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Enviado: 22 Nov 2007, 16:34
por Carlos A. Freire
Beto escreveu:A ventoinha do meu 86/87 (carburado) também só funciona com a chave ligada. Creio este seja o funcionamento normal.

abs,
No caso de Monza com ar-condicionado original de fábrica, o eletroventilador do radiador e o ventilador interno, só funcionam com motor ligado (virando) e luz de carga de bateria apagada. No caso do eletroventilador do radiador, é lógico que depende ainda da temperatura do motor e (ou) se o ar-condicionado está ligado, que neste caso, com motor funcionando, sempre estará virando.

Abs,

Carlos Freire

Enviado: 22 Nov 2007, 18:46
por Marcel Murai
Termostática fica um tempo aberto após desligar o motor, já fiz o teste.

por isso q digo q seria bom pelo menos um "delay" da ventoinha após cortar a chave e iria aproveitar a valvula aberta por uns instantes.

Enviado: 22 Nov 2007, 23:58
por alquini
RicardoDS escreveu:
500EF escreveu: E de que adiantaria isso?
Acaba com a bateria :lol:
Ja passei por essa 2X!!

A ventoinha do meu era ligada direto na bateria...um dia deu problema na cebolinha e ficou ligada a noite toda!!! ELAIA!!!

Enviado: 23 Nov 2007, 10:24
por tcpthiago
Marcel Murai escreveu:Termostática fica um tempo aberto após desligar o motor, já fiz o teste.

por isso q digo q seria bom pelo menos um "delay" da ventoinha após cortar a chave e iria aproveitar a valvula aberta por uns instantes.
Mas o que faz circular a água no radiador e no motor é a bomba dagua. Motor desligado, bomba dágua parada.Então se a ventuinha continuar ligada ela refrigera somente a água do radiador, assim, o motor continuará quente e gastando carga da bateria. E algo que "gasta" bateria é o eletro-ventilador...

Enviado: 23 Nov 2007, 11:19
por 500EF
tcpthiago escreveu:Mas o que faz circular a água no radiador e no motor é a bomba dagua. Motor desligado, bomba dágua parada.Então se a ventuinha continuar ligada ela refrigera somente a água do radiador, assim, o motor continuará quente e gastando carga da bateria. E algo que "gasta" bateria é o eletro-ventilador...
Sem dúvida, e mesmo se você considerar que a diferença de temperatura do motor para o radiador seja suficiente para fazer a água circular, mesmo que em pouca quantidade, pelo sistema, ia acontecer o que eu falei. Ao atingir a temperatura mínima, a termostática se fecha e pronto.

Enviado: 23 Nov 2007, 12:32
por Marcel Murai
Nãoo...vcs tão entendendo errado. Oque eu quero dizer é que ficando um pouco ligado a ventoinha, já é o suficiente p/ não passar do meio a temperatura, é claro, quando submetido a esforços excessivos como transito pesado por ex.


Por qual motivo então os carros mais novos, depois de desligar a chave fica a ventoinha ligada por 30 segs..? Não era pra seguir o padrão do Monza?

O Astra que tive ficava quase 2 min. com ventoinha ligada após cortar a chave. E nunca arriou a bateria.

Dos carros que conheço acho q só o monza não liga a ventoinha com motor desligado. Pode ver outros carros com aviso no capô do motor "Cuidado com eletroventilador pode funcionar a qualquer momento"..

É minha opnião.

Sem mais,

Enviado: 23 Nov 2007, 13:23
por 500EF
Os carros mais novos realmente funcinam assim mesmo, Marcel. E não sei explicar o motivo.

Mas já observei que a maioria dos mais modernos trabalha com uma temperatura da água bem mais alta que a dos nossos monzas. Alguns chegam a passar de 100 graus...