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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?
Enviado: 25 Jan 2013, 08:08
por lc_ss
Rafaelo escreveu:luis se é gasolina a taxa dele é 8:1 fase 1 8:1 gasolina oque é ridiculo diga de passagem. muito fraquinho, lembro no meu 1.6 metade ta gasolina era disperdiçada nessa bagaça.
Tens razão, F1 é isso mesmo, os F2 carburados é que tem um pouco mais de taxa. De qualquer forma é muito pouco pra queimar nossa alcolina!
Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?
Enviado: 25 Jan 2013, 11:14
por 500EF
luiz sle escreveu:
Se eu conseguir achar um cabeçote sem trinca STD, quanto posso tirar? Deixa alguma rebarba pra uma próxima manutenção em que for tirar o cabeçote e mandar plainar? Eu já tinha visto essa marca, era só pra saber se meu raciocínio segue o certo mesmo.
Eu tirei 2mm do cabeçote que está na blazer e ainda dava para tirar mais 0,5mm (folga para uma futura plaina tranquilo).
Agora, você precisa definir o que quer no projeto. Pode refazer as contas aí, mas de cabeça eu acho que com este rebaixo, tem que rodar com álcool (vai lá para perto dos 12:1 com pistões do à gasolina 9,2:1).
Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?
Enviado: 25 Jan 2013, 11:20
por roger vasconcelos
amigos quanto mais ou menos fica o preço.de. fazer este tipo.de.modificaçao em meu cabeçote?
Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?
Enviado: 25 Jan 2013, 11:41
por 500EF
Se não for meter a mão na graxa, vai gastar com:
Mão-de-obra para tirar e colocar o cabeçote (oficina mecânica)
Rebaixo do cabeçote (retífica de cabeçotes)
Jogo de juntas superior
E dependendo do estado das peças, pode ter que aproveitar e trocar correia dentada, esticador, bomba dágua, etc.
Financeiramente, o ideal seria aproveitar a necessidade de uma revisão no cabeçote para já fazer tudo.
Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?
Enviado: 25 Jan 2013, 11:41
por Rafaelo
luiz sle escreveu:
Se eu conseguir achar um cabeçote sem trinca STD, quanto posso tirar? Deixa alguma rebarba pra uma próxima manutenção em que for tirar o cabeçote e mandar plainar? Eu já tinha visto essa marca, era só pra saber se meu raciocínio segue o certo mesmo.
Vou dar uma olhada nas fotos do teu motor pra ver a bomba. Quanto sai uma nova? (Lá vem pancada...)
a bomba GM ultimo modelo deve esta +-250,00 acho eu. na verdade tem que pesquisar
vai depender de quanto quer de taxa. 13.5:1 é uma boa margem pra uso urbano continuo. como o teu é domo qualquer coisa que tirar ja sobe muito a taxa. talvez pegue isso com apenas -1.3mm nao sei teria que calcular tambem. -1.3 sobrariam 2 decimos pra uma nova retifica.
verdade Luiz, 10:1 seria o ideal como os novos motores estao vindo gasolina.
Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?
Enviado: 25 Jan 2013, 12:52
por lc_ss
Eu faria essa revisão no cabeçote, dava uma geral nas bombas como mencionaram, tensor, correia dentada, polia... Aproveitava q checava que pistão tá sendo usado pra poder calcular o quanto de taxa vai obter com x rebaixo de cabeçote... Enfim, não dá pra ficar estipulando taxa sem saber que cabeçote tá usando. Pra ter idéia, no meu caso uso o pistão do F2 gasolina carburado, o que me dá 8,8 de taxa original. Pra chegar nos teóricos 10:1 tive que rebaixar em 1mm o cabeçote e usar a junta do astra flex, sem a folha do meio o que me deu um rebaixo na junta que ficou com 0,5mm. Só assim ou trocando pistão o que não compensaria.
Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?
Enviado: 25 Jan 2013, 18:56
por luiz sle
500EF escreveu:luiz sle escreveu:
Se eu conseguir achar um cabeçote sem trinca STD, quanto posso tirar? Deixa alguma rebarba pra uma próxima manutenção em que for tirar o cabeçote e mandar plainar? Eu já tinha visto essa marca, era só pra saber se meu raciocínio segue o certo mesmo.
Eu tirei 2mm do cabeçote que está na blazer e ainda dava para tirar mais 0,5mm (folga para uma futura plaina tranquilo).
Agora, você precisa definir o que quer no projeto. Pode refazer as contas aí, mas de cabeça eu acho que com este rebaixo, tem que rodar com álcool (vai lá para perto dos 12:1 com pistões do à gasolina 9,2:1).
STD vem com 2,5mm?
Falaram da revisão de bombas etc. A d'água está como nova e é original Gm ainda. combustível vou mantê-la, só sobra bomba de óleo, troquei a correia não faz nem 50km, o carro quase não roda. Tirando 2mm e mantendo ele no álcool, a taxa subiria lá pros 13,5:1? A Junta usaria original?
Rafaelo escreveu:luiz sle escreveu:
Se eu conseguir achar um cabeçote sem trinca STD, quanto posso tirar? Deixa alguma rebarba pra uma próxima manutenção em que for tirar o cabeçote e mandar plainar? Eu já tinha visto essa marca, era só pra saber se meu raciocínio segue o certo mesmo.
Vou dar uma olhada nas fotos do teu motor pra ver a bomba. Quanto sai uma nova? (Lá vem pancada...)
a bomba GM ultimo modelo deve esta +-250,00 acho eu. na verdade tem que pesquisar
vai depender de quanto quer de taxa. 13.5:1 é uma boa margem pra uso urbano continuo. como o teu é domo qualquer coisa que tirar ja sobe muito a taxa. talvez pegue isso com apenas -1.3mm nao sei teria que calcular tambem. -1.3 sobrariam 2 decimos pra uma nova retifica.
verdade Luiz, 10:1 seria o ideal como os novos motores estao vindo gasolina.
Preço menor do que eu pensava. Se eu conseguir achar por R$200,00 já estou satisfeito. Tenho medo dessa bomba quebrar, aí já viu...
Esses 13,5:1 de taxa alcançaria tirando quanto do cabeçote? 14:1 fica muito alta dependendo do comando? Algum perigo de quebra? Os picos de torque o potência de mantêm no mesmo lugar?
Abraços.
Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?
Enviado: 25 Jan 2013, 21:39
por Rafaelo
Luis retirar 1.3mm de um pistao alcool(domo) é diferente que tirar 1.3 de um pistao gasolina(cava). ou seja nao se aplica em nada. tem que calcular pra fazer a coisa correta antes de dar um problema serio. o teu como é domo precisa tirar menos pra conseguir mais.
eu nao tenho o valor de quanto é ocupado o espaço do domo senao daria pra calcular. talvez o Eduardo tenha esse valor, alias sempre quis saber quanto espaço ocupa o pistao alcool. o pistao flex(reto) ocupa apenas 5ml(dentro da junta fica a cabeça do pistao)
nao, o pico de torque muda de lugar vem mais cedo, mais é pouca coisa. ja o da potencia nao sei acredito que mude um pouco mais cedo tambem. da pra por 14:1 tambem sem problemas, porem o cabeçote tem que esta 100% intacto sem trincas,sistema de arrefecimento em otimo estado que da pra rodar sim. quanto a remoçao do material so calculando como expliquei nao da pra saber ao certo.
sempre é bom falar que a parte de baixo tem que esta ok sem estar batendo.