kaioemmanuel escreveu:Verdade Rafaelo, quase todo mondo reclama de partida pesada no Monza, mas se conformam.
disse tudo Kaio, o problema que o pessoal que tem esse antigo esta acostumado e acha que é a melhor coisa que existe e nao é por ae. quem coloca nao se arrepende, pode perguntar. vai ter 100% de retorno positivo. o mesmo vale pro cabeçote N20XF roletado, 100% dos relatos sao satisfatório pela troca.
kaioemmanuel escreveu: Nesses quase 10 anos com o carro, troquei bendix 1 vez, prato de escovas e buchas 4x (juntos em cada troca), automático 1x, comutador de partida 3x (com o tempo ia derretendo nos terminais), sendo que na última troca, coloquei aquele esquema do relé auxiliar e acabou a queimação de comutador.
ae que ta Kaio, depende do modelo de monza. meu antigo 1.6 nunca deu problema no arranque é original ainda, mas a taxa desse motor ridiculo é de apenas 8:1 dae ate um motor de ventoinha gira... tanto é que o soquete do comutador esta intacto. mas e se for um monza alcool fase 1? hummm peguei pesado né. 12:1 + sistema motriz "emperrado" eu sei pq ja tive um...
porem nao deveria ser assim. esse é so mais um erro de projeto eletrico do monza, tem outros mas esse é um dos piores ao meu ver. o motor de arranque puxa muita corrente e isso é extremamente perigoso pro sistema, e se for alcool entao quase torra o coitado do comutador. aqui no forum se catar ae na busca vai achar muita gente com comutador torrado ou o soquete. nesses anos aqui dentro ja vi varios casos...
a minha eletrica antiga do meu monza eu puxei com uma enxada e joguei no latão de reciclagem, o meu sistema eletrico atual do meu monza agora é com Normas Técnica mais responsáveis e atualizadas, oque ja inclui no sistema rele de partida 70A, maxifusivel de proteção 60A e tudo gabaritado e documentado, esse é so um setor do projeto, nunca mais vai dar problema ou risco de incêndio ou encurtamento da vida util das peças. sem contar que o motor é um N20XF dar arranque nesse motor é muito facil e consome pouca corrente, olha que programar um motor virgem tu vai dar fazer 20 arranques dia senao mais... nunca fiquei sem bateria nessa fase da engenharia de programaçao desse motor, eu fiz absurdos 350 arranques em 7 dias

sem exageros mas foi sim no começo da programaçao bruta desse motor, isso com taxa de 11,5:1 originais do N20XF, claro, um carregador lento acoplado o tempo todo. da gosto de fazer partida nele, igual o I30 aqui de casa, leve e rapido.
o omega 3.0 ja tem rele pra partida. isso em 94 e ja tem reduzida no arranque é do tamanho do Remy, e olha que sao 6 cilindro pra mover, nunca deu manutenção desde 1994 nesse setor(assim como o caso do Carlos, porem o carro so tem 88.500km), e a bateria nem cai a tensao quase no momento. muito bom esse sistema por engrenagens. sempre recomendo o pessoal a por aqui no forum, nao vale apena arrumar esse antigo. pelo custo e por ser usado.
troca que vale apena, como falei, o sistema agradece e teu bolso também, é rapido e facil. isso é o tipo de economia ao longo prazo, e tambem o fator emergência que poucos nem sabem e acaba favorecendo isso por tabela, é so imaginar uma situação: pouca carga na bateria, quem vai vencer o ultimo arranque? oque consome mais ou oque consome menos? barbada essa né! a bateria é um acumulador de corrente, entao se tem pouco oque consumir pouco é oque vai vencer a compressao...
como tudo na vida é uma evoluçao, essa nao foge a regra, ja no vectra A arrumaram, porem era o bosch um pouco maior e menos eficiente, o Remy é superior. esse so em 98 em diante ate os dias atuais senao me engano.e tambem no proprio vectra A ja tinha rele de partida em 93.
Carlos, o teu por ter apenas 9,2:1 é menos exigido o sistema dae vai durar mais. lembre-se que essa "dor" vai desde a compressão do motor + avanço(influencia) ate o comutador que segura toda essa carga... sao 50A nominal é muita coisa, fora o pico. imagina se for uma alcool + taxa(retifica >12:1) + ponto fora do lugar + sistema fase 1... eu tenho pena do coitado do comutador, deve passar dos 70A nominal. é por isso que tem comutador e soquete torrado em alguns monzas por ae, eu ja vi pessoalmente. so pra voces ter uma ideia, o meu sistema eletrico o fio do motor de arranque é um fiozinho 0.75mm²(segura uma corrente de apenas 250mA) que sai do pino 50 do comutador de partida ate o rele da partida que fica no cofre. so ali aliviei 50A, pena que o projetista do monza vacilou nisso, ou seria política da empresa? vai saber quem fez caca ae...
o rele GM destinado ao motor de partida do meu sistema é usado dos GM atuais, eles sao de cor rosa/vermelho pra identificar a aplicaçao. ele tem 70A, inclusive eu tenho outro aqui na bancada de 70A do vectra A.
obs: eu reciclo material automotivo "GM" e deixo estocado na oficina, se um dia o omega precisar ou vier algum cliente da GM eu tenho, assim quando preciso de material automotivo original eu tenho pra um possível reparo profissional.