QUAL MARCA de bomba dagua" é boa??????

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: QUAL MARCA de bomba dagua" é boa??????

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

marcio klippel escreveu:pra mim é ac delco (original) esta 99.00 aqui em porto alegre...abraços
A bomba d'água original vem na embalagem GM e não Ac Delco. Segundo informações, a algum tempo atrás, a bomba d'água Ac Delco era importada da Argentina e não era de boa qualidade, hoje não sei como está, por isso, tinha custo mais baixo até que a Urba. O mesmo ocorria com as velas que as Ac Delco eram importada da França e não eram boas. Pelo menos agora as velas AC Delco voltou a ser fabricadas pela NGK.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

A bomba dágua marca Indisa que eu instalei no meu carro em abril de 2007 continua funcionando legal, passados quase 3 anos. :smt020

Não me lembro se o impulsor (não é hélice :smt018 ) é de plástico, mas acho que sim.
O plástico não sofre corrosão, mas, conforme disseram aí em cima, pode rachar.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
weuller

Mensagem não lida por weuller »

Luiz Carlos, como você é cuidadoso e usa aditivo acho que dificilmente ocorrerá problemas!

O meu está em reforma e adquiri uma da marca Urba, espero que seja boa, pois a que está no motor apresenta folga no eixo e pelo que fiquei sabendo essas bombas dágua quando ficam muito desgastadas fazem barulho demais!
Carlos A. Freire
MODERADOR

Em 2007 eu instalei uma bomba d'água Urba em meu Monza GLS 96. Eu sempre troco o líquido de arrefecimento e faço limpeza 1 vez por ano, e completo com aditivo na proporção correta. Uso o aditivo para radiador AC Delco. Em abril de 2009 o impulsor (não é hélice) de material plástico rachou, provocando aquecimento no motor, por conta do eixo virar em falso. Troquei a bomba d'água por uma outra original GM (genuína), onde o impulsor (que não é hélice) é de metal.

O sistema de arrefecimento do meu Monza sempre está limpo ficando apenas a cor do aditivo, não fica com a cor marrom ou avermelhada indicando falta de manutenção ao longo do tempo. Ao retirar a válvula termostática e a bomba d'água, até o momento não mostrou sinais de corrosão no alojamento da VT ou no bloco do motor.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
weuller

Mensagem não lida por weuller »

Carlos, em Sampa é mais fácil achar original GM e por preço compatível, tenta achar uma no interior goiano! :)
Carlos A. Freire
MODERADOR

weuller escreveu:Carlos, em Sampa é mais fácil achar original GM e por preço compatível, tenta achar uma no interior goiano! :)
Weuller,

você pode fazer encomenda com a Accioly por exemplo. A Accioly entre outras empresas de venda de peças e concessionárias, fazem entrega por todo país.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
fpd77
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por fpd77 »

Eu tinha colocado uma Urba e não durou nada quando fui trocar a antiga a hélice caiu na minha mão, ai troquei e coloquei uma Indisa mais com hélice de aço e até agora não tenho o que reclamar.
Pentagono_sp
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Pentagono_sp »

Ola gostaria de tirar uma duvida com relacao a substituicao da bomba dagua ... ja vi que eh chatinha de ser trocada (tirar correia e polias para chegar nela) e para remove-la ainda eh necessario dar uma batidas nela para sair do lugar (devido corrosao\ferrugem) e ter de marcar referencias de posicao na propria bomba para colocar a nova exatamente na mesma posicao e assim facilitar a colocacao da correia no mesmo lugar.

Pergunto pq o mechanico disse que para trocar tem de tirar o motor e da vez que tive de fazer isso faz 1 ano e meio atras, morri com 400 dilmas :smt010 , ele aproveitou e trocou o cabo de embreagem e o coxim do motor junto. Mesmo assim, achei esse valor salgado com as pecas (que nao sei se foram de marcas boas ou nao). Pelo que estou vendo nos tutorais, da para fazer sem tirar o motor...

Outra duvida, aih ja seria para remontar ... quando troquei a bobina indutora do distribuidor, inverti a posicao e isso alterou a sequencia de ignicao dos pistoes. O normal seria 1324 sentido anti horario dos cabos de velas no distribuidor. O meu ficou 3-1-2-4 (tinha voltado no mechanico para por no ponto e ele disse que isso nao daria problema e que meu EFI 95 nao precisava regular ponto com pistola pois se estiver fora simplesmente nao da partida/funciona) .

Comentei esse detalhe pois queria saber se isso interfere naquelas marcas de posicao da correia dentada. Ja que pelo que entendi, as marcas seriam com os pistoes naquelas posicoes 1324 ...
Eh que se preciso, futuramente pretendo retirar tufos, balancins etc para limpeza ou troca, mas para isso tem de retirar a correia tbm e aih teria essa duvida novamente... de como recolocar a correia.

Grato!
Responder