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Re: Luz da Temperatura Acendendo!!

Enviado: 11 Jul 2009, 11:06
por Carlos A. Freire
Juarez,

quando eu lavo o motor do meu Monza, cubro com sacola plástica o distribuidor e o sensor de velocidade e coloco bastante jornal embaixo do compartimento do filtro de ar, para proteção do TBI. Depois é só lavar tranquilamente.

Abs,

Carlos Freire

Re: Luz da Temperatura Acendendo!!

Enviado: 11 Jul 2009, 13:30
por Juarez Oliveira
Carlos A. Freire escreveu:Juarez,

quando eu lavo o motor do meu Monza, cubro com sacola plástica o distribuidor e o sensor de velocidade e coloco bastante jornal embaixo do compartimento do filtro de ar, para proteção do TBI. Depois é só lavar tranquilamente.

Abs,

Carlos Freire
Carlos,

desculpe a minha ignorância, mas o que é e onde fica o tal de sensor de velocidade? E o alternador não precisa cobrir?

Abs,

Juarez Oliveira.

Re: Luz da Temperatura Acendendo!!

Enviado: 11 Jul 2009, 15:20
por Carlos A. Freire
mas o que é e onde fica o tal de sensor de velocidade? E o alternador não precisa cobrir?
O sensor de velocidade fica no câmbio, junto ao cabo do velocímetro, embaixo do hidrovácuo. Esse sensor envia sinal ao módulo de injeção eletrônica, indicando movimento ou não nas rodas, para que regule a marcha lenta conforme a necessidade.
O alternador eu nunca cobri em carro algum. Também nunca tive problemas por conta disso.
Abs,

Carlos Freire

Re: Luz da Temperatura Acendendo!!

Enviado: 11 Jul 2009, 15:33
por Juarez Oliveira
O sensor de velocidade fica no câmbio, junto ao cabo do velocímetro, embaixo do hidrovácuo. Esse sensor envia sinal ao módulo de injeção eletrônica, indicando movimento ou não nas rodas, para que regule a marcha lenta conforme a necessidade.
O alternador eu nunca cobri em carro algum. Também nunca tive problemas por conta disso.
Abs,

Carlos Freire[/quote]

Valeu Carlão! Muito obrigado pelas suas dicas e orientações.

Gde abraço.

Juarez

Re: Luz da Temperatura Acendendo!!

Enviado: 11 Jul 2009, 23:53
por José Leal
Carlos A. Freire escreveu:José Leal,

não é bem assim. A válvula termostática do Monza EFI tem início de abertura aos 92ºC e abertura total aos 107ºC. Então a temperatura normal de trabalho não pode ser aos 90ºC, onde a válvula termostática não abriu. Para se ter uma idéia, meu Monza arma a ventoinha entre 102 e 104ºC, medindo em termômetro e também no scanner. A ventoinha arma com AC desligado quando o ponteiro está no meio de escala. Lembrando que meu Monza que é 96 e trabalha um pouco mais quente que os modelos anteriores. Se não estiver enganado, os modelos anteriores arma a ventoinha entre 98 e 100ºC.

Abs,

Carlos Freire
Carlos, quando disse que a ventoinha acionava por volta dos 90°C, tomo como referência o painel do meu Vectra, que possui a escala com valores. Até postei uma foto do painel de um Vectra em outro tópico.

O que pode ser levado em consideração no Monza, é a temperatura da água onde está o sensor do painel, que é distante do sensor de temperatura da IE (se bem que no Vectra, eles ficam um ao lado do outro, na lateral do cabeçote). Além do mais, se um motorista que não soubesse desses valores que vc citou (inclusive eu), fatalmente pararia o carro, acreditando que o motor estaria superaquecido.

Tenho que tomar cuidado, pois posso acabar informando algo errado.

Valeu pelas dicas e até mais.

Re: Luz da Temperatura Acendendo!!

Enviado: 28 Out 2014, 13:19
por alex.maissiat
Pessoal, o meu monza a luz da agua acende quando desligo o carro....qnd giro a chave em meio estagio ela já desliga...oq pode ser?