Preparação básica no cabeçote.

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Preparação básica no cabeçote.

Mensagem não lida por Rafaelo »

Fhabyo Dias Neves escreveu:Rafaelo mas esse polimento deve ser dado tando nas galerias da admissão quanto nas de escap?
Gostei muito dessa ideia!!!
sim pode fazer que fica bom, deixando liso tanto escape como admissao no nosso caso vale apena, assim fica pronto pro resto da modificaçao. mas tb nao adianta deixar liso e usar coletores com a textura rugosa original :D tem que ser de ponta a ponta. o bom é fazer todo o sistema liso desde coletor(MPFI) ate o coletor de escape assim essa modificação vira funcional e nao enfeite.

voltando ao exemplo no novo vectra lembrei agora, alem do coletor de admissao liso, o coletor de escape é liso tb inox, so faltou o cabeçote, mas isso fica inviavel pra montadora ter que realizar um serviço manual como esse. demoraram pra saber que isso melhorava o fluxo né. isso ja é feito a muitos anos atras!
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Mais uma vez, muito obrigado por todas as dicas dadas aqui. Pessoal , quando falei em colocar válvulas maiores... suas sedes seriam, também, preparadas! :D Não seria somente jogar a válvula lá...

Gostaria de pedir uma "receita" do que exatamente fazer, que fosse ser revertido em algum benefício notável no carro. Quando chegar na retífica eu digo o que pro cara?

Valeu! :D
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Rafaelo
MODERADOR

blz Diego é que alguns so colocam a valvula maior sem alterar o diametro da sede dae nao rola por isso do alerta que fiz. tem que aumentar o diametro da sede um pouco mais. vai por maior entao?

nao calculou a taxa ainda? po o negocio e facil, vai la compra uma seringa e agulha auhauhaauh tu ja fez coisa mais dificil.

primeiro passo é saber qual taxa ta no cabeçote atual. nao vai no chutometro... -1mm pode ser varias coisas. agente te 'ajuda' a calcular se for o caso. primeiro passo é esse saber o quanto de material tirar pra pegar a nova taxa. quando for la entao leva as valvula maiores pede pra aumentar um pouco a sede o resto o cara deve saber. passar o cabeçote na fresa informando o quanto de material deve ser retirado(???), e o polimento do escape e semi polido a admissao, troca os retentores,lavagem quimica, aproveita e da um assentamento das valvulas esc e adm é ta pronto.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

kkkk, vou medir o cabeçote e te digo. É que só vou ter tempo de fazer isso no final de semana.
Pelo que vc falou, o trabalho no cabeçote, não é algo muito complicado. Nas sedes de valvulas e nas valvulas em si, tem q fazer exatamente o que? Quero chegar munido de informações, pro cara não pensar que eu sou um completo alienado :D

AbS!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Rafaelo
MODERADOR

blz, assim que tiver a informação do volume larga aqui pra nos calcular pra ti. fazer essa medição é super simples, parece complicado mas nao é. nas valvula nao se faz nada, o ultimo passo é o assentamento das 8 isso o cara sabe como fazer, so tem que pedir.

entao ja que vai aumentar pra 43mm trocar as valvula de admissao.
*aumentar o diametro da sede da admissao pra comportar a nova valvula maior(isso ele sabe o quanto retirar de material)
*fresar o angulo da sede pra assentar a nova valvula de maior diametro.

basicamente é isso, na hora que tu conversar com o cara ele vai se liga, se ele mexe especialmente em cabeçotes sabe o procedimento.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por TheRipper »

Rafaelo escreveu:me desculpe mas isso é puro efeite deixa polido nao precisa tanta neurose assim... ja sendo liso é o suficiente pra nao acomula ou formar deposito, ele fica preto oque é normal adm ou esc, se pegar esse cabeçote espelhado e abrir ele agora jogo oque quiserem que ta preto por dentro com deposito em alguns lugares. pra nao forma ponto quente é so lixar pra tirar as rebarbas especialmente na borda da camera. principalmente onde se passa a bailarina na fresa.

ja esse negocio da rugosidade interna e externa do duto nao é algo feito pra aumentar emulsificação como a maioria pensa, outra lenda passada de teclado a teclado rsrsrsr. quem conheçe a respeito sabe que isso é efeito da fundição em molde de areia oque é natural fica assim rugoso. montadoras nao perdem tempo como nos em fica alizando pq é algo inviavel. MASSS no caso EFI onde e feito ainda no coletor ajudaria emulsificar melhor deixando semi liso, pq como motor frio pode deixar a lenta irregular.

só pra efeito de comparação é so ver os novos coletor de plastico lisos(sao lisos pq sao injetados e nao moldados em molde de areia) por isso sao lisos dentro oque elevou a potencia do motor. coletor de aluminio so se vê rugoso pelo molde da areia, nao se acha liso, a nao ser que faça esse serviço como nos.
Sobre os dutos de escape brilhando, não sei dizer ao certo o quanto e se realmente melhora. Vai ficar preto, claro. Mas passando o dedo nos dutos de escape do cabeçote feito que tenho aqui em casa, você percebe que ainda é mais liso que os de admissão, mesmo estando sujos. Na prática, realmente não sei dizer se dá diferença.

A respeito da rugosidade dos dutos de admissão, não é lenda passada de teclado a teclado. Eu tenho um livro de preparação de cabeçotes, escrito por um renomado preparador americano, e isso é citado no livro. Repare no que eu escrevi, disse que isso só faz diferença para CARBURADOS E MONOPONTO! A rugosidade não é proposital, é realmente pelo molde de areia verde, como você bem disse, mas isso não quer dizer que não ajude em alguma coisa :D
No multiponto, quanto mais liso, melhor, tanto que os coletores modernos são de plástico :wink:
Rafaelo
MODERADOR

Exato Fabio, me expressei mal no comentario, se observar bem vai ver que eu disse isso em 2 sitações, falamos a mesma coisas. A emulsificaçao no coletor(carburado,efi) é bom deixar semi liso. a "lenda passada de teclado a teclado" que me referi foi em relação a banalização dessa tecnica empregada por alguns onde inclui a MPFI, justificando a emulsificação... como se AR precisa de emulsificação né hehehe.

vamos supor caso esteja liso duto e coletor(EFI) onde a mistura se realiza ainda no duto do coletor, atrapalharia especialmente quando o motor estivesse frio onde acaba 'suando' a mistura e caindo em forma de liquido no duto e deixando a lenta irregular na fase fria especialmente se alcool. mas quando quente nada mudaria pq vai em forma de gas a mistura ja bem emulsificada. isso estamos de acordo TEM que deixar rugoso ou parcial. esse efeito é o mesmo do aquecedor de coletor, quando aquecido evapora o alcool ajudando a lenta ficar mais estavel.

A pratica do duto polido a ponto de ficar "espelhado" tem base! mas é infundavel infelizmente. seria otimo se fica-se espelhado pro 'resto da vida' como um cromado em processo quimico. ajudaria sim a deslizar melhor concordo com vc melhoraria o fluxo. vou usar o exemplo do verniz de um carro. o pano é representado como a mistura... quando o capo esta opaco se jogar um pano em cima ou esfregar ele se mexe pouco(efeito liso nos dutos)... pois bem se polir o capo pra chamar o brilho(efeito brilhante nos dutos) e atirar denovo o mesmo pano ele vai cair, vai deslizar bem mais melhor seria otimo isso. Mas o problema com o tempo se perde o polimento artificial como é na pintura, o mesmo o corre no aluminio principalmente onde tem alto calor e particulas, por esse motivo que seria um efeite a parte. talvez esse processo dure algumas horas logo apos o calor arruinar o brilho. quem nunca passou BRASO aquele limpa metal na tampa do cabeçote com o tempo fica opaco por conta do calor e sujeira, mesma coisa acontece no duto brilhoso.
Fhabyo Dias Neves
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Fhabyo Dias Neves »

RApa!!! Essa disculsão do polido vai longe em!!
Mas estou gostando muito, e aprendendo sobre essa emulsificação danada...
Painel Digital, freio a disco na quatro, MPFI VectraA com Pandoo...
Suspensão regularizada.
Um sonho sobre Rodas......

Imagem
Responder