Motor de partida rápida Euro. Instalação no Monza.

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Motor de partida rápida Euro. Instalação no Monza.

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Verdade Rafaelo, quase todo mondo reclama de partida pesada no Monza, mas se conformam. Nesses quase 10 anos com o carro, troquei bendix 1 vez, prato de escovas e buchas 4x (juntos em cada troca), automático 1x, comutador de partida 3x (com o tempo ia derretendo nos terminais), sendo que na última troca, coloquei aquele esquema do relé auxiliar e acabou a queimação de comutador.

Esse tópico atiçou minhas lombrigas, vou acabar botando um motorzinho desse ai no meu carro, escuta só.... :smt024
Azul Atlantis 89 2.0
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Nesses 16 anos com meu Monza GLS 96, o motor de arranque nunca saiu de lá, rs! As baterias que troquei, sempre duraram mais de 5 anos, salvo uma AC Delco que durou 3 anos e 1/2. As Moura que é minha preferência, sempre acima de 5 anos.
Já reparei que o som dele na partida é diferente dos Monza de amigos, como o SL/E 92 e o Club 94, mas com certeza não é com redução. Ele parece girar mais macio e mais rápido do que esses dos amigos que mencionei.
A partida do meu Monza é rápida, pega muito fácil. Talvez por isso nunca passei por problemas com ele e até mesmo com comutador, que na maioria dos casos o defeito é de chicote e não do motor de partida, principalmente quando derrete. Mas voltando ao motor de arranque, uso o carro todos os dias e a quantidade de partidas diárias não tenho nem como contar e, ele está lá firme e forte, pelo menos até agora, rs!
Mas é inegável que os motores de arranque modernos com redução são mais evoluídos e, entram nos benefícios citados pelo Rafaelo lá em cima.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por Rafaelo »

kaioemmanuel escreveu:Verdade Rafaelo, quase todo mondo reclama de partida pesada no Monza, mas se conformam.
disse tudo Kaio, o problema que o pessoal que tem esse antigo esta acostumado e acha que é a melhor coisa que existe e nao é por ae. quem coloca nao se arrepende, pode perguntar. vai ter 100% de retorno positivo. o mesmo vale pro cabeçote N20XF roletado, 100% dos relatos sao satisfatório pela troca.
kaioemmanuel escreveu: Nesses quase 10 anos com o carro, troquei bendix 1 vez, prato de escovas e buchas 4x (juntos em cada troca), automático 1x, comutador de partida 3x (com o tempo ia derretendo nos terminais), sendo que na última troca, coloquei aquele esquema do relé auxiliar e acabou a queimação de comutador.
ae que ta Kaio, depende do modelo de monza. meu antigo 1.6 nunca deu problema no arranque é original ainda, mas a taxa desse motor ridiculo é de apenas 8:1 dae ate um motor de ventoinha gira... tanto é que o soquete do comutador esta intacto. mas e se for um monza alcool fase 1? hummm peguei pesado né. 12:1 + sistema motriz "emperrado" eu sei pq ja tive um...

porem nao deveria ser assim. esse é so mais um erro de projeto eletrico do monza, tem outros mas esse é um dos piores ao meu ver. o motor de arranque puxa muita corrente e isso é extremamente perigoso pro sistema, e se for alcool entao quase torra o coitado do comutador. aqui no forum se catar ae na busca vai achar muita gente com comutador torrado ou o soquete. nesses anos aqui dentro ja vi varios casos...

a minha eletrica antiga do meu monza eu puxei com uma enxada e joguei no latão de reciclagem, o meu sistema eletrico atual do meu monza agora é com Normas Técnica mais responsáveis e atualizadas, oque ja inclui no sistema rele de partida 70A, maxifusivel de proteção 60A e tudo gabaritado e documentado, esse é so um setor do projeto, nunca mais vai dar problema ou risco de incêndio ou encurtamento da vida util das peças. sem contar que o motor é um N20XF dar arranque nesse motor é muito facil e consome pouca corrente, olha que programar um motor virgem tu vai dar fazer 20 arranques dia senao mais... nunca fiquei sem bateria nessa fase da engenharia de programaçao desse motor, eu fiz absurdos 350 arranques em 7 dias :D sem exageros mas foi sim no começo da programaçao bruta desse motor, isso com taxa de 11,5:1 originais do N20XF, claro, um carregador lento acoplado o tempo todo. da gosto de fazer partida nele, igual o I30 aqui de casa, leve e rapido.

o omega 3.0 ja tem rele pra partida. isso em 94 e ja tem reduzida no arranque é do tamanho do Remy, e olha que sao 6 cilindro pra mover, nunca deu manutenção desde 1994 nesse setor(assim como o caso do Carlos, porem o carro so tem 88.500km), e a bateria nem cai a tensao quase no momento. muito bom esse sistema por engrenagens. sempre recomendo o pessoal a por aqui no forum, nao vale apena arrumar esse antigo. pelo custo e por ser usado.

troca que vale apena, como falei, o sistema agradece e teu bolso também, é rapido e facil. isso é o tipo de economia ao longo prazo, e tambem o fator emergência que poucos nem sabem e acaba favorecendo isso por tabela, é so imaginar uma situação: pouca carga na bateria, quem vai vencer o ultimo arranque? oque consome mais ou oque consome menos? barbada essa né! a bateria é um acumulador de corrente, entao se tem pouco oque consumir pouco é oque vai vencer a compressao...

como tudo na vida é uma evoluçao, essa nao foge a regra, ja no vectra A arrumaram, porem era o bosch um pouco maior e menos eficiente, o Remy é superior. esse so em 98 em diante ate os dias atuais senao me engano.e tambem no proprio vectra A ja tinha rele de partida em 93.

Carlos, o teu por ter apenas 9,2:1 é menos exigido o sistema dae vai durar mais. lembre-se que essa "dor" vai desde a compressão do motor + avanço(influencia) ate o comutador que segura toda essa carga... sao 50A nominal é muita coisa, fora o pico. imagina se for uma alcool + taxa(retifica >12:1) + ponto fora do lugar + sistema fase 1... eu tenho pena do coitado do comutador, deve passar dos 70A nominal. é por isso que tem comutador e soquete torrado em alguns monzas por ae, eu ja vi pessoalmente. so pra voces ter uma ideia, o meu sistema eletrico o fio do motor de arranque é um fiozinho 0.75mm²(segura uma corrente de apenas 250mA) que sai do pino 50 do comutador de partida ate o rele da partida que fica no cofre. so ali aliviei 50A, pena que o projetista do monza vacilou nisso, ou seria política da empresa? vai saber quem fez caca ae...

o rele GM destinado ao motor de partida do meu sistema é usado dos GM atuais, eles sao de cor rosa/vermelho pra identificar a aplicaçao. ele tem 70A, inclusive eu tenho outro aqui na bancada de 70A do vectra A.

obs: eu reciclo material automotivo "GM" e deixo estocado na oficina, se um dia o omega precisar ou vier algum cliente da GM eu tenho, assim quando preciso de material automotivo original eu tenho pra um possível reparo profissional.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: Monza SLE
Ano: 1987
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

Concordo com vc, Rafaelo! Entendo que há casos e casos que não se generalizam, vide o do Carlos, que é um Monza com quase seus 300.000km e o arranque "antigo" (apesar de suspeitar que seja diferente de outros Monzas) de arranque, mas SEMPRE com o sistema geral de aterramento, bateria, carga e etc dentro dos padrões.
Eu mesmo tive o Vectra-A e o Golf no Ecuador, ambos com sistema de engrenagens, e ambos com a experiência de ter uma bateria com mais de 3 anos de uso, e digo que com pouca carga acumulada, era suficiente pra girar esses motores de arranque de forma leve até a troca da bateria.

E em compensação, o Corsa 1.6 16v que tive, com o sistema simplificado, tive que refazer o aterramento dele com bitola mais grossa, e quando se batia o arranque, era notável a alta amperagem consumindo a carga da bateria com muita força.

Um Monza Class 93, que foi uma experiência não muito boa, tinha o sistema antigo/simples, porém devido à kilometragem + residuos nos pontos de aterramento que nunca tinham sido limpos/revisados + bateria marromeno forçavam também o sistema como um todo, me fazendo trocar por 2x o comutador de ignição. Lógico que após me inteirar do assunto, revisei esses pontos citados. Mas vendi ele em seguida, então até chegar nesse momento, empurrei muito aquele carro ladeira abaixo! hehehehehe!!!

Abraços!
Robson Lott

PS: Mas que o barulho do Familia II no cofre de Monza, que é bonito, é! Motor que digo, o powertrain, não o motor do arranque! :lol:
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Carlos A. Freire
MODERADOR

Rafaelo está fazendo confusão. O comutador não recebe toda carga do motor de partida. Ele aciona o automático do motor de arranque, que por sua vez fecha os contatos do fio que vem da bateria, aquele fio grosso. Repare que o fio de sinal de partida é até fino, que caso do Monza, passa pelo módulo de alarme antes.
O fio que aquece e derrete o comutador é do chicote principal que vai alimentar a linha do pós chave.
A comparação que fiz foi com um Monza SL/E 92 EFI 2.0 gasolina, portanto, mesmas condições do meu e um Club 94 EFI 2.0 álcool. Esse sim diferente com relação a compressão. Esses dois tem o som do motor de partida iguais entre eles e diferente do meu.
Eu tive um SL/E 91 gasolina que a partida era igual desse GLS 96, no som e no motor. Por essas condições diferentes eu acredito que tinha mais de um tipo ou fabricante de motor de arranque para o Monza, embora o catálogo CepChev indique apenas um código para todos.
Qualquer dia em uma manutenção eu faço a comparação entre eles para ver fabricantes, se são os mesmos.

Ah! Estava me esquecendo... O Monza originalmente não usa relê de partida.
Só para não confundir o pessoal, rs!
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Só para efeito de comparação, um amigo com Astra Elegance 2006, automático, carro completo, com aro 16", ABS e Ar Bag, tudo original de fábrica, a bateria AC Delco que ele colocou não chegou a 3 anos, o que mostra que o motor de partida não é determinante para longevidade da bateria. Claro que vai melhorar devido a evolução, como já foi comentado aqui nesse tópico, ainda mais no Monza onde a fiação é projetada para maior corrente desse motor antigo.
Vejo carros modernos com fiação principal bem fina. E esses carros é comum ter problemas elétricos.
São Paulo-SP
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Carlos A. Freire escreveu: Só para efeito de comparação, um amigo com Astra Elegance 2006, automático, carro completo, com aro 16", ABS e Ar Bag, tudo original de fábrica, a bateria AC Delco que ele colocou não chegou a 3 anos, o que mostra que o motor de partida não é determinante para longevidade da bateria. Claro que vai melhorar devido a evolução, como já foi comentado aqui nesse tópico, ainda mais no Monza onde a fiação é projetada para maior corrente desse motor antigo.
Vejo carros modernos com fiação principal bem fina. E esses carros é comum ter problemas elétricos.
Eu comprei bateria AC Delco no dia 08/01 e a mesma ja foi pra garantia duas vezes, inclusive, ela ta em analise e eu to rodando com uma bateria emprestada. Não gostei.

Esse 'MUOM, MUOM, MUOM' que um arranque pesado faz ao girar ferra com o sistema elétrico e bateria do carro, embora nao seja um fator determinante pra duração de bateria. Eu uso o carro em 90% do tempo no gás e o Monza carburado costuma 'afogar' na partida qd ta no GNV (por causa do conjunto ponto inicial + GNV injetando o tempo todo e o fato do meu carro não ter variador de avanço) e o uso de um arranque mais moderno se torna fundamental. Não é uma coisa que demooore pra pegar, mas meu carro, frio, demora de tres a cinco seg pra pegar, então, um sistema com redução, se torna fundamental. Na gasolina ele pega no estalo, mas pra pegar na gasolina, você tem que desligar ele na gasolina, e ficar passando de um pra outro ferra com a caixinha comutadora do sistema de GNV, principalmente no carburado.

Penso como o Rafaelo no quesito 'evolução', tudo que da pra fazer de UP no carro, dentro do meu orçamento, eu faço, e o arranque Remy foi um up e tanto e eu recomendo demais.
kaioemmanuel escreveu:Verdade Rafaelo, quase todo mondo reclama de partida pesada no Monza, mas se conformam. Nesses quase 10 anos com o carro, troquei bendix 1 vez, prato de escovas e buchas 4x (juntos em cada troca), automático 1x, comutador de partida 3x (com o tempo ia derretendo nos terminais), sendo que na última troca, coloquei aquele esquema do relé auxiliar e acabou a queimação de comutador.

Esse tópico atiçou minhas lombrigas, vou acabar botando um motorzinho desse ai no meu carro, escuta só.... :smt024
Tb tenho um relê auxiliar. Papo de amigo, instala o arranque Remy que você nao terá mais problemas de partida com o carro. E assim, claro, alem de todos os benefícios, você dar a partida e ouvir aquele 'zum zum zum' é muito legal! kkkk
Robson Lott escreveu:Ow, o barulho do som do Motor de Monza é bom demais, né!? :) Pode ser o mesmo motor no Astra, Vectra, etc... Mas no Monza, ressoa muito bonito! E pros doidos como eu, acho que no caixote é mais bonito ainda! :lol:

Agora, realmente o ssssstzum zum zum do arranque com reduzida é bem chique! :)

Abraços!
Robson
Robson, eu curto MUITO o som de aceleração do motor MPFI, aquele som d bico injetando, aquele zunido, nossa, é bom demais! rs
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

Robson nao sei se é tao diferente assim, pelo CEPchev é o mesmo de 82 a 96, pelo catalago é igual. pois é, motor de arranque com reduzida consome menos energia, aqui em casa todo os carros sao com reduzida. e todos sao muito facil de pegar e nunca deram manutençao, ate mesmo com pouca energia na bateria, vide o omega que passa muito tempo parado, eu so tiro o neg e ligo quando for usar o carro, e pega sem problemas.

entao, o teu caso nao é isolado, em quando a corrente do selenoide do arranque passar por ali e nao por um rele vai ter esse problema, claro nao é a definiçao, mas contribui, a corrente é rapida mas é alta né. como disse, sao de 50 a 60A nominal do selenoide, o motor do 'motor de arranque' nao passa pelo comutador. outro problema serio no monza de fabrica(EU DISSE DE FABRICA) é a incrivel arte que o projetista fez de levar 25A do eletro ventilador do radiador(S/AC) ate a caixa de fusivel, ta cheio de monza por ae com isso derretido. isso era pra ter passado por um rele la fora perto do consumidor como é nos carros atuais, ou antigamente na epoca das mudanças em 90 e poucos no brasil. tudo com maxifusivel 40A, reles externo, etc. mais um defeito no monza original, ainda bem que o meu sistema nao tem mais esse negocio. muito obrigado rsrsrs ja tive e sei oque acontece e como funciona e muitos outros tb sabem.

---------------

Carlos, estou falando justamente isso, nao estou fazendo confusão, me refiro ao solenoide do motor de arranque, porem pelo visto não fui claro o suficiente antes.

* o monza tem uns erros no projeto eletrico desde 82 a 96, era pra ter rele de partida(selenoide) como outros GM da mesma epoca. e como é obrigatório nos dias de hoje devido as normas, isso é BASICO. não é luxo.
* desde o começo me refiro ao selenoide do motor de arranque, e nao do motor de arranque, eu sei disso tanto é que no momento estou projetando um sistema eletrico completo do meu monza a mais de 60 dias e so estou no projeto, nem cheguei na execução, mais 7 dias termino o projeto elétrico e imprimo pra a confecção. o solenoide do motor de arranque puxa 50 a 60A nominal, tanto é o rele pra ele tem 70A max.
* a seção do fio é 2,5mm² da alimentação ao selenoide, ou 0,75mm² da alimentação ao rele de partida(como é meu caso e de varios carros da GM)
* não existe proteçao no motor do motor de arranque. é direto da bateria, sao mais de 130A nominais a seção do fio é 16mm²
* o comutador no monza de fabrica recebe sim os 50A do selenoide de partida. como falei antes.
* não é fino, é 2,5mm² que aciona o selenoide, padrao PR c/VM vem do 30 passa pelo comutador 15, e o 50 vira o arranque e vai pro selenoide do motor de arranque.(esse é o circuito basico e errado no monza e outros carros antigos)
* tudo pode derreter e esse é so mais um pra ajudar rsrsrsr, por esse motivo os carros nao sao mais assim como no monza, sem contar os 25A do eletroventilador dos S/AC passando por um caminho que nao deveria, totalmente errado esse tipo de pratica. hoje as normas tecnica dizem que sistema de alta corrente devem ficar no cofre perto dos consumidores. quem tem carro meados dos anos 90 sem contar o monza srsrs vai ver rele pra tudo ABS,partida,ECU,eletroventiladores, etc no cofre, junto com MAXfuse.

obs: a compressao do motor, avanço, etc infle na corrente do solenoide... tudo esta atrelado, motores com mais peso no sistema motriz vao consumir mais do motor do arranque ou o proprio e por indução o selenoide tb vai sofrer com isso ja que o terra dele é ligado no motor de arranque, que por sua vez vai forçar la no comutador. se fosse separado o sistema como é hoje, o rele fica no cofre mais perto do consumidor. e ja libera ae uns 50 a 60A do comutador, aumentando a vida util das peças, como expliquei antes, so consumindo ridiculos 250mA do rele de partida, aliviando a carga no comutador :smt023

Carlos a fiaçao é mais fina pq usam rele na partida se é nisso que esta se referindo. so precisa de 250mA pra acionar o rele, o rele que segura a corrente do selenoide, seria no minimo estranho por um fio de 2,5mm² pra acionar uma bobina de 250mA hehehe. esses casos pessoais infelizmente nao pode ser usado como comparações, como é caso de consumo, o com reduzida consome menos é cientifico, não precisa de comparaçoes nesse caso, oque nao quer dizer que vai durar mais ou menos a bateria. mas por lei exige menos dela.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder