Classic SE 4 portas 1989 - Meu 1º Carro

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Classic Se 4 portas 1989 - meu 1º carro

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Tambem gosto de Santana, respeito a robustes do motor ap, porem o que nunca gostei no santana foi a questao de estabilidade : comparando carros originais, um Monza <90 com qualquer santana, nas curvas, da de lavada em questao de segurança, em situaçoes limite, entrar em curvas em alta velocidade, ou fazer uma "esquina" abusando do carro, este trabalho de carroceria que ele faz, me asusta.
Infelizmente ja entrei em curvas com calculo errado de velocidade com meu Monza quando tava original (agora muito melhor) e ele "representou", segurança total, ja o santana nao tem este comportamento, a carroceria dele "joga" muito pro lado (apesar de os pneus nao sairem do chao) a sensaçao é assustadora.
Gosto, cada um tem o seu, mas esta frente do santana, no meu gosto, é a mais bonita de todos.
Mas nao troco meu Topazio por santana nenhum. :D
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
RBMartins
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por RBMartins »

é como já falei aqui uma vez: Monza e Santana levem vantagens em pontos distintos, mas numa somatória de pontos saem empatados....
agora Déco, essa sensação de que o carro vai desgarrar na curva eu nunca percebi qdo tinha o Santana (tbm andava igual a velhinho kkkkk.....), mas uma coisa que os Santana levam vantagem em cima dos Monza com direção hidráulica,principalmente os caixotes é que em velocidades mais altas a direção do Monza fica muito leve (efeito progressivo), já a do Santana fica bem firme, porém é tão leve quando a do Monza (se for tubarão então, é mais leve ainda) na cidade e manobras
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
S h E e Q u O
Estado: Paraná-PR
Motor: 2.0
Ano: 1987

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Eu gosto do Santana, principalmente dos mais antigos. Mas nunca tive experiência com eles. Só com o primo Versailles e com a prima Royale. Eles sempre foram firmes e andadores, mas, nas curvas, a Royale tinha um comportamento interessante. Ela era firme, mas, em determinado momento de uma inclinação mais rápida e brusca, ela parecia que iria dar uma "jogada, virada" de vez, talvez pela altura do carro. Este modelo ao qual me refiro era uma GL 1.8 injetada, 4 portas, 96/96 peladíssima. Só veio com ar quente e preparação para som (antena embutida no pára-brisa e alto-falantes). Não tinha VE, TE, Ar e nem DH. Talvez, por conta disso, o motor poderia trabalhar mais livre, apesar do peso do carro. A diferença de desempenho dela para o Monza GL 94 2.0 EFI que tínhamos na época era muito pequena. O Monza era mais rápido por ser 2.0. Mas, em uma das viagens que fiz com ela, estava eu em uma linha reta e longa, quando passava em cima da Ponte do Rio Tibagi. Ouvi o barulho da rotação do motor, coisa que era rara. Olhei no velocímetro, vi que estava a 180km/h (que loucura, não faço mais isso hoje de jeito nenhum). Vazia (e maneirando no pé) chegava a fazer 15,5km/l e carregada ficava entre 13,5km/l a 14,5km/l, dependendo do pé. O acelerador era muito sensível e o carro bem arisco, principalmente quando precisava retomar de 80 para 100 ou 120 km/h. Por fora, um cinza meio azulado, que só saiu nas 96 e 97. Por dentro, tudo cinza bem clarinho. Era bem interessante.

Concordo com o Martins: Santana, Monza, cada qual tem sua personalidade.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Engraçado que já eu... acho o contrário que o Martins com relação ao comportamento do Monza e Santana...

Já tivemos um Santana 88 com direção em casa, e a direção dele MESMO em alta velocidade era muito bamba, se comparar AQUELE Santana que tivemos com meu atual Bartok daria claramente para ter a impressão que o Bartok não tem DH perto DAQUELE Santana...

O meu antigo Monza 93/94 tinha rodas aro 13, e o Bartok 14", a percepção de estabilidade à mais é grande, e o volante também fica mais firme, no outro com aro 13 era mais gostoso de manobrar.

Mas o Santana, era molengão no volante...

Acho que isso é muito da regulagem da caixa...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
RBMartins

Mensagem não lida por RBMartins »

então, a questão da direção pode ser que nos modelos da primeira geração do Santana era assim, infelizmente só dirigi dentro da cidade e por poucos metros uma vez uma Quantum GL 2.0 89, na estrada não posso nem arriscar um palpite.... agora nos modelos robocop (91-98) e nova série (99-06) posso te afirmar que a direção é mais firme que a do Monza, principalmente quando comprada com a do modelo caixote (dirigi tbm uma única vez um deles 88/89 com dh de um colega meu, fui de Osasco a Guarulhos pela Marginal Tiete, como estava com o transito livre, deu pra andar junto ao limite de 100 km/h que tem em alguns pedaços dela e percebi que a direção ficava muito leve mesmo). Mas o que vc falou do aro faz toda a diferença no Monza, quando tive o SL/E 90/91 equipado com as rodas originais 13" parecia que a direção era mais leve que neste GLS com rodas 14"
Agora confirmo o que o Sheequo falou sobre o consumo desse motor AP 1.8 com injeção monoponto: é ultraeconomico se considerar a defasagem do sistema em ter 1 bico só pros 4 cilindros, mesmo no Santana CLi que tivemos que era completo, andando tranquilo na estrada e com o ar desligado beirava os 16km/l (pelo fato de ser um pouco mais leve que a Royale). Ainda falando de Versailles e Royale, ja ví muita gente falar que eles são melhores em vários aspectos que o próprio Santana e Quantum, infelizmente tbm nunca tive nenhum deles, mas a uns 4 anos atrás logo que deu PT no CLi 95 eu cheguei a ver pra comprar um Versailes GL 1.8i gasol/gnv completo menos ar
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
jolusiri
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por jolusiri »

Lembro que os Santanas antigões dava pra girar o volante com um dedo :shock:

Meu padrasto teve um Santana 92 GL a direção era bem macia mas se mantia firme na estrada, este santana deu PT após uma batida na traseira de um Sportage 0km de uma senhorinha de 70 anos, acho que ela confundiu os pedais por ser automático e acelerou ao invés de frear e bateu com tudo no Santana que estava parado no semáforo fechado :smt010 meu padrasto teve até que usar colar cervical por causa do impacto.

A direção do meu Monza era bem molenga mesmo, mas estava com problema, funcionava apenas para o lado direito, então troquei pela caixa do tubarão que um pouco mais firme, dá uma sensação de mais segurança e depois que passei a usar aro 15" ficou sensacional, quando eu trocar a suspensão deve ficar perfeito :smt023
Monza Classic SE 89, gasolina, azul médio e causador de torcicolo!!!
S h E e Q u O
Estado: Paraná-PR
Ano: 1987

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Alguns outros detalhes que me lembrei sobre os volantes são:

- a DH do Monza GL 94 que eu tive foi a mais leve que eu já conheci (nunca testei a do Santana e nem a famosa DH do Galaxie).
- a direção convencional do meu atual Monza 87, sem DH, é razoavelmente macia.
- a direção do Versailles e da Royale (creio que, da mesma forma que a dos Santana/Quatum), esterçava mais do que os demais veículos. Para fazer um balão em uma esquina, eu não precisava abrir a curva para o lado direito para depois esterçar para o lado esquerdo. Bastava ir reto e esterçar tudo para o lado esquerdo, que dava tudo certo. Dizem que a direção (comum, sem DH), dos Chevette e das Variant II tinha esta característica.
Giovanni37
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: Rio Grande do Norte-RN
Modelo: Monza SL
Ano: 1992
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Giovanni37 »

jolusiri to babando aqui com seu Classic SE 89. Tenho um SL 92 2.0 com ar e dh sendo que surgiu uma oportunidade de pegar um igualzinho ao seu, mesma cor. Desde que comecei a gostar de Monza me apaixonei pelos Classic SE e agora to pensando seriamente em pegar esse e passar o meu pra frente, já que não da pra ficar com os dois. Será que vale a pena? O Classicão ta um tanto sofrido na parte externa mas o interior dele parece recém saído da fábrica. Ele ta bem original e não teria muito trabalho pra restaurá-lo. Só não vi a mecânica ainda mas parece que ta boa, verei isso amanhã ou sábado. Se eu pegar um preço legal no meu aí da pra fazer um trabalho bom no Classicão. O cara ta pedindo 2500 pratas, por isso to louco pra ir la dar uma sacada e trazer pra casa!!
Monza 2.0 - Aceita que dói menos!! ;)
Responder