Motor de arranque.

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
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avvsilva
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Re: Motor de arranque.

Mensagem não lida por avvsilva »

Olá pessoal,

Reativando este tópico, peça ajuda de vocês. Anteontem realizei a troca do solenóide (automático) do Motor de Arranque do meu Monza 89, gasolina, por causa que começou a acontecer de o motor de arranque não girar ao dar a partida, ouvia-se só o "tec " do bendix atracando com a cremalheira...

http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... &start=175

Pois bem, ainda na auto-elétrica, demos várias partidas, aparentemente tudo certo. Hoje (09/08) pela manhã, ao dar a primeira partida, o carro pegou bem, mas percebi um barulho fora do costume. Saí com o carro, dei uma volta até atingir a temperatura normal de funcionamento e voltei para casa, com o intuito de testar a partida com o motor ainda quente. Quando dei partida novamente, uns 10 minutos depois, a decepção... :smt011 Notei que o ponteiro do conta-giros deu um pulo durante a partida, a qual foi arrastada, como se estivesse com a bateria arriada. Dei mais umas 3 partidas e voltou quase ao normal, então acho que bateria não seja a causa do sintoma e, de fato, quando retornei ao eletricista, ele testou com a bateria dele e o problema permeaneceu.

Combinei com eletricista de voltar 2ª feira e retornei para casa, ... da vida, afinal acabei de gastar R$ 120,00 em um automático novo Bosch. Estou sem sorte: tudo que mando fazer no carro, ele volta com efeitos colaterais.

Ao confrontar a numeração Bosch da peça nova no catálogo on-line da empresa, observo que a peça provavelmente não tem aplicabilidade para Monza, observem só a consulta pelo código 9 33A 081 039 da peça nova:

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Pensei que, talvez, pelo fato de o carro ser antigo, poderia até não aparecer Monza na consulta, se bem que apareceu até Gurgel... E também quando consultei o código de uma peça à venda no Mercado Livre, apareceu sim a aplicação para Monza. Conclusão: ao que tudo indica, a peça que o eletricista colocou não tem aplicação certa para Monza. Aliás, o layout de conexões da peça que ele colocou é mesmo diferente da peça antiga, observem só. A peça antiga tem um conector em cima, outro em baixo; na peça nova, ambos ficam em baixo. :smt017

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O que acham? Por favor, me dêem opiniões....
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waldir
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Re: Motor de arranque.

Mensagem não lida por waldir »

avvsilva,

penso que não tem problema, o solenoide deve cumprir com o engate do (pinhão) 'bendix' no volante

os solenoides antigos tinham os bornes menores do negativo na lateral um de cada lado: um do comutador de partida e o outro vai para a bobina de ignição.
Nos mais modernos tem um só, e quando muito os dois no mesmo lado.

Se deu encaixe no cachimbo do motor de partida e se o eixo do solenoide encaixou na alavanca, não tem erro.

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avvsilva
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Re: Motor de arranque.

Mensagem não lida por avvsilva »

waldir escreveu:avvsilva,

penso que não tem problema, o solenoide deve cumprir com o engate do (pinhão) 'bendix' no volante

os solenoides antigos tinham os bornes menores do negativo na lateral um de cada lado: um do comutador de partida e o outro vai para a bobina de ignição.
Nos mais modernos tem um só, e quando muito os dois no mesmo lado.

Se deu encaixe no cachimbo do motor de partida e se o eixo do solenoide encaixou na alavanca, não tem erro.
Pois é, waldir, concordo contigo, ainda mais levando em conta que esses catálogos são muitas vezes incompletos ou omissos. Mas você teria idéia da questão do ponteiro de rpm dando um "salto" no ato da partida?
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waldir
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Re: Motor de arranque.

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Mas você teria idéia da questão do ponteiro de rpm dando um "salto" no ato da partida?
Precisaria investigar, mas "penso" que a ligação dos bornes menores estão invertidas ou juntas.

O fio verde escuro conf. diagrama do Monza 90 sai da bobina asfáltica e vai para o RPM no painel... então está recebendo um 'pulso' alto da ignição. Convém examinar como foi ligado os fios.

Alguém com maior experiência poderá informá-lo melhor.
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avvsilva
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Re: Motor de arranque.

Mensagem não lida por avvsilva »

waldir escreveu:
Mas você teria idéia da questão do ponteiro de rpm dando um "salto" no ato da partida?
Precisaria investigar, mas "penso" que a ligação dos bornes menores estão invertidas ou juntas.

O fio verde escuro conf. diagrama do Monza 90 sai da bobina asfáltica e vai para o RPM no painel... então está recebendo um 'pulso' alto da ignição. Convém examinar como foi ligado os fios.

Alguém com maior experiência poderá informá-lo melhor.
Pos é Waldir, cheguei a pensar nessa possibilidade. Mas supondo que as ligações estejam certas, se eu inverter a ordem para experimentar, existe a possibilidade de uma consequência catastrófica (curtos, queimar algum componente)?
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Re: Motor de arranque.

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avvsilva,

olhando um video no youtube do Tonella os bornes menores ou terminais servem para energizar o motor para girá-lo e o maior para energizar a chave magnética para empurrar o pinhão.

No caso do pulso negativo para o contagiros ele é derivado da bobina de ignição e no caso do Monza é o fio verde escuro.
Meça os enrolamentos primário e secundário da bobina se estão dentro do parâmetro.
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avvsilva
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Re: Motor de arranque.

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waldir escreveu:avvsilva,

olhando um video no youtube do Tonella os bornes menores ou terminais servem para energizar o motor para girá-lo e o maior para energizar a chave magnética para empurrar o pinhão.

No caso do pulso negativo para o contagiros ele é derivado da bobina de ignição e no caso do Monza é o fio verde escuro.
Meça os enrolamentos primário e secundário da bobina se estão dentro do parâmetro.
Estive conferindo e causa de meu problema infelizmente não é a troca dos fios nos bornes menores do automático de partida. De qualquer forma, gravei um vídeo mostrando o sintoma apresentado após a troca do automático:

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