Coletor 4x1 ou 4x2

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por luiz sle »

Rafaelo escreveu:existem 2 motivos pra aumentar o diametro do sistema de escapamento.

deslocamento volumetrico ou sobrealimentadores. 2" atende perfeitamente um motor forte 2.0 mais nao atenderia um 2.0 turbo... ae entra oque vc tiver em mente no futuro, caso queira um SC ate daria pra deixar em 2" ja que os SC stock mandam apenas 0.5 ou 0.8 upgraded dae ficaria pequeno os 2". se pensa um SC em 2" vai te atender muito bem, se usar um compressor M45 stock por exemplo.

agora 2" aspirado entra muita potencia. no meu caso vai ser 2" nao pretendo sobrealimentar, senao teria que forjar o motor nessa minha config. dae ja nao é pra mim esse tipo de coisa.

dae nao rola, fala com esse cara que ele te fornece a medida que for, e as peças prontinhas. eu terminei o meu coletor hoje, agora vou pro main pipe... dae ja to falando com ele novamente hehehe.

olha, eu cotei 8 curvas de 90° 2" pro main pipe + 3 metros de 2" ainda nao vi o valor mais passa dos 300,00. o down pipe 500mm + curva 90° 2.5" 90,00 (sem flexivel, sem soldas, sem suporte, sem flanges) apenas tubos. o coletor foram 6 curvas 90° 1 1/2" + 1000mm 1 1/2" todos os materias polido 304 1.5mm 270,00 e poucos... nao lembro. o flexivel 100% 304 gastei 180,00, 8mm diametro de barra 304 pro suporte 50,00, soldas MMA 304 1kg 2.5mm, chapa 9.5mm 304 350X450mm 450,00, sem contar o CNC, suporte especial da rosca sonda lambda 304 38,00

as flange em 304 CNC que encarece pra valer. e se forem feitas no CNC nem se fala. pra mim saiu de graça o CNC tenho um amigo que tem ela.

sem duvida, o teu (monza) tem mais curva que o meu. o meu sai reto bem no meio do tunel original do N20XF. entao o teu tera um custo maior, mais curvas vao ser usadas... mais soldas... em fim. esse foi meu custo, tu ja tem uma base agora. a chapa 9.5mm 350X450mm ganhei do meu pai, com ajuda de um amigo do nosso ramo conseguimos por meros 130,00 na sucata. chapa novinha porem "usada". procura por ae que acha, em metalurgica nova com NF custa oque falei acima... dae nao da né muito caro.

eu tb to no mesmo barco. vou por 3 magnaflow USA inox 304 (1 catalizador alto fluxo. 1 silencioso intermediario. 1 ponteira. todos em 2" de perfil original "monza" ovais de mesmo layout ) so nisso vai 1500,00 rsrsrsrs porem sao eternos tambem... la de rocha, soldado em TIG,alto fluxos... mais nao tenho grana agora vo fazer como vc, deixa retao so no tubo 2" inox... quando comprar os silenciosos faço a instalaçao final, ja esta no projeto isso. eu tb to no futuro distante, o meu escape vai ser direto so pra fim de teste/ajuste/locomoçao simples. so vai me custar <400,00, contra 1500,00 + 400(main pipe)
2" ficaria no limite com SC?

Rafa, qual a diferença do meu Monza pro seu? Acho que o escape do meu fica ainda mais barato. Um cano reto no meio, a curva do tanque, do eixo traseiro e a curva pra sair no local original, seria em torno de 5 curvas acredito eu. As flanges tendo a medida meu pai faz na firma na faixa. kkkkkkkk Pega material que sobra lá e faz quando der. Então só o cano que emenda no coletor + curvas ficaria em torno de quanto?
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

luiz sle escreveu:2" ficaria no limite com SC?
se for um SC M45 que vai bem no 2.0 e se usar pressao de fabrica, ele nao é tao bruto assim, acho legal ficar nos 2" pra preservar a fase aspirada. agora se pretende aumentar a pressao do compressor 2" ja começa fica pequeno. mais tambem vai depender se tu vai ter silencioso aberto ou fechado.

eu ficaria no 2".

luiz sle escreveu:Rafa, qual a diferença do meu Monza pro seu? Acho que o escape do meu fica ainda mais barato. Um cano reto no meio, a curva do tanque, do eixo traseiro e a curva pra sair no local original, seria em torno de 5 curvas acredito eu. As flanges tendo a medida meu pai faz na firma na faixa. kkkkkkkk Pega material que sobra lá e faz quando der.
é que o teu passa pela bomba de oleo e depois da uma volta ate alinhar ao tunel vai bastante materia. o meu sai reto ja, é mais curto o trajeto. a nao ser que tu tem em mente passar por baixo do carter, ae ficaria parecido com o meu mesmo. so pouca coisa mais longo o 90° da uniao pq teu carter nao tem passagem por ali.

dae fica mais facil, voces tem CNC? fazer na fresa da um P... trabalho. os desenho eu te mando eles. inclusive com as flange triangulares de uniao das sessoes coletor + downpipe.
luiz sle escreveu:Então só o cano que emenda no coletor + curvas ficaria em torno de quanto?
ta falando pra confeccionar somente o coletor sem downpipe? vai umas 6 curvas 90° + 1 metro de cano 1 /12. e chapa pra fazer a uniao.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por luiz sle »

Eu vou usar só o cano, se o barulho ficar de mais coloco a ponteira do S/R.

Mas por enquanto não iria comprar o coletor, só os canos de 2" e curvas.

Não dá, Rafa, se eu for rebaixar vai bater nas lombada, vou fazer o convencional igual o da foto do Eduardo.

Pra fazer só o cano intermediário até o final do carro, em 2". O coletor vai dar mais trabalho, faço depois.

Meu pai se animou com a idéia aqui! Falou que na firma não tem CNC, mas ele faz na fresa sem pressa que esse material lá sobra e eles vendem a preço de banana. Sem coletor se ficar até uns R$400,00 acho que dá pra fazer. :wink:
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Rafa o carter desse motor não serve nos antigos? porque?

Inox usamos nas nossas sondas de O2, aguentam mais de 1000 graus célsius tranquilamente...

E tem razão, o inox é péssimo condutor térmico mesmo, já retirei um tubo de inox de uma sonda desmontada do forno sem esperar o resfriamento, ela saiu nem vermelha, saiu branca de acesa, pois o forno estava em 900 graus... Ela demorou quase 1 minuto para ficar vermelha na ponta, e ficou vermelha por uns 3 minutos, e depois foi escurecendo, mas ainda vermelhada, com uns 10 minutos o inox voltou a ficar escuro mas ainda quente, muito quente, para ele resfriar naturalmente leva quase meia hora, pra poder tocar uns 20 a 25...
O tubo que usamos tem espessura de uns 5mm é bem grosso...

Esses tubos dessas sondas chegam a ficar 2 anos DIRETO nos fornos rodando em temperaturas acima de 800 graus, e quando elas vem pra mim revisar, os tubos estão intactos... O inox fica preto depois de receber muito calor e carbono...
Pra detonar esses tubos tem que super saturar o carbono dentro do forno, e muita sujeira também dentro do forno, daí chega a quebrar o inox de tão duro que fica... Lixa 300 para esses tubos é lencinho de bebe... kkkkk!!!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR

luiz sle escreveu:Eu vou usar só o cano, se o barulho ficar de mais coloco a ponteira do S/R.
Ah sim direto sem silenciosos em 2" com SC desse tipo da e sobra. ainda mais se for deixar pressao stock.
luiz sle escreveu:Não dá, Rafa, se eu for rebaixar vai bater nas lombada, vou fazer o convencional igual o da foto do Eduardo.
é verdade. passando pela bomba como no original é certo que vai mais material que passar reto no meio como o meu. o meu nao pq o carter tem o espaço pra acomodar o escape.
olha como é mais curto, fica bem na borda do bloco
Imagem
Imagem

luiz sle escreveu:Meu pai se animou com a idéia aqui! Falou que na firma não tem CNC, mas ele faz na fresa sem pressa que esse material lá sobra e eles vendem a preço de banana. Sem coletor se ficar até uns R$400,00 acho que dá pra fazer. :wink:
que otimo, dae fica mais tranquilo pra ti. na fresa nao tem a mesma precisao e velocidade de uma CNC mais fica muito bom tb, antigamente se fazia assim. é so ter paciencia, paquimetro,desenho industrial que da tudo certo. façam de chapa 9.5mm 304

eu puxei o orçamento hoje 3 metros + 8 curvas 90° tudo 2" 1.5 polido o mais barato foi 340,00 s/frete
Rafaelo
MODERADOR

vrsilva escreveu:Rafa o carter desse motor não serve nos antigos? porque?
nao serve por varios motivos. veja pq.
1° sistema de mediçao do oleo é na esquerda, o contrario do monza
2° layout do acoplamento da caixa nao serve na F16 e F18. apenas nas F17 e F23
3° defletor desse bloco é aparafusado no bloco, o bloco do 'monza' nao serve.
4° o bloco tem furo da vareta especialmente pra isso, o monza nao...

resumindo, so blocos FGP. como é o caso do leocastro,eu.
vrsilva escreveu:Inox usamos nas nossas sondas de O2, aguentam mais de 1000 graus célsius tranquilamente...
verdade, o ferro fundido ja fundiu ae :lol: nao é atoa que usam na tubeira da turbina de motores de helicoptero turbofan.
vrsilva escreveu:E tem razão, o inox é péssimo condutor térmico mesmo, já retirei um tubo de inox de uma sonda desmontada do forno sem esperar o resfriamento, ela saiu nem vermelha, saiu branca de acesa, pois o forno estava em 900 graus... Ela demorou quase 1 minuto para ficar vermelha na ponta, e ficou vermelha por uns 3 minutos, e depois foi escurecendo, mas ainda vermelhada, com uns 10 minutos o inox voltou a ficar escuro mas ainda quente, muito quente, para ele resfriar naturalmente leva quase meia hora, pra poder tocar uns 20 a 25...
O tubo que usamos tem espessura de uns 5mm é bem grosso...
sem duvida Vinicius, a inercia do inox é altissima, pode variar um pouco dependendo da familia e classe. demora muito ate esfriar, diferente de um aluminio ou prata que dissipa rapidamente...(por isso usam em dissipadores eletronico) nao serve pra escapamentos. ate pra aquecer o inox é demorado, hoje fiz o suporte do intermediario em 304 e pra aquecer ele demorou muito, e pra esfriar tambem é claro.
vrsilva escreveu:Esses tubos dessas sondas chegam a ficar 2 anos DIRETO nos fornos rodando em temperaturas acima de 800 graus, e quando elas vem pra mim revisar, os tubos estão intactos... O inox fica preto depois de receber muito calor e carbono...
sim, o inox sofre e aguenta muita pauleira em cima, nao so de pico como nominal mesmo. vide as tubeiras de turbinas, todinhas pretas de tanta caloria que levam acabam pretiando, tempera muito, o carbono sobe com o tempo e ficam mais fragil e hiper duras. quando eu fiz as flanges, o eng naval(nosso funcionario e amigo particular ate é ele que vai me soldar na TIG as flanges) me pediu pra traçar alguns mm a mais do que era o corte das flange. pq o corte seria a quente(disco) se coloca-se muito perto temperaria demais as bordas. dae poderia quebrar as brocas do CNC :) ate nisso se deve pensar. a coisa é alto nivel mesmo. inox é um material muito chato de se lidar devido sua dureza.

vrsilva escreveu:Pra detonar esses tubos tem que super saturar o carbono dentro do forno, e muita sujeira também dentro do forno, daí chega a quebrar o inox de tão duro que fica... Lixa 300 para esses tubos é lencinho de bebe... kkkkk!!!
hehehehe inox forjado nem lixa pega, tem que meter é pedra da grossa :lol:
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por rafael_club »

rafaelo min diz qual desses modelos de caixa que vc cito é o do Monza club? a 2 e 3 é mt longa
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Mas o Leo está usando esse carter de alumínio??? Como que fez com o escape do monza???
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder