da água do motor, pois como eu disse, o mapa da injecão tem todas variantes, e como regra perceptivel, sempre é desramado a ventilação alta antes se necessário cortar o compressor, por conta das válvulas de serviço.
abs estamos ai