PREPARAÇÃO DE BAIXO CUSTO

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Marchiori
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina

Re: PREPARAÇÃO DE BAIXO CUSTO

Mensagem não lida por Marchiori »

Rafaelo escreveu: Marchiori, falou algo importante. o monza tem um escapamento terrivelmente inadequado. é cheio de curva,cano pequeno,e principalmente um coletor muito fechado. isso tira muita potencia, é visto o vectra 140CV que possuim um coletor 4X1 canos de 2" 1/8, e sem curvas ele é reto. isso aumenta a potencia e especialmente em alto giro.
Exato, o escape do Monza parece um canudo cheio de curvas :lol:
LeandroConstantino escreveu:Mais uma duvida estava lendo aqui no forum mesmo sobre cabeçote roletado, alguem pode falar mais um pouco sobre, sera que nao seria uma opção tambem para esse meu post? Quais dificuldade eu teria para adaptar isso no meu motor carburado?
Cara o cabeçote roletado é infinitamente melhor que o original, o tópico que tu viu é do Rafaelo, e lá tu pode ver através dos videos que ele é muito mais leve, e mais "trabalhado" que o do Monza.
Só que o que realmente mata é o 2E, tu teria que ir atrás de uma I.E programável pra montar, o que sairia beeem caro, já que tu quer um custo baixo, é o que já foi dito, escape livre (e o comando que fica a teu critério, já que com um comando maior aumenta o consumo).
Acho que tu deveria por o 4x1 e o escape mais livre, só ai tu sentiria uma grande diferença, e se ainda querer "mais", mete o comando e a polia.
Essas são as limitações do 2E, anda mais, consome mais :mrgreen:

Abraço
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

Valeu Marchiori pela dica, eu nao vi o video ainda, para fala a verdade nao tinha reparado que tinha um video no topico do Rafaelo, mais vou ve-lo.
Minha preocupação com o consumo eh ser algo sureal principalmente nos dias de gasolina berando aos 3,00 reais, agora imagine vc investir uma grana pra trocar um monte de peças e chega na hora do vamo ve mesmos fazer tipo 1km/l entende?!
Mais vlw pelas dicas.

Mais uma coisa ouvi fala na bobina accel super coil, segundo li ela melhora a queima por lançar 3 faiscas, isso eh verdade? Para isso teria que esta somente ela ou fazer uma alteração maior?
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Leandro a questao do consumo nao é nada exagerado, ja que se trata de um comando 'pequeno' de baixa duração o original do monza fica em 255º e esse 275º a lenta nao vai embaralhar, e o consumo nao é nada anormal. se antes fazia 7.5km/l na cidade passa a fazer 6.5km/l max. entao acho valido o investimento sao +- 1000,00 e uma potencia bem legal e torque vai aumentar um pouco tambem. se essa diferença for tranquilo pra ti melhor entao vale apena. caso contrario melhor ficar restrito em escapamento dimensionado e polia reg. ja que ambos nao mudam o consumo original.

a questao no roletado ao meu ver é muito investimento em cima de um carburador, praticamente nao vai sentir diferença e o custo será bem alto. é mais pra quem tem IE prog onde se tira todo o proveito desse cabeçote. mas nao quer dizer que nao possa usar em carburado 2E. se colocar um comando esportivo 295º roletado e 2 weber 45 o negocio fica no minimo interessante rsrsrs.

nao tenho informaçao sobre essa bobina, geralmente amplificaçao de faisca geram uma queima melhor e a faixa de torque é mais liniar e sem decair. potencia nao aumenta!
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

Oh Rafaelo, essa foi uma ajuda e tanto.

Minha intenção seria entao mudar o escap colocando um reto e coletor 4x1, polia reg, comando 275º. O meu hoje faz 6.5km/l ser fizer 5km/l fica lindo.

Entao Rafaelo falei da bobina pq se ela fizer oque diz acho que melhoraria o consumo(entendendo que melhora a queima de combustivel) nesse meu projeto ou nao?
Rafaelo
MODERADOR

sim vai ficar por ae a media de consumo, tambem vai depender de como vai andar, se andar rapido vai gasta mais do que antes.

ela melhora alguma coisa, mas nao se iluda muito a bobina nao tem como manipular a admissao. a funçao da centelha é de apenas explodir a mistura oque acontece que ela mexe com a faixa do motor melhorando alguns aspectos, em caburados eu acho queimar dinheiro nao faria esse investimento. se fosse um motor bastante forte com uma mistura muito densa ae o papo é outro mas nao é seu caso, nem mesmo nesse upgrade.
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por teste »

se eu nao mexer nada no meu monza. so colocar esse 4x1 fica bom?
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Rafaelo
MODERADOR

se o 4X1 for bem dimensionado,e colocar um intermediario esportivo(menos restrição) e ponteira original fica bom. o 4X1 tira aquela curva que complica o fluxo de gases em monza. aquela curva do lado da bomba de oleo. oque mata o escape do monza é justamente essa curva e os dutos do coletor onde sao extremamentes fechados. ae que se ganha potencia em alta rpm. na verdade é um potencia escondida, que sempre teve la mas por meio de engenheiros foram descobrir no futuro.

levaram mais de 30 anos pra descobrir isso rsrsrsrs essa tecnica é antiga, adotaram agora nos "novos" motores GM finalmente GM parabens :)
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por teste »

entao e uma coisa boa... e se anda na moral pode ate fazer economizar mais ou nao? nao gosto de correr. so de economizar rs..
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Responder