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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Enviado: 26 Nov 2010, 18:59
por waldir
Carlos A. Freire escreveu:Waldir, é mais ou menos isso.
Tome cuidado para não inclinar muito, pois desta forma, o ponto de tensão da correia pode ser onde ficam as duas mangueiras de combustível. Aí, pode atrapalhar na momento da manutenção. Abs, Carlos Freire
Carlos, (se eu entendi direito o que vc está explicando)
não dá para alcançar a mangueira de combustível. Na 2ª foto lá em cima dá para ver a mangueira do combustível e
o tensionador na posição e tem a chave 13 encaixada quee eu devo alongar o cabo, deixando uma dedicada para este serviço.
O tensionador da correia poli-V já estava esticado, eu só encaixei a ferramenta para a foto.
Sem a ferramenta é um sufoco (para mim que não sabia e ainda não entendi como usar a chave 17 nas costas do tensionador) pois já usei um gancho em L e
fazer o serviço sozinho(até pq não cabe dois) Se a correia gritar é como começar do zero: afrouxar o parafuso, tensionar e apertar virando varias vezes a chave de boca em função do curso que ela pode dar e com cuidado para ela não cair :smt010 .
Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Enviado: 27 Nov 2010, 10:46
por Carlos A. Freire
Waldir,
disse isso por que minha ferramenta ao tensionar a correia de acessórios, se aproxima muito das mangueiras. Se tiver uma inclinação na ferramenta, o ponto de ajuste será onde está as mangueiras, aí deve solta-las para fazer o serviço e, se não chegar lá fica melhor.
O tensionador da correia de acessórios tem nas costas um sextavado onde se encaixa perfeitamente uma chave de boca 17mm. Porém, essa chave não pode ser muito larga, pois pode não entrar ou ao apentar o tensionador a chave não vai sair do local. Para encaixar a chave, basta coloca-la com cabo voltado para parede corta fogo e mover o tensionador.
Em veículos com A/C, que é meu caso, o acesso para esse procedimento é apenas por baixo do carro. No veículos sem A/C, dá para fazer por cima mesmo, como fazia no SL/E 91 que tive.
Abs,
Carlos Freire
Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Enviado: 27 Nov 2010, 12:00
por waldir
Carlos Freire,
Agora entendi a utilização da chave 17mm nas costas. Resta saber se a chave que tenho poderia ficar presa.
Vou testar qualquer hora. Nesse caso dá para trabalhar em dois... um tensiona e o outro debruçado no paralama aperta o parafuso de 13
Já estou pensando numa ferramenta feita de chapa 2mm com corte para o sextavado de 17 para tensionar e apertar por cima. No meu caso eu uso uma arruela de 1mm atrás do sextavado para afastar o rolamento da capa plástica.
Quanto às mangueiras de combustível eu solto das duas presilhas para facilitar o acesso.
Segue um esboço de uma alavanca para tensionar a ser testada (parece que funcionará

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Enviado: 27 Nov 2010, 16:39
por Carlos A. Freire
Waldir,
qualquer chave de 17mm que não seja muito larga, e muito comprida, pois nesse caso a barra de direção pode atrapalhar.
Monza sem A/C dá para fazer o tensionamento com a chave 17mm por cima mesmo, sem problemas. Com A/C não tem como. Mas por baixo dá para tensionar com a chave 17mm e apertar com a chave 13mm, porém complica ver a tensão da correia. Quem está acostumado, já posiciona o tensionador na posição correta de tensão da correia.
Usando a ferramenta melhora muito, pois não há necessidade de deitar no chão.
O problema maior é colocar o tensionador em seu local, junto com o parafuso. O espaço é muito pequeno.
Eu uso a correia de acessórios abraçando o tensionador, posiciono no lugar correto, e rodo o parafuso que já está dentro do tensionador.
Abs,
Carlos Freire
Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Enviado: 27 Nov 2010, 17:11
por Diego Paiva
waldir escreveu:No meu caso eu uso uma arruela de 1mm atrás do sextavado para afastar o rolamento da capa plástica.
Fiz isso tbm, comprei uma capa nova (R$100,00) e não quis perde-la... coloquei uma arruela por tras, ficou bom.
Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Enviado: 27 Nov 2010, 17:39
por waldir
Carlos,
essa ferramenta 'magrela' que esbocei, a intenção é tensionar por cima... mas, se não colocar a arruela de 1mm para afastar o tensionar, não dará jeito.
Agora, com a ferramenta de encaixe nos dois furos, fica tranquilo.
Para tirar e colocar o tensionador eu uso alicate de pressão e um arame que já deixei preparado para isso. Abracei com um arame o diâmetro do tensionador, torci o arame e cortei deixando um rabicho de 15 ou 20mm e travo o alicate nele...
com uma iluminação posiciono o parafuso e vou tentando enroscar à mão o parafuso... quando pega a rosca eu vou apertando com a chave.
Solto o alicate de presssão, tiro o arame devagar, guardo pra próxima

Encaixo a ferramenta para tensionar e termino apertando com a chave de boca... (curta, que eu preciso encompridar) se deixar cair a chave e ninguém para catar... já era... tem que soltar um pouco, tensionar e apertar novamente.
Exemplificando com o esticador anterior:
A inclinação de mais ou menos 30º na ferramenta faz toda a diferença quando vai encaixar e tracionar.
Colei uma arruela para distanciar da capa plastica para evitar de ficar raspando (como na anterior) E atrás da arruela está o sextavado de 17mm
É uma troca 'planejada' para dar certo de 1ª
Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Enviado: 27 Nov 2010, 18:19
por Diego Paiva
Não tenho dificuldades pra por o tensionador e o parafuso no lugar. Mas sempre faço isso por baixo do carro.... Coloco com a mão mesmo, levo o tensionador ao local já com o parafuso e com a mesma mão que seguro a peça, coloco o parafuso, para no final tensionar com umas chave 17 e apertar o parafuso 13
Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Enviado: 27 Nov 2010, 18:47
por waldir
Diego,
eu já vi mecanico fazer isso como muita facilidade... mas o carro estava no elevador e ele tensionou com a mão(?) e rápido.
mas como eu não estava muito próximo para ver... ele pode ter usado então a chave 17, ou não... só soube dessa
possibilidade aqui neste tópico pelo comentário seu ao Carlos.