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Re: Duvida bobina de ignição
Enviado: 09 Abr 2018, 15:31
por Carlos A. Freire
Luiz Carlos, eu disse que a bobina é para uso de pré resistência, foi mesmo por conta da imagem postada, imaginando que aquela estava no carro.
A etiqueta moderna da bobina de ignição asfáltica Bosch mostra bem por conta da cor. Ad antigas não eram assim.
Veja essa matéria:
http://eletricistaautomotivo.blogspot.c ... -azul.html
Os links que passei foi para tirar a dúvida postada de qual era e qual valor, onde mostrei que já tem pronta com suporte e de fácil instalação.
Abs,
Carlos Freire
Re: Duvida bobina de ignição
Enviado: 09 Abr 2018, 15:35
por Gilmar Martins
Olá tyo. Sim meu Monza tem módulo ez-k. Sim no painel acende lâmpada da injeção quando gira a chave de ignição. Quando o motor pega a lâmpada apaga
Abs
Gilmar
Re: Duvida bobina de ignição
Enviado: 09 Abr 2018, 17:59
por tyo
então um pulso vem do modulo ez-k para bobina e não tem o fio resistivo originalmente pois não é a ignição resistiva da bosch você pode comprar um resistor igual o Carlos postou o link instalar e ser feliz com a kw da bosch. Meu monza que é carburado tem o modulo da bosch tem o fio resistor originalmente
Re: Duvida bobina de ignição
Enviado: 09 Abr 2018, 18:33
por Luiz Carlos (Rio)
eu disse que a bobina é para uso de pré resistência, foi mesmo por conta da imagem postada, imaginando que aquela estava no carro.
A etiqueta moderna da bobina de ignição asfáltica Bosch mostra bem por conta da cor
Carlos Freire
Segundo o catálogo 2016/2017 da Bosch para bobinas, as bobinas com final 67, 77, 91 e 97, apesar de serem todas vermelhas, têm aplicações e voltagens de trabalho diferentes.
Segundo esse mesmo catálogo (existe um mais novo?), somente a de final 67 usa pré resistência, e como eu escrevi e mostrei imagem do CepChev, não é aplicável ao Monza do Gilmar. Segundo imagem postada pelo Gilmar, é a bobina que ele acabou de instalar no carro dele.
A bobina para o carro dele é a vermelha com final 91, que substitui as originais
522 69 744 e
932 12 547 (fig 2)
Colocar pré resistência que não existe no projeto original, pra mim, é gambiarra.
Se fizer isso, vai ter de instalar um fio entre o automático de partida e o positivo da bobina.
Se um dia quiser substituir o motor de arranque por um mais moderno vai ter dificuldade com esse fio, pois os automáticos mais novos não tem esse conector.
Por outro lado, e para mim mais importante, é que os componentes do sistema de ignição formam um conjunto, as bobinas não têm só diferença na voltagem de trabalho. Elas têm diferenças outras de funcionamento, que podem causar superaquecimento ou outro problema se não for mantido o projeto de fábrica (fig 1).
Claro que, no final das contas, o Gilmar é quem decide. Afinal quem vai usar o carro é ele.

Abs
Re: Duvida bobina de ignição
Enviado: 09 Abr 2018, 21:33
por Gilmar Martins
Beleza pessoal. Muito obrigado por todos os posts.
Me esclareceu muito essas propostas que comentaram.Vou refazer minhas contas e decidir o que farei.
É bem provável que eu opte por uma original, afinal minha intenção é deixar o carro mais próximo possível do original, embora isso é praticamente impossível devido ao auto custo. Mas na medida do possível eu farei isso.
Então seria esse o produto?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -monza-_JM
Abraços a todos vocês.
Gilmar
Re: Duvida bobina de ignição
Enviado: 21 Mai 2018, 21:14
por JGiovanniL
Gilmar, tu falaste em uma gambiarra para auxiliar na partida quando o motor já está quente.
Eu tenho enfrentado problemas com a partida no meu carro quando quente desde que o comprei. Ele estava usando a mesma bobina há 28 anos desde que saiu da fábrica (uma bosch dessas vermelhas. Já tinha marcas da corrosão do suporte impressas no aluminio da bobina).
Troquei a bobina por uma Olympic que muitos conhecidos que trabalham no ramo de reparação me garantiram que é boa. Realmente, o carro parece ligar mais fácil QUANDO FRIO (é só deixar na posição II uns 5s e pega quase no susto). Já quando eu ando, paro o bicho e vou ligar de novo, mesmo deixando a chave no II um tempo, ele custa a pega. Vira, vira e vira e pega quando quer.
Ele é um 500EF e quando eu troquei a bobina, notei que ele tinha esse fio verde mais fino. Como ele estava na rua, enguiçado por não ligar e eu fiquei com medo de fuçar muito tempo exposto, tirei a bobina antiga às pressas e botei a nova sem nem apertar os parafusos direito.
Acabei colocando o fio verde no negativo.
Re: Duvida bobina de ignição
Enviado: 21 Mai 2018, 21:26
por Gilmar Martins
JGiovannil, você quer dizer que a minha ligação está errada, é por isso que quando o motor está quente tem dificuldade de "pegar"?
Re: Duvida bobina de ignição
Enviado: 21 Mai 2018, 21:27
por Gilmar Martins
Eu troquei a bobina por a recomendada, conforme foi mencionada já nesse tópico (final 091) e ela continua esquentando muito, eu acho que está acima do normal.