Reativando o fórum. O meu tem uma ligação interessante que o antigo dono do carro fez. O farol de milha tem dois botões, esquerdo e direito. Com essa "gambiarra" legal, o botão esquerdo acende os dois lados, e o direito destrava as 4 portas. Achei bem interessante, sõ não sei como foi feito, pois não manjo nada de parte elétrica.
Abraços monzeiros
INSERIR BOTÃO NO PAINEL P/ TRAVAR E DESTRAVAR AS PORTAS!
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Re: INSERIR BOTÃO NO PAINEL P/ TRAVAR E DESTRAVAR AS PORTAS!
a trava do motorista(q ñ é original pois ñ tem)esta fazendo um barulho muito alto ao travar a porta no alarme,gostaria de saber se abrindo ela da p/ tentar solucionar o problema,ou pode ser algo na fiação c/ mal contato,agradeço desde ja as opiniões
monza e.f.i,1987,de 28/10/2007 à 6/04/2010
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- Ozzy Junior
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Re: INSERIR BOTÃO NO PAINEL P/ TRAVAR E DESTRAVAR AS PORTAS!
Olá pessoal.
Dei uma olhada nesse tópico e quero esclarecer algumas coisas...
Monza não possui uma trava elétrica na porta do motorista.
Se desmontar vai encontrar algo parecido mas não é uma trava, é uma chave de comando.
Essa chave é manual. Quem ligar um botão nos fios dessa chave no painel estará provocando um curto-circuito e o fusivel irá se romper!
Para instalação de alarmes via controle remoto, adicionamos uma trava elétrica na porta do motorista comandando a mecanica e a chave de comando da fechadura, em seguida colocamos uma centralina de trava ou 2 relés de 5 pinos (dependendo da velocidade do alarme) para comandar essa trava elétrica que enfim receberá os comandos do alarme.
Finalmente no caso do nosso amigo, as travas elétricas são universais e o botão que você quer adicionar enviará um sinal negativo para o fio do comando das travas.
Normalmente as travas tipo universais possuem 5 fios (mestre do motorista) ou 2 fios (escravas das outras portas).
Para cada função (travar ou destravar), você precisará de um botão (botão tipo tecla ok?).
Considere essas cores (se as cores dos fios da centralina de travas forem diferentes não o faça!)
Na centralina você encontrará um plugue com 6 fios: Vermelho, Preto, Verde, Azul, Branco e Marrom.
Alguns casos podem ser 8 fios ( branco e marrom se repetem).
Para travar as portas, você deve enviar negativo para o fio branco (se o fio estiver repetido, só em um deles funcionará).
Para destravar as portas, faça o mesmo só que com o fio marrom.
Não se preocupe caso erre o fio se ele se repetir pois não vai estragar a centralina.
Eu usava um botão de vidro elétrico para travar e destravar (não era um Monza mas o principio é o mesmo).
Claro que a ligação de um botão de vidro para esse fim é um pouco mais complicado a ligação por causa do botão.
Se não souber onde está a centralina mas souber onde está o alarme, me passe a marca e modelo do mesmo que te digo quais são os fios que executam esse comando, a ligação será a mesma. Sempre enviando sinal negativo (terra da bateria).
Qualquer duvida é só falar.
Até mais...
Dei uma olhada nesse tópico e quero esclarecer algumas coisas...
Monza não possui uma trava elétrica na porta do motorista.
Se desmontar vai encontrar algo parecido mas não é uma trava, é uma chave de comando.
Essa chave é manual. Quem ligar um botão nos fios dessa chave no painel estará provocando um curto-circuito e o fusivel irá se romper!
Para instalação de alarmes via controle remoto, adicionamos uma trava elétrica na porta do motorista comandando a mecanica e a chave de comando da fechadura, em seguida colocamos uma centralina de trava ou 2 relés de 5 pinos (dependendo da velocidade do alarme) para comandar essa trava elétrica que enfim receberá os comandos do alarme.
Finalmente no caso do nosso amigo, as travas elétricas são universais e o botão que você quer adicionar enviará um sinal negativo para o fio do comando das travas.
Normalmente as travas tipo universais possuem 5 fios (mestre do motorista) ou 2 fios (escravas das outras portas).
Para cada função (travar ou destravar), você precisará de um botão (botão tipo tecla ok?).
Considere essas cores (se as cores dos fios da centralina de travas forem diferentes não o faça!)
Na centralina você encontrará um plugue com 6 fios: Vermelho, Preto, Verde, Azul, Branco e Marrom.
Alguns casos podem ser 8 fios ( branco e marrom se repetem).
Para travar as portas, você deve enviar negativo para o fio branco (se o fio estiver repetido, só em um deles funcionará).
Para destravar as portas, faça o mesmo só que com o fio marrom.
Não se preocupe caso erre o fio se ele se repetir pois não vai estragar a centralina.
Eu usava um botão de vidro elétrico para travar e destravar (não era um Monza mas o principio é o mesmo).
Claro que a ligação de um botão de vidro para esse fim é um pouco mais complicado a ligação por causa do botão.
Se não souber onde está a centralina mas souber onde está o alarme, me passe a marca e modelo do mesmo que te digo quais são os fios que executam esse comando, a ligação será a mesma. Sempre enviando sinal negativo (terra da bateria).
Qualquer duvida é só falar.
Até mais...
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Re: INSERIR BOTÃO NO PAINEL P/ TRAVAR E DESTRAVAR AS PORTAS!
A forma mais fácil e mais barata q conheço é comprar uma trava elétrica original do monza, a q possui 3 fios, um é positivo fica sempre alimentado e os negativos recebem sinal direto do alarme. Ao dar o sinal do alarme, ativa para travar, e que esta nova trava movimenta a chave e aciona as outras portas. Como o acionamento é feito pelo negativo , não há nenhum problema de curto circuito, não necessita de centralina nem relé. Sendo assim, liga-se um fio em cada negativo da nova trava até o ponto q se quer colocar a chave para travar e destravar. Ao pulsar o fio negativo da trava no negativo da bateria, a trava aciona e comanda as demais. Para abrir, pulsa o outro fio.
Abs
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capô/porta malas ctrl remoto DVD camera ré piloto automatico
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- Ozzy Junior
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Re: INSERIR BOTÃO NO PAINEL P/ TRAVAR E DESTRAVAR AS PORTAS!
ronaldo theodoro escreveu:A forma mais fácil e mais barata q conheço é comprar uma trava elétrica original do monza, a q possui 3 fios, um é positivo fica sempre alimentado e os negativos recebem sinal direto do alarme. Ao dar o sinal do alarme, ativa para travar, e que esta nova trava movimenta a chave e aciona as outras portas. Como o acionamento é feito pelo negativo , não há nenhum problema de curto circuito, não necessita de centralina nem relé. Sendo assim, liga-se um fio em cada negativo da nova trava até o ponto q se quer colocar a chave para travar e destravar. Ao pulsar o fio negativo da trava no negativo da bateria, a trava aciona e comanda as demais. Para abrir, pulsa o outro fio.
Abs
Só que o consumo das travas de 3 fios (Carto) é muito maior.
Podemos dizer que a trava Carto trabalha por comando enquanto as outras normalmente trabalham com pulso.
Ligação direta ao alarme funciona, mas um alarme microcontrolado corre um sério risco de danificar a saida das travas se não colocar 2 relês auxiliar.