O painel do carro está em perfeito estado. Só o tabelier é café, o restante é preto. O segredo é só fazer uma boa limpeza e ter muito cuidado quando for desmontá-lo, para não machucar peças de acabamento e cantinhos. Nem sonhe em empapelar o painel quando for pintar o carro. O ideal é que você tire tudo, para que a matéria prima da pintura não estrague as peças. Veja no meu tópico como fiz a limpeza do painel: viewtopic.php?f=43&t=27843&start=25Mottin escreveu:Muito bom saber disso, mas fico meio apreensivo agora com relação à encontrar peças com este acabamento.
O ideal é colocar os auto-falantes com as mesmas características dos originais. Se colocar mais forte, o peso e a vibração da peça poderá danificar o tabelier, em virtude de rachaduras ou fissuras. No meu tópico também tem este procedimento: viewtopic.php?f=43&t=27843&start=25Mottin escreveu:A parte dos alto-falantes é novidade pra mim!
Por ser SL/E e, principalmente, por se tratar da versão 84. Isso porque a forração interna desta versão tem muitos acabamentos em courvin, que é bem mais tranquilo para trocar e manter o padrão de originalidade do carro, mesmo em se tratando de um exemplar raro, com interna marrom café.Mottin escreveu:(...é uma das versões mais tranquilas para se restaurar e de se obter os melhores resultados) Você diz por ser SL/E?
Para quem não entende de carro ou não tem condições financeiras de manter um hobby caro e refinado como o antigomobilismo, Maverick é beberrão, Fusca é lento, Fiat 147 não presta, Escort capota, Opala é grande, Monza é velho, Caravan é veículo funerário, Landau é banheira etc etc etc. Mas, se o irmão, o pai, o filho ou o tio do cara tem uma coleção com metade destes carros, por mais velhos que eles sejam, aí o cara fica se gabando de sua suposta coleção. Estas coisas não devem interferir na paixão e no gosto que temos pelos carros antigos. Temos que ter orgulho de nossas joias.Mottin escreveu:Também gostei, apesar de muitas pessoas acharem feio...
As lanternas traseiras originais do Monza 82 a 85 Fase I são Rubi, ou seja, toda vermelha, com o quadrado branco da luz de ré. (Do Monza 85 Fase II ao 87 o pisca vem amarelo. Do 88 ao 90 o pisca é amarelo, com o baixo relevo e bordas superior e inferior pretos). No seu caso, o seu carro é idêntico de detalhes ao da capa da Revista Quatro Rodas que eu mostrei acima, inclusive no que diz respeito ao frisos laterais (borrachões das portas).Mottin escreveu:Quais são as originais do 84?
Só um detalhe: quando for trocar os retrovisores externos, pesquise o modelo aplicado na versão 84. Se o Monza SW Envemo tiver o mesmo retrovisor do que os Monza SL/E convencionais, o retrovisor que está no seu carro é das versões mais novas.
Eu não poderia deixar de comentar sobre os faróis: estão em bom estado. A vantagem dos faróis dos Monza quadrado é que dá para soltar as presilhas, sacar a lente e fazer uma cuidadosa limpeza interna. Se você quiser colocar setas novas, tem lugar que vende peça nova Cibié, por R$35,00 cada uma. Originais são da cor das que estão no seu carro (âmbar)

Só não se esqueça de que faróis e setas dianteiras é de um modelo até 1987 e de outro modelo de 1988 a 1990. :smt023
Outra coisa: não desperdice o forro interno do capuz do motor, pois, original assim, é muito complicado de ser encontrado. Remova-o com cuidado, quando chegar a fase da pintura, dê um trato nele e reinstale-o no lugar de origem, após a pintura. Se ele se soltar mais antes da restauração, saque-o integralmente e guarde-o em lugar seguro, livre de umidade.

Abraço