500EF escreveu:
Mas o que questiono é de quanta potencia economizada so por causa disso estamos falando?
acho que a potencia é o de menos na analise. vejo muito isso, o pessoal so da importância pra potencia e esquece o resto. podemos trocar e dizer, quanto de combustivel economizamos? eficiencia mecanica gera beneficios em todos os lados, não so na potencia. eficiencia volumetrica(consumo), potencia, torque, desgaste. tudo é melhorado em menor esforço alias isso que chamam de eficiencia. que um motor é composto por 3 eficiências. termica, volumetrica, mecanica. no caso é a mecanica que influencia as outras.
eu tive a oportunidade de testar em bancada cada geração de cabeçote 8V familia 2.
fase 1 82 a 85
fase 2 86 a 2008
fase 3 2009 a 2014
todos eles em mesma situaçao de teste. 2V, carregado, mesmo bloco, etc. pode dizer, o cabeçote fase 1 parecia estar emperrado em cada fase do ciclo, nem sei como isso nao rompe uma correia de tao duro que é, só imagino a baixa eficiencia aliado ao um carburador. ja o fase 2 é bem mais leve, agora o fase 3 é uma piada de tao leve.
500EF escreveu:
Nao creio em numeros altos. Como disse, numa bancada, eu acho que qualquer motorzinho eletrico giraria a polia de um cabecote montado...
não seria qualquer motorzinho eletrico, tu nao pode usar isso como parametro pra teste, esta esquecendo do basico. ate pq 2 cv em motor eletrico nao é o mesmo que 2 cv em motor a explosao, motor a explosao tem muita perda nos ciclos, fora a termica. entao se fosse o caso de apenas 2cv eletrico, num a explosao seria muito mais que apenas 2cv. que na verdade nem pela potencia se mede isso, e sim pelo torque. ja que a potencia é uma resultante.
motor eletrico sao quase 100% eficientes e produz torque maximo sem mesmo dar 1 volta completa, nao depende de rotação pra gerar torque como um motor que engole ar. 1cv nao gira um cabeçote isso posso te dizer. talvez um de 4cv eletrico na mesma escala de polia e tamanho, e 4cv em motor eletrico daria muito mais que isso no a explosao devido a baixa eficiencia energetica. da uma lida na eficiencia eletrica/combustao dos motores. pelo que li a combustao tem uma perda de 65% energética, é claro que tem os mais e os menos eficiente, em quanto um eletrico tem apenas entre 10 a 5% de perda. não atoa que trem sao movidos eletricamente, sao mais eficientes. o "diesel-eletrico"
te faço o convite pra tentar girar uma polia de comando com as duas mao, num dia tu testa isso, eu te jogo oque tu quiser que nao vai conseguir dar nem 180° ainda mais nesses 8v antigo. e nem com luva de couro tu vai mexer. é muito pesado, ja tentou segurar uma furadeira de 1cv? eu ja, seguro com uma mao facil ao tentar dar o starter. é bem facil de segurar. 1cv nem gira o cabeçote montado, trava ele. e repito, 1cv eletrico nao é o mesmo que 1cv a combustao. 1cv eletrico deve dar 2cv a combustao senao mais... é so ver motor cortador de grama, otimo parametro. o meu tem 6cv gasolina 4T(os mais fortes do mercado sao ate 6cv) mas tu nao vai ver eletrico 6cv rsrsrsrsrs. ate pq 6cv eletrico daria pra patrolar.
entao se isso pode ser removido e acionado eletricamente por uma baixa corrente se torna mais eficiente que mecanicamente. quanto a numeros é dificil dizer. mas tem benefícios nas 3 eficiência de um motor. é so olhar a correia que tem 20mm de largura, so ae se sabe que é muito peso motriz pra ser acionado. e nao é um troco que perde nao, é bem mais que isso.
500EF escreveu:Mas é só um palpite. Nunca vi mediçao disso... Depois vou ate procurar... Seria interessante...
eu tb nao tenho os numeros, mas é logico que pouca coisa nao é, as evidencias dizem isso pra nos, tem coisa que nao precisa testar pra saber, a logica responde. e denovo, nao se ve só pela potencia. economia é a principal afetada, que seria a eficiencia volumetrica de um motor.
conheço 2 caras aqui no forum. todos eles sairam do 8V de alto atrito pra um 8V de baixo. os dois relataram aumento de potencia, economia e torque. entao 8 valvulas a mais num cabeçote vai a ver umas perda em determinada areas, em especial lenta,baixa,media... porem ganho em outra. famoso cobertor curto....