O meu Classic 90 Carburado também liga e desliga na mesma posição da escala do Luiz Carlos (Rio)
O Classic 91/92 é LE-Jetronic e painel digital não tem como saber, pois quando está quente aparece duas escalas âmbar e a verde que é a a posição quando está frio.
Abraços,
Gilmar
SENSOR DE TEMPERATURA DO PAINEL
- Gilmar Martins
- Membro Classic (Nível 7)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
Re: SENSOR DE TEMPERATURA DO PAINEL
Vectra 97 GLS
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Luis Carlos e Gilmar,
Na época quando eu medi a voltagem eu tinha um problema no conector do painel e se verificarem eu fiz um 'acerto' com solda na trilha de encaixe e resolveu, então passou a ligar a ventoinha um pouco abaixo do meio como a de vcs.
O sensor do painel é apenas uma referência pq o comando é da UCE através das informações fornecidas pelo sensor de temperatura acoplado no suporte da válvula termostática... É uma referência e não determinante. Há meios de medir a temperatura de acionamento e desligamento no sensor de Tº da VT tanto em volts como em ohms. Em regra a UCE aciona a VT, digo, ventoinha em 101ºC e desliga em 92 ou 91ºC. A VT começa abrir em 92ºC e pode chegar até 105ºC.
Waldir
Na época quando eu medi a voltagem eu tinha um problema no conector do painel e se verificarem eu fiz um 'acerto' com solda na trilha de encaixe e resolveu, então passou a ligar a ventoinha um pouco abaixo do meio como a de vcs.
O sensor do painel é apenas uma referência pq o comando é da UCE através das informações fornecidas pelo sensor de temperatura acoplado no suporte da válvula termostática... É uma referência e não determinante. Há meios de medir a temperatura de acionamento e desligamento no sensor de Tº da VT tanto em volts como em ohms. Em regra a UCE aciona a VT, digo, ventoinha em 101ºC e desliga em 92 ou 91ºC. A VT começa abrir em 92ºC e pode chegar até 105ºC.
Waldir
Editado pela última vez por waldir em 26 Jul 2019, 14:56, em um total de 1 vez.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Waldir, só algumas considerações... A ventoinha liga aos 101ºC e desliga entre 94 e 95 ºC São aproximadamente entre 6 e 8ºC entre ligar e desligar a ventoinha. Se fizer um teste com scanner em conjunto com termômetro de mira laser vai perceber isso.
Repare que a ventoinha desliga bem acima da onde a VT começa abrir.
A VT com aplicação ao Monza 2.0 EFI gasolina e álcool, tem abertura inicial aos 92ºC e abertura total aos 107ºC. Contudo, não é preciso a VT abrir totalmente para ter uma boa vazão, como acontece em torneiras por exemplo.
Abs,
Carlos Freire
Repare que a ventoinha desliga bem acima da onde a VT começa abrir.
A VT com aplicação ao Monza 2.0 EFI gasolina e álcool, tem abertura inicial aos 92ºC e abertura total aos 107ºC. Contudo, não é preciso a VT abrir totalmente para ter uma boa vazão, como acontece em torneiras por exemplo.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP