Diego Paiva escreveu:Carlos A. Freire escreveu:Diego Paiva escreveu:Mas ter que gastar mais uns 60 reais por culpa do mecânico é ...!
Mas o vazamento é mínimo...nem pingando óleo tá... tá só úmido prox ao retentor.... vazando muito pouco, nunca pingou no chão....Mas é que fico doente quando vejo aquele vazamentozinho hehe....Vou ver se arrumo logo isso...

Diego,
trocar esse retentor é simples, fácil e rápido. Basta ter noções em mecânica, verifique os procedimentos no manual de reparação que o Marcel disponibilizou aqui (é o mesmo que eu tenho).
A dificuldade maior, seria montar a tampa do trambulador no câmbio, mas é só travar o conjuto do trambulador na tampa, e colocar no câmbio que não tem erro.
Abs,
Carlos Freire
Carlão, além de trocar o retentor preciso trocar o Liame tbm, pois o Mecânico fez o favor de arranhar um novinho(original GM) que comprei... será que é difícil de trocar tbm?
Vc acha que sozinho consigo trocar? Não precisa de outra pessoa pra regular as marchas?
Se vc puder me da uma forcinha... eu crio coragem e troco!
Ah, outra coisa... acho que vou trocar a junta da tampa( de cima), ela é cara?
Valeu Carlos!
Diego,
para trocar o retentor o liame precisa ser removido, então colocar um novo não é problema. rsrsrs!
Para retirar a tampa do trambulador, solte a trava e o pino da peça de metal com borracha no meio(não sei o nome), desta forma, não precisará fazer ajuste na alavanca ao remontar o conjunto.
- Solte os parafusos da tampa do trambulador
- Para tirar o liame da tampa, tem que remover um pino com um martelo e punção
- Remova o liame e troque o retentor.
Para montar, faça operação inversa da desmontagem. Cuidado para não montar o liame invertido e na montagem a trava com pino do eixo da alavanca ficar de ponta cabeça.
Para colocar a tampa no câmbio, retire uma tampa de plástico que fica na lateral da tampa do trambulador "retraia" o conjunto para alinhar com o furo e trave com um parafuso ou prego grosso. Com o conjunto interno do trambulador travado, basta colocar a tampa de volta no câmbio (com junta nova) e parafusar. Retire a peça que usou para travar o conjunto e recoloque a tampa para evitar vazamento.
Recoloque o pino e a trava da "peça de metal com borracha no centro" e está terminado.
O serviço é fácil e rápido, mas é preciso noção de mecânica de automóveis.
No manual de reparações está na seção transmissão, na página 7A-09 e 7A-10, mas não tem ilustração da montagem.
Abs,
Carlos Freire