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Re: Aditivo deve usar ou não?
Enviado: 19 Mar 2009, 22:08
por pccoelho52
jcseujcs escreveu:O amigo José Leal disse tudo!!! :smt024
Ja trabalhei em oficina de radiadores e o aditivo só da problemas se vc nunca usou e passar a usar, se vc sempre usou continue usando não :smt018 vai dar problemas pelo contrario vai ajudar a evita-los!!!
:smt023
Jose,
O meu Monza não usava aditivo, aí resolvi drenar a aguá enferrujada e coloquei o RegClen da BArdal por uma semana para limpar e depois coloquei o Líquido de arrefecimento Maxflu. Pronto aí começou a gotejar pela mangueira - lado esquerdo.
Houve quebra de moléculas e agora o meu Monzão está vazando pouquinho.
Não sei o que faço agora. Tem uma idéia?
Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?
Enviado: 20 Mar 2009, 01:21
por José Leal
pccoelho, esse vazamento apareceu em que local especificamente (mangueira, caixa lateral do radiador ou pelo tubo que passa por trás do cabeçote)? Mas no caso , não tem choro, é trocar a peça.
Meu Vectra tava andando sem aditivo. Troquei o reservatório (estava trincado) e somente troquei a água do sistema. Apareceu um vazamento nas 2 caixas laterais do radiador. A dolorosa vai ficar em R$120,00. Não troquei por falta de grana. Mas felizmente o CB do meu carro me avisa quando o nível de água está baixo

.
Até mais.
Re: Aditivo deve usar ou não?
Enviado: 25 Mar 2009, 12:11
por Wooferjeff
Jeff escreveu:Ricardo.Souza escreveu:Numa busca rápida, a diferença:
ANTICORROSIVO: - Como o próprio nome já diz, é um produto específico para a proteção anticorrosiva e de anticavitação em todo o sistema de arrefecimento. Por ter uma grande concentração de inibidores de corrosão, sua diluição é da ordem de 3 a 4 por cento do total de uma solução, não podendo em hipótese alguma superar este número sob o risco de uma overdose prejudicial ao sistema. Protege o sistema por 60 000 Km ou 6 meses (o que ocorrer primeiro).
ANTICONGELANTE: - Tem a mesma função do produto anterior, mais o benefício de ser um anticongelante devido ao fato de ter em sua composição química o monoetilenoglicol; deve ser usado numa proporção mínima de 30% e máxima de 70% e completar o restante com água. Encontramos na versão CONCENTRADO e PRÉ-DILUÍDO, e protege o sistema por 30 000 Km ou 6 meses (o que ocorrer primeiro).
ORGÂNICO: - Este é o top de linha em termos de aditivo. Segue as especificações mais avançadas e a tendência mundial de produto BIODEGRADÁVEL, daí o nome ORGÂNICO. Possui uma estabilidade bem maior que o produto convencional, atua pelo menos um ano protegendo o mesmo e em termos de quilometragem supera os 100 000 Km; como em um ano é difícil se atingir esta quilometragem, a troca é efetuada sempre por tempo de uso; uma outra característica deste produto é a que ele promove uma extra-proteção às ligas metálicas mais leves que compõem o sistema, como alumínio, solda, latão, etc., e principalmente, NÃO POLUI O MEIO AMBIENTE pois os seus componentes são todos BIODEGRADÁVEIS, daí o motivo de ser chamado de ORGÂNICO.
Fonte
http://www.balcaoautomotivo.com.br/edicao_1/not_e.php
No meu coloquei aquele azul RVcool.
E isso mesmo Ricardo.
E so pra siplificar! Tem varios tipos de aditivos no mercado pra vende mais si dividem em "Aditivo pra limpeza. Esse vc coloca somente para limpa o sistema por ele corroe mesmo si deixa-lo por muito tempo, vai embora mangeira e selos do motor e outras coisas mais! Por isso que so recomendo Para limpeza mesmo!
E o lubrificante : ANTICORROSIVO, ANTICONGELANTE, ORGÂNICO, estão dentro dessas classe, esse vc pode colocar sem problema! E segir a regra de troco do produto na kilimetragem certa!
Ja as Cores dos Adivivos são diferentes para diferenciar entre!
Aditivo para limpeza do sistema.
Aditivo para lubrificação e conservação do sistema.
No meu Monza 93 SL/E Alcool. O dono anterior não usava aditivo o sistema era muito sujo de residos de ferrugem!
Fiz a limpeza com aditivo para limpeza! Da Cor Azul da Acdelco.
E para manter o sistema limpo sempre e sem riscor de probemas futuros, uso Aditivo da Cor Verde, da Valeo. Trocado acada 45,000mil KM.
Problemas de vazamento sempre vão aparecer mais cedo ou mais tarde por todo o sistema tem uma vida util programada essa de adivos coroer mangeuiras e pra que não conhecer o produto que estar usando!
Como ja foi falado, existe dois tipos de aditivos o Lubrificante e de limpeza!
Nunca si deve usar o aditivo de limpeza por periodo muito prolongado por ele coroe todo o sistema!
O nosso monza precisa de um cuidado com sistema de arefeicimento, ja aconteceu com muitos amigos que travaram motor por falta de cuidado com isso.
No meu Monza 2.0 Efi Alcool 93, em particular troque todo o sistama.
Radiador Original: 230,00
Todas as mangueiras: 120,00 o jogo
Valvula termostatica completa com carcaça: 45,00
Sensor de Temperatura: 20,00
Mais o meu velho amigo aditivo Lubrificante Valeo. 1L 12,00
E MELHOR VC GASTAR ESSA GRANA DO QUER TER QUE FICAR NO MEIO DA ESTRADA.
OU TER QUE FAZER MOTOR OU CABEÇOTE POR FALTA DE CUIDADO!
PRA QUE E APAIXONADO POR MONZA TEM QUE TER ESSE CUIDADO PRINCIPALMENTE COM CARRO E COM O BOLSO.
Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?
Enviado: 23 Set 2010, 20:38
por avvsilva
Olá pessoal,
Hoje fui a uma concessionária Chevrolet e comprei um 1L de aditivo orgânico marca AcDelco, do tipo "long life". Mas estou com uma dúvida: na embalagem diz que é pronto pra uso, que não precisa misturar com água. Então isso significa que devo comprar 5 litros de aditivo?

Ou basta colocar 1 litro dele e completar com água? Obrigado.
Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?
Enviado: 24 Set 2010, 10:00
por Carlos A. Freire
avvsilva escreveu:Olá pessoal,
Hoje fui a uma concessionária Chevrolet e comprei um 1L de aditivo orgânico marca AcDelco, do tipo "long life". Mas estou com uma dúvida: na embalagem diz que é pronto pra uso, que não precisa misturar com água. Então isso significa que devo comprar 5 litros de aditivo?

Ou basta colocar 1 litro dele e completar com água? Obrigado.
Se não precisa misturar com água, significa que para o Monza sem ar quente são necessário 7,0litros e com ar quente 7,5litros.
Verifique as instruções no rótulo do aditivo, pois aditivo sintético não pode ser misturado com orgânico. Ou seja, o aditivo verde ou azul não pode ser misturado ao aditivo rosa ou amarelo.
Abs,
Carlos Freire
Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?
Enviado: 25 Set 2010, 13:54
por avvsilva
Carlos A. Freire escreveu:
Se não precisa misturar com água, significa que para o Monza sem ar quente são necessário 7,0litros e com ar quente 7,5litros.
Verifique as instruções no rótulo do aditivo, pois aditivo sintético não pode ser misturado com orgânico. Ou seja, o aditivo verde ou azul não pode ser misturado ao aditivo rosa ou amarelo.
Abs,
Carlos Freire
Muito Obrigado, Carlos. Então vou comprar um aditivo mais barato porque 7,5L de aditivo a 30 reais o litro vai sair bem salgado. Até compensaria, é claro, se o sistema de arrefecimento do meu carro estivesse completamente selado. Sem contar que, como você disse, não pode misturar os dois tipos e o último que coloquei é sintético. Valeu. :smt023
Re: Aditivo deve usar ou não?
Enviado: 25 Set 2010, 15:53
por monzamon
jcseujcs escreveu:O amigo José Leal disse tudo!!! :smt024
Ja trabalhei em oficina de radiadores e o aditivo só da problemas se vc nunca usou e passar a usar, se vc sempre usou continue usando não :smt018 vai dar problemas pelo contrario vai ajudar a evita-los!!!
:smt023
pode crer!!!
concordo!!
isso aconteceu comigo, eu nao usava e depois de muito tempo resolvi usar!!!
resultado : apareceu varios vazamentos e furou ate a junta do cabeçote tive que fazer retifica no cabeçote!!
depois de ter feito a retifica pássei a usar o aditivo !!!
se vc sempre usou continue ..... se nao usava , nao coloque pois tera problemas!!!!
michael firmino
Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?
Enviado: 25 Set 2010, 18:13
por waldir
Amigos,
Adicionando outra informação já postada aqui no forum, sem contudo fechar o assunto.
Re: Agua Destilada ou Agua Mineral
por waldir » Dom, 12/09/2010 - 12:48 PM
Amigos,
o ideal seria água sem sais minerais (desmineralizada), porém ela sozinha irá se contaminar ficando alcalina ou ácida dependendo da quantidade de sais existentes nos dutos do motor.
Água de torneira é teoricamente ácida (PH menor que 7) devido o cloro e há cidades que carregam em outros neutralizantes e a torna alcalina(PH maior que 7). Os dois eventos são prejudiciais por que são condutores de energia e provocam o efeito galvânico: se for ácida retira ferro e deposita em outros pontos ou fica em suspensão. Se for alcalina retira os não ferrosos, cobre, alumínio (o cobre da liga de alumínio) latão e deposita alhures nos dutos. Água alcalina fura mais rápido o radiador de ar quente.
Isto posto o ideal é que o liquido refrigerante mantenha PH 7 e o etileno-glicol em proporções ideais promoverá este equilíbrio reduzindo a condutividade eletrica da água.
O ideal é utilizar água desmineralizada ou destilada (a água mineral se vc ler o rótulo verá na composição os minerais e a condutividade e o PH da fonte (algumas dá para acreditar
Se não quiser gastar ponha água filtrada por carvão-ativado para diminuir o cloro e adicione na proporção recomendada o etileno-glicol concentrado (algumas marcas oferece a relação de 1 litro para 6 litros de água) No sistema do Monza com aquecedor são 7,5 litros e efetue a troca cada 6 meses... alguns produtos preconizam a validade de 2 anos. O ideal é que não deixe vencer o prazo (tal como o óleo lubrificante) com isso vc evitará 'buracos' na região da junta do cabeçote( passivel de encher de solda e depois aplainar.
Removedores de oxidação em carro velho e descuidado com a questão do liquido de arrefecimento é provocar a chance de vazamento rapidinho, por razões obvias vai retirar os depositos (galvânicos) de oxidos e o furo vai aparecer.
Abs
waldir