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Re: MONZA GLS 1995 AZUL
Enviado: 09 Mar 2014, 14:12
por Julio Cesar Ledo
Troquei sim Martins mas eu não tinha conhecimento sobre o assunto e não vi qual colocaram no carro, tenho certeza q não é coisa boa, simplesmente pq aqui em floripa se vc não pede coisa boa eles te empurram qualquer merd@ !
D=
Sobre a troca, embora eu já fiz 3 limpezas no arrefecimento do Monza em 2 anos, o sistema ainda não está 100%... Isso pq logo depois da última limpeza o radiador de ar quente já estragou e vazou bastante fluido, q acabei repondo apenas com água... Então a proporção já está errada de novo... Sem falar que como o sistema tava muito sujo, o fluido suja rapidinho no meu carro...
E Martins isso que eu tirei fora o radiador para limpar ele de tanta lama que tinha no sistema de arrefecimento, mesmo assim não ficou 100% !
O antigo dono do meu carro não cuidava de NADA !
1- Fluido de freio era uma gosma verde nojenta !
2- Sistema de arrefecimento tinha tanta lama que dava para fazer uns 12 tijolos !
3- Direção Hidráulica com fluido marrom ao invés de rosa, nunca tinha sido trocado...
Resumindo o cara não fazia nada de manutenção nestes itens...Me admiro do A/C estar funcionando pq o cara não dava bola para nada...
Este final de semana revisei todos os pontos de aterramento do meu carro !
:smt023
O ponto do lado da bateria acima do farol tava horrível ! Os pontos debaixo da tampa do filtro de ar estavam oxidados e sujos de óleo ! O ponto de aterramento da caixa estava frouxo e com graxa !!! Tava tudo horrível !!! Limpei bem tudo, lixei bem os terminais e passei um descarbonizante, montei tudo certinho e agora ao ligar o carro frio, o motor de arranque só gira 2x e ele pega, antes pegava na 4° virada !!!
Fiquei abismado com a diferença, agora ao ligar o farol do carro, a temperatura do motor não esquenta (o ponteiro subia ao ligar o farol), ficou muito bacana !
Abração !
RBMartins escreveu:Julio Cesar Ledo escreveu:Deco no meu carro estou pensando em usar aquele rosa da Delphi..... Seriam 3 litros para o sistema do meu carro pelo que já vi, só não fiz ainda pq quero antes trocar ou reparar o radiador de ar quente ! Foi pro saco...
:smt010
Martins excelente o serviço no Monzão TOP mesmo não achei caro e legal q vc já inspecionou o barulho do rolamento !! Show de bola !!
:smt023
Eh Ledo, tem que ficar em cima de qualquer barulhinho no carro, as vezes eh uma coisa simples que a gente vai deixando de lado e depois vira aquela bola de neve de problemas... mas uma coisa: no final do ano passado vc jah nao trocou o aditivo do seu carro ?
Re: MONZA GLS 1995 AZUL
Enviado: 09 Mar 2014, 15:42
por RBMartins
Julio Cesar Ledo escreveu:Troquei sim Martins mas eu não tinha conhecimento sobre o assunto e não vi qual colocaram no carro, tenho certeza q não é coisa boa, simplesmente pq aqui em floripa se vc não pede coisa boa eles te empurram qualquer merd@ !
D=
Sobre a troca, embora eu já fiz 3 limpezas no arrefecimento do Monza em 2 anos, o sistema ainda não está 100%... Isso pq logo depois da última limpeza o radiador de ar quente já estragou e vazou bastante fluido, q acabei repondo apenas com água... Então a proporção já está errada de novo... Sem falar que como o sistema tava muito sujo, o fluido suja rapidinho no meu carro...
E Martins isso que eu tirei fora o radiador para limpar ele de tanta lama que tinha no sistema de arrefecimento, mesmo assim não ficou 100% !
O antigo dono do meu carro não cuidava de NADA !
1- Fluido de freio era uma gosma verde nojenta !
2- Sistema de arrefecimento tinha tanta lama que dava para fazer uns 12 tijolos !
3- Direção Hidráulica com fluido marrom ao invés de rosa, nunca tinha sido trocado...
Resumindo o cara não fazia nada de manutenção nestes itens...Me admiro do A/C estar funcionando pq o cara não dava bola para nada...
Este final de semana revisei todos os pontos de aterramento do meu carro !
:smt023
O ponto do lado da bateria acima do farol tava horrível ! Os pontos debaixo da tampa do filtro de ar estavam oxidados e sujos de óleo ! O ponto de aterramento da caixa estava frouxo e com graxa !!! Tava tudo horrível !!! Limpei bem tudo, lixei bem os terminais e passei um descarbonizante, montei tudo certinho e agora ao ligar o carro frio, o motor de arranque só gira 2x e ele pega, antes pegava na 4° virada !!!
Fiquei abismado com a diferença, agora ao ligar o farol do carro, a temperatura do motor não esquenta (o ponteiro subia ao ligar o farol), ficou muito bacana !
Abração !
sei bem o que vc tá falando, normalmente qdo a gente compra carros com mais de 10 anos já pode esperar por isso mesmo :smt011
esse carro meu vc sabe da história, porém o radiador dele não estava muito sujo não (talvez pelo radiador não ser mais o original do carro, mas tbm não sei a qto tempo ele está lá...), mas como tudo tem um porém, a a água não tinha aditivo nenhum
mas falando do fluido de DH, ele só precisa ser completado pra estar sempre no nível, nem mesmo o manual recomenda que ele seja trocado...
Agora cara se puder posta ai como fez sua revisão dos aterramentos, me interessa muito ver como é, pra variar meu carro precisa tbm de uma revisão dessa urgente (o clássico problema de quando liga o farol e o ponteiro de temperatura bater no quase vermelho me assombra tbm) e eu não faço a mínima idéia de como fazer isso
abraço !
Re: MONZA GLS 1995 AZUL
Enviado: 09 Mar 2014, 18:43
por Julio Cesar Ledo
Martins não sou especialista, mas fiz assim... Vais precisar de um jogo de chave para realizar o serviço facilmente. Essas dicas um colega mecânico meu de RS que estava de passagem aqui por casa me deu este final de semana Sábado de manhã...
No cofre tem pelo menos 7 pontos a serem verificados. O carro deve estar desligado.
1°-Tira o cabo do negativo da bateria, lixa bem o pino da bateria e no conector do cabo por dentro lixa e tira a sujeira com uma faquinha. Mantenha o cabo desconectado.
2°-No cofre lado bateria tem um terra que deve ser desmontado, com todos conectores lixados brilhosos e na lata do carro lixa bem até fica somente no local brilhoso. Remova toda e qualquer sujeira do locar e monte
3°-Perto do sensor de velocidade na lateral tem um chicote com um ponto importante de aterramento, tira fora o parafuso e com uma lixa limpa bem o local no bloco e o ponto de aterramento do chicote..
4°-Remova Distribuidor preste atenção na marcação do ponto e lixe aonde o distribuidor vai acoplado no bloco, ambos os lados deixe bem limpo pq o HEI recebe terra do bloco do motor, se ali tiver sujo prejudica o terra do HEI.
5-Remova a tampa do filtro de ar preste atenção nas conexões das mangueiras do TBi. Tem dois pontos de aterramento debaixo da tampa do filtro de ar atrás da tampa de válvulas, remova os parafusos e lixe bem deixe tudo limpo, utilizei ali um descarbonizante tb para remover óleo e graxa. Monte e reaperte.
6°-Na Churrasqueira tem um ponto de aterramento do limpador para brisas que tb tava feio visto que sofre com umidade, limpei bem lixei e reapertei.
7°-Atrás do acabamento de tapete da tranca do porta malas tem um ponto de aterramento da bomba de combústivel, deve ser verificado e reparado.
8°-Debaixo do acabamento do trambulador tem um ponto de aterramento que deve ser verificado.
Verifiquei todos estes pontos no carro, tb a algum tempo lixei os fusíveis que tinham uma espécie de esmalte nos contatos.
Agora o carro pega mais fácil quando frio, não tem alteração nos instrumentos (multímetro e temperatura) do painel ao ligar o A/C, faróis e neblinas, parece que ficou bacana.
Abração
Re: MONZA GLS 1995 AZUL
Enviado: 09 Mar 2014, 19:09
por RBMartins
Julio Cesar Ledo escreveu:Martins não sou especialista, mas fiz assim... Vais precisar de um jogo de chave para realizar o serviço facilmente. Essas dicas um colega mecânico meu de RS que estava de passagem aqui por casa me deu este final de semana Sábado de manhã...
No cofre tem pelo menos 7 pontos a serem verificados. O carro deve estar desligado.
1°-Tira o cabo do negativo da bateria, lixa bem o pino da bateria e no conector do cabo por dentro lixa e tira a sujeira com uma faquinha. Mantenha o cabo desconectado.
2°-No cofre lado bateria tem um terra que deve ser desmontado, com todos conectores lixados brilhosos e na lata do carro lixa bem até fica somente no local brilhoso. Remova toda e qualquer sujeira do locar e monte
3°-Perto do sensor de velocidade na lateral tem um chicote com um ponto importante de aterramento, tira fora o parafuso e com uma lixa limpa bem o local no bloco e o ponto de aterramento do chicote..
4°-Remova Distribuidor preste atenção na marcação do ponto e lixe aonde o distribuidor vai acoplado no bloco, ambos os lados deixe bem limpo pq o HEI recebe terra do bloco do motor, se ali tiver sujo prejudica o terra do HEI.
5-Remova a tampa do filtro de ar preste atenção nas conexões das mangueiras do TBi. Tem dois pontos de aterramento debaixo da tampa do filtro de ar atrás da tampa de válvulas, remova os parafusos e lixe bem deixe tudo limpo, utilizei ali um descarbonizante tb para remover óleo e graxa. Monte e reaperte.
6°-Na Churrasqueira tem um ponto de aterramento do limpador para brisas que tb tava feio visto que sofre com umidade, limpei bem lixei e reapertei.
7°-Atrás do acabamento de tapete da tranca do porta malas tem um ponto de aterramento da bomba de combústivel, deve ser verificado e reparado.
8°-Debaixo do acabamento do trambulador tem um ponto de aterramento que deve ser verificado.
Verifiquei todos estes pontos no carro, tb a algum tempo lixei os fusíveis que tinham uma espécie de esmalte nos contatos.
Agora o carro pega mais fácil quando frio, não tem alteração nos instrumentos (multímetro e temperatura) do painel ao ligar o A/C, faróis e neblinas, parece que ficou bacana.
Abração
Valeu pelas dicas parceiro ! Qdo for mexer no rolamento jah vou aproveitar e fazer essa revisao !
Abraco e boa semana ae!
Re: MONZA GLS 1995 AZUL
Enviado: 09 Mar 2014, 19:13
por DÉCO
.
OTIMA DICA JULIO :smt023
Muito importante verificar todos os aterramentos, porem, acredito eu que seria interessante, antes de tirar o cabo da bateria (que vai "resetar" a UCE) seria fazer o
TESTE LAMPEJANTE e anotrar possiveis codigos de falhas e no caso de realmente aparecer anotar tambem a ordem (para no caso de necessidade futuras consultas) :
TESTE LAMPEJANTE:
viewtopic.php?f=50&t=13027
Existe uma
graxa para contatos (nao sei direito o nome) que acredito valeria a pena aplicar um fina camada em cada aterramento que o Julio falou, para que demore mais para juntar sujeira, zinhavre e oxidaçao, c nao tiver esta "graxa para contatos" melhor nao colocar nada ou WD40 (que apesar de eficiente no combate de oxidaçao, evapora em poucos meses).
Ja citei aqui que gosto de trocar todos terminais dos fios, peça barata ( $ 0,20 cada) muito facil de trocar e a ferramenta especifica pra isso tambem custa barato, porem nao necessaria.
Espero ter contribuido um pouco mais com estas OTIMAS dicas do Julio

Re: MONZA GLS 1995 AZUL
Enviado: 09 Mar 2014, 19:19
por RBMartins
DÉCO escreveu:.
OTIMA DICA JULIO :smt023
Muito importante verificar todos os aterramentos, porem, acredito eu que seria interessante, antes de tirar o cabo da bateria (que vai "resetar" a UCE) seria fazer o
TESTE LAMPEJANTE e anotrar possiveis codigos de falhas e no caso de realmente aparecer anotar tambem a ordem (para no caso de necessidade futuras consultas) :
TESTE LAMPEJANTE:
viewtopic.php?f=50&t=13027
Existe uma
graxa para contatos (nao sei direito o nome) que acredito valeria a pena aplicar um fina camada em cada aterramento que o Julio falou, para que demore mais para juntar sujeira, zinhavre e oxidaçao, c nao tiver esta "graxa para contatos" melhor nao colocar nada ou WD40 (que apesar de eficiente no combate de oxidaçao, evapora em poucos meses).
Ja citei aqui que gosto de trocar todos terminais dos fios, peça barata ( $ 0,20 cada) muito facil de trocar e a ferramenta especifica pra isso tambem custa barato, porem nao necessaria.
Espero ter contribuido um pouco mais com estas OTIMAS dicas do Julio

Deco, primeiro obrigado por acresentar essas informacoes, depois vou ler com calma o topico que vc indicou do teste lampejante (agora to no cel, ai eh meio osso)...
Mas outra pergunta: os terminais eu encontro em qualquer auto pecas ou soh em casas especificas ?
Re: MONZA GLS 1995 AZUL
Enviado: 09 Mar 2014, 19:34
por DÉCO
.
Em muitas auto peças e em qq auto eletrico, tem saquinho fechado que sai mais barato ainda a unidade.
Re: MONZA GLS 1995 AZUL
Enviado: 10 Mar 2014, 09:42
por vrsilva
Lixar contatos limpa eles e também remove a proteção contra oxidação, o correto é uma limpeza com produto específico, existe alguns limpa-contatos que são bons, e outros que não fazem porcaria nenhuma. Se lixar somente, em pouquíssimo tempo os aterramentos irão ficar piores do que estava antes...
E acrescento também que, tem aterramento atrás do painel de instrumentos. Acredito ser aterramento de tudo do tabelier...