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Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!

Enviado: 16 Jun 2011, 13:38
por waldir
debastiani escreveu:muito bom o tópico.
mas agora me ajudem, fui fazer no meu monza 90 e um dos tres parafuso quebrou como procedo agora? :!:

debastiani,

tem que tirar o 'toco'.. e vc não deu mais detalhes

A tampa onde é alojada a VT os furos são passantes, então imagino que deve ter um pedaço fora do cavalete...
Não seria possivel prender com um alicate de pressão e girá-lo?

Alguem que conhece a matéria poderá achar um jeito + WD40, desde soldar um ponta para girá-lo... fazer um furo e rosca ao contrário e inserir um outro para desapertá-lo.
Serrar perpendicularmente ao parafuso...colocar um parafuso mais longo e uma porca para fixá-lo (gambiarra)

Se quebrar a orelha da flange, eu penso ser possivel soldar com alumínio e fazer nova rosca... tudo depende de como ficou e das habilidades dos terceiros.

Na pior hipotese, um cavalete da VT paralelo custa entre 80 e 100 reais e mais uns 100 de MO

Abs

waldir

Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!

Enviado: 16 Jun 2011, 16:02
por debastiani
Valeu Waldir vou tentar fazer isto que vc me escreveu.
Na verdade quebrou a cabeça do parafuso , ele tem rosca apenas na parte onde se fixa a valvula ou seja , que fica no motor,assim acho que se tirar os outros dois parafuso a vt sai sem problema mas fica o pedaço do parafuso vou ver se consigo tira-la sabado agora.
Abraço
Debastiani monza sl/e 1990 gasolina

Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!

Enviado: 16 Jun 2011, 16:18
por waldir
debastiani escreveu:Valeu Waldir vou tentar fazer isto que vc me escreveu.
Na verdade quebrou a cabeça do parafuso , ele tem rosca apenas na parte onde se fixa a valvula ou seja , que fica no motor,assim acho que se tirar os outros dois parafuso a vt sai sem problema mas fica o pedaço do parafuso vou ver se consigo tira-la sabado agora.
Abraço
Debastiani monza sl/e 1990 gasolina
Com muita calma e paciência, não economize no desengripante WD40 ou similares. Na carcaça onde está alojado o parafuso costuma ser furo passante, ponha o desengripante.
São 5mm de toco... eeu acho que dá pega para um alicate de pressão.

Não esqueça do desengripante nos outros dois parafusos.

Boa Sorte

waldir

Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!

Enviado: 17 Jun 2011, 13:06
por debastiani
Vlw Waldir vou ver se consigo tirar aquele toco agora no fim de semana.
Abraços

Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!

Enviado: 30 Jun 2011, 17:22
por debastiani
Boa tarde Diego
Bem olhando as fotos acima partindo para a sangria do sistema de refrigeração me surgiu uma duvida .No seu monza o para fuso para sangria é um termostato no meu é apenas um parafuso tampão. Sera que esta faltando o termostato? Mas a ventoinha liga ao atingir a temperatura. Posso fazer a sangria da mesma forma?
Obrigado
Rodrigo

Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!

Enviado: 30 Jun 2011, 17:27
por Carlos A. Freire
debastiani escreveu:Boa tarde Diego
Bem olhando as fotos acima partindo para a sangria do sistema de refrigeração me surgiu uma duvida .No seu monza o para fuso para sangria é um termostato no meu é apenas um parafuso tampão. Sera que esta faltando o termostato? Mas a ventoinha liga ao atingir a temperatura. Posso fazer a sangria da mesma forma?
Obrigado
Rodrigo

No Monza gasolina carburado não vai sensor e sim um bujão para tampar o buraco. Para sangria do sistema de arrefecimento, deve soltar esse bujão.

Abs,

Carlos Freire

Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!

Enviado: 30 Jun 2011, 21:30
por jshawk
Assim que isso começar a ocorrer, recoloque o sensor em seu lugar e aperte, complete o nível até a marca indicada, feche o reservatório e funcione o carro até a ventoinha disparar, o que deve ocorrer quando o marcador chegar no meio da escala, ou bem próximo disso.
Para tirar minha duvida de vez...

Aqui no forum me falaram pra fazer esse procedimento e funcionar o carro, fecha a tampa e funciona o carro.
Em outro lugar me falaram que deixe a tampa aberta e funcione o carro até arma a ventuninha, depois de terminado fecha a tampa.

Afinal, funciona o carro com a tampa fechada ou aberta?

Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!

Enviado: 01 Jul 2011, 08:02
por Carlos A. Freire
Cada reparador tem sua "receita". Eu removo o sensor de temperatura com motor frio até sair o líquido. Recoloco o sensor, completo o reservatório, coloco a tampa e funciono o motor. Depois que a VT abrir, abro sem remover o sensor de temperatura para sair mais ar e fecho. Espero ligar a ventoinha e abro novamente a rosca do sensor até sair todo ar. É só ficar atento para que o nível do reservatório de expansão não fique abaixo do mínimo.
Esse procedimento que faço, tem que ter muito cuidado com queimadura, pois no sensor a temperatura é alta.

Abs,

Carlos Freire