Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e

Mensagem não lida por 500EF »

Tanto meu monza quanto minha blazer (ambos convertidos para rodar com álcool, com bicos maiores e injeção original) são assim.

É ligar e sair normalmente.

Nem tenho tanquinho de partida a frio em nenhum dos dois (e 18 graus nem é frio, né? hehehe)... :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Ta usando Megasquirt também Eduardo?
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por luiz sle »

vrsilva escreveu:Ta usando Megasquirt também Eduardo?
500EF escreveu:Tanto meu monza quanto minha blazer (ambos convertidos para rodar com álcool, com bicos maiores e injeção original) são assim.

(...)
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:Tem um vídeo de um cara dando partida num kadett que ficou 12horas parado estava com 18 graus no ambiente fora e o motor 22, ele deu partida só no alcool com a MS e o carro ligou de boa, não ficou rateando nem anda... o meu no primeiro KM fica todo quadrado e ainda vai gasosa pra ele ligar...
sim, a MS tem muitos recursos pra facilitar a partida a frio e a lenta fria. nem precisa do kit frio original... eu coloquei so pra preencher o cofre e ter mais recursos.

existem varias funcões bem legais pra isso.
1º prime pulse. quando liga a igniçao os 4 bicos pulsam juntos e da uma espurgada na linha tirando ar,e molhando um pouco o coletor. seria um cuspido
2º Cranking Pulse. quando o motor esta na fase arranque os 4 bicos pulsam todos juntos(programavel) seria o kit partida a frio, porem mapeado :D
3º dwell cracking. a centelha é 'gigante' mais gorda e com uma duração muito alta 6ms ajudando a partida...
4º ponto de ignição mais suave, deixando sem mapeado apenas com o inicial
5º warm-UP (aquecimento) mapeado o motor sobe de giro depois que atingiu uma certa temperatura. geralmente acima de >45Cº tudo programado e mapeado é claro.
6º wasted spark, nao bem um recurso mais um sistem de igniçao original desse motor, que a MS é apta sao 2 centelhas por evento. ela é mais forte que a convencional por ser COP.
7º tempo de pressurização da linha

deve ter mais recurso no extra code... só com isso ja pega no alcool puro em temperaturas realmente baixas menos que 10ºC,motor destaxado e tal e com uma boa lenta estavel. quando testei no meu 1.6 antigo com temperaturas abaixo de 15º sem falhas e destaxado pegou facil e lenta tranquila ate o warm up.

18º é quente ainda pro alcool, aqui o negocio é mais complicado. esse FDS ta marcando negativo e isso que nem começou o inverno e ta prometendo. normal fazer 0-5Cº no inverno rigoroso ou 10Cº a noite ou pela manha. ate na gasolina é complicado o carro se bate mesmo os novos, alcool nessas temperatura <10º é praticamente impossivel ligar e sair em sistema antigos como carburador ou IE analogica falha muito oque é normal. esse marca peguei ano passado em julho as 2h da manha, tava nem quente nem frio :lol: a geladeira tava 3ºC durmi dentro tava mais quente rsrsrs.
Imagem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Puts!!! Hoje aqui amanheceu com 19 graus e eu já vesti blusão moleton! rs..
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
vrsilva

Caramba cada vez mais eu fico com vontade de me meter a mexer na MS, duro que não tenho carro pra isso, o monzão é de uso diario e ficar com ele parado é complicado, fora que teria que fazer o investimento na MS também. Mas com toda certeza é um UP em tanto para o monzão, se deixar ele com um cabeçote roletado e escape melhor dimensionado, com uma MS, ficaria show de bola... carro bem economico e com bastante linearidade na aceleração, sem falhas e tal.... o vontade de ter um caixote para fazer essas coisas... kkkK!!!
vrsilva

OOO Rafaelo, eu tava lendo uma revista 4 rodas que eu peguei outro dia, e lá eles avaliaram o Cobalt, e lá dizem que eles fizeram algumas mudanças no motor 1.4 antes de ir para o carro, e uma delas é o coletor de escape que é de aluminio estampado, na hora eu lembrei de ti, esse coletor tem ganhos em relação ao comum tubular de aço?
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

sim essa injeçao eletronica programavel existe muita coisa a ser configurada,testada,etc oque falei aqui foi so uma pequena parte do ajuste pra partida a frio. existe muito mais que isso a ser preenchido. como ela é voltado pra uso original e pista existem centenas de configurações ainda mais se for um extra code. tem ate cut off original, ou desafogador, entre outros recursos, é show...

eu importei o meu desmontado e saiu 1200,00 na epoca vlw cada real e se fosse mais caro valeria ainda apena. montada nova aqui BR tem por 1650,00 eu recomendo a 3.0 MS2. a 3.0 nao é SMD entao é mais facil trocar componente e fazer os Hardmods. e o processador MS2 é 16bits. IE originais usam apenas 8 ou 10 bits sao limitadas pra giros altos hehehe.

com esse 16bits pode ligar ate um motor de formula indy 15mil rpm que ele nao falha a taxa de resolução é altissima. entao vale apena pegar o MS2 por ter mais rapidez na resolução e pq tem muitas portas nesse CPU oque pra min é oque mais interessa. e tem outros recusos que nao me vem na cabeça no momento.

tem sim, a corroção... bom isso se termina. mas com inox tambem faz isso nunca mais vai trocar escapamento na vida. aluminio com turbo = fundição hahaha ja imaginou?
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder