Carlos A. Freire escreveu:No Monza até 1992, dá para trocar tudo no sistema de embreagem, sem remover o câmbio. Inclusive o garfo.
Devo lembrar que para o sintoma de trepidação ao sair com o carro existem outras possibilidades. Coxins de motor e câmbio, cabo de embreagem e disco e platô. Rolamento de embreagem não creio que cause o sintoma. Mas, se for trocar qualquer peça do sistema de embreagem, recomendo fazer a troca do disco, platô e rolamento.
Abs,
Carlos Freire
Muito obrigado, prof. Carlos. Acho que não me expressei bem. A trepidação a que me refiro é do pedal de embreagem mesmo, quando o carro está em marcha lenta, esperando em um semáforo, por exemplo. Em rotações mais elevadas ele também trepida, porém um pouco menos. Em uma certa rotação (felizmente mais alta que costumamos atingir no dia-a-dia, por volta de 4000rpm), o pedal de embreagem entra em ressonância e a vibração aumenta muito! :smt023
Ao sair com o carro, existe uma trepidação também, mas muito pequena. De qualquer forma, vou fazer o que o senhor recomendou mesmo: trocar todo o kit de embreagem.