Diego Paiva escreveu:Parece ser boa, mas pra mim... tá meio salgado esse valor.... tava pensando numa coisa mais em conta, heheh! Será que existe? No mercado livre tem umas de 100 reais, kkkkkkkkkk.... capaz de nem ligar qd chegar em casa...
Diego, até pode ser uma politriz dessas baratas do ML, mas veja bem:
Tá é barata, mas barata quanto?
Das meia bocas que eu vi no ML estão por volta de uns 250 reais, lembrando que estou falando de politriz com controle de velocidade, sem isso nem pegue que vai ferrar a pintura...
Beleza, compra uma dessas de "duzentão" e tá feliz, até ela começar a dar problema por esquentar e não aguentar o serviço, MESMO que hobby a maquina deve aguentar, e elas esquentam, e quando esquenta o motor elétrico ele tende a esquentar cada vez mais, isso porque essas maquinas não tem um padrão de qualidade primoroso como uma black'n'decker...
Essas maquinas normalmente não tem rolamentos, ou seja a peça se desgasta, e para trocar? Onde comprar? Cade o distribuidor? Cade a assistencia técnica... as vezes um problema simples nessas máquinas, fazem você simplesmente perder os 250 conto por uma questão tão ..., que numa black'n'decker de 450 não teria acontecido.
Se você tem vontade de ter uma só para seu uso exclusivo, veja bem:
Quantas vezes você pensa que vai polir seu carro?
Eu chuto no máximo 2 vezes.
Porque?
Porque o polimento não é um serviço a ser feito mensalmente, ou semestralmente, ou anualmente como MUITA gente acha, o polimento é um serviço corretivo assim como a repintura, ou seja, faz uma vez, o resultado foi bom? Ótimo.
Então o que faz a pintura se manter se eu não polir ela sempre?
Primeiro, Selar o carro com um boa cera de selamento, ceras de selamento, são ceras que criam filmes de proteção por cima do verniz, protegendo esse das adversidades da natureza, fezes de animais, substancias de arvores. Poeira que fica dias no carro, e pegando sol e cereno, fazendo aquilo COLAR no verniz.
É de EXTREMA IMPORTANCIA selar o carro depois do polimento, se não todo o seu investimento vai pro lixo...
Primeiro começa com a lavagem correta, 2 baldes, luva de micro-fibra, NADA DE LUVA DE CARNEIRO DA PEROLA, aquilo é HORRIVEL SIM... mergulha a luva no balde com shampoo, passa no carro SEM fazer pressão, somente com o peso da luva, fazendo movimentos RETOS, nada de circular, FAZER PEÇA POR PEÇA, depois de finalizar a peça, chacoalhar a luva no balde com agua somente, afim de tirar a sujeira e particulas da luva, para evitar que elas grudadas na luva risquem o carro...
Agora entendem porque os carros são cheios de riscos circulares, comecem a observar os carros pretos nas ruas, verão como são horriveis, todos riscados... sabe porque?
Porque o zémané, pega a cueca velha, achando que é macia só porque nunca fez mal a bagagem dele, aí ele pega o detergente, ou no pior dos casos que eu já ouvi falarem, SABÃO EM PÓ.... gente nunca façam isso... E aí o cabloco lava o carro todo no sol, porque a chapa quente ajuda a tirar a sujeira, porque lavar loça na agua quente ajuda a desengordurar, então a pintura quente é melhor... ANTA...
Pintura quente amolece o verniz, por mais que não acreditem, mas amolece sim... e aí você vem com sua cueca zorba e sabão em pó, esfregando e carregando toda a sujeira em movimentos circulares... querem o que, que o carro fique igual diamanete... só se for na cabeça do lula...
Fazendo a lavagem correta, basta aplicar o selador, depois uma cera para puxar o brilho, de preferencia uma de carnauba, lembrando que a cera de selamento deve ter uma cura de 8 horas quando aplicadas a mão.
Mas qual produto usar... vou citar aqui os que EU uso... ninguém precisa ou deve usar os mesmos, é somente uma indição.
Pra lavagem eu uso o shampoo da 3m, gosto muito dele por ter boa lubricidade, e limpa muito bem, tem um cheirinho gostoso e não retira a cera mesmo limpando muito bem. Não rende muito, da para umas 15 lavagens, na embalagem marca 10, porque a diluição dele é 1 medida da tampa para cada 2l de agua, eles falam em 4l com duas tampa, mas é muito, já lavei o monzão com 2l de agua e 1 tampa de shampoo tranquilo, então daria 20 lavagens, mas não da pois as vezes tem partes com sujeiras mais grossas e é necessário usar uma concentração maior... custa na casa dos 17 reais, 1 frasco comigo dura uns 4 meses.
A luva é uma da que eu comprei no mercado extra, uma verde, tem tentaculos de micro fibra, NUNCA vi riscos feitos por elas quando EU utilizo, ela é um pouco pesada encharcada mas eu gosto assim, só não tentem enfiar a mão dentro que é um saco, não serve pra nada, pois se quiser virar a luva que é bem recomendado virar ela na metade da pela, com ela vestida não tem como.... essa luva acho que custa uns 20 também não me lembro, faz e cumpre o que promete. Desde que utilizada de maneira adequada.
Tenho uns baldes de 4L em casa, uso 1 para o shampoo, e um outro balde qualquer grande para a agua de limpeza da luva, é importante as vezes dependendo da sujeira, bater a agua com a própria mangueira na luva para retirar sujeiras mais densas...
Pra secar eu uso a toalha mágica, nunca tive problemas de riscos com ela também, a minha senão me engano é da luxxcar, deve custar em torno dos 30 reais, ela enxuga MUITO bem... eu apenas coloco ela em cima da pintura, e puxo nas peças mais planas, nas laterais eu dobro ela algumas vezes e vou passando como um pano qualquer, quando ela começar a deixar muita sobra dagua, torço e passo novamente. No começo essa luva decepciona um pouco, pois ela parece ruim, mas eu JURO E PROMETO que depois ela se torna fantástica, quase, QUASE comprei toalhas de banho de fio egipcio para enxugar o carro, custam de 50 a 80 reais, e tem que cortar uma parte delas que podem riscar, são enormes, mas custam caro... caso não confiem na toalha mágica procurem por essas toalhas de fio egipcio da buddmeyer ou da M.martan... da M.martan eu comprei para meu enxoval de casamento, o jogo, toalha maravilhosa...
Depois de enxuto o carro, tem que ser feita a descontaminação, pois passar o selante com a pintura contaminada, além de reduzir o brilho, suja todo o aplicador e dificulta muito a aplicação do selante. O selante eu uso o PLC da lincoln como já disse antes, MUITO bom, custou em torno de 25 reais, vem 500ml que da para várias aplicações, e ele não precisa ser aplicado todo mes, eu apliquei no capo do meu monzão e tem mais de um mes, e ele ainda continua repelindo MUITO bem a agua, sujeira, outro dia deixei o carro debaixo de uma arvore e caiu um monte daqueles pingos de resina, fiquei com medo de não sair na lavagem, porém saiu TUDO...
Pra aplicar eu uso os lenços de polimento da 3m, custam barato e vem 10 no pacote, os lenços são grandes, e da para usar bastante um lenço... o ideal , alias aconselho os aplicadores de espuma, o lenço com o PLC agarra na pintura...
A cera eu ainda não tenho, quero a carnauba premiu da lincoln mesmo...
Pra polir eu to pensando em comprar a politriz, mas penso em fazer serviços em outros carros também, se for pra uso somente meu, eu acho desnecessário, poderia mandar polir em um lugar de confiança depois só manter... acho mais barato e viável do que comprar a maquina para usar uma vez e deixa-la parada. Ela pode até servir para passar o selante, alias ele só tem sua função de selar por vários e vários meses quando aplicado pela politriz mesmo, mas aí vai de cada um se cabe gastar o dinheiro para encerar o carro ou não... Eu penso em comprar para fazer trabalhos profissionais mais adiante, tendo retorno financeiro, tenho vontade de ter um comércio e cuidar de carros é uma coisa realmente gostosa e que vem tendo cada vez mais espaço no mercado. Mas estou com um pouco de dificuldades financeiras por conta do meu casamento que virá ano que vem... então tenho que pensar MUITO bem antes de investir um dinheiro nisso.
Porque o valor não fica só nos 450 reais da politriz, tem que comprar as boinas, pois tem que ter uma boina de corte, uma de refino e uma de lustro, isso SÓ PRO polimento, mais uma boina para a cera/selador, ou seja só aí são 4 boinas, cada uma de 6" custa em média uns 50 reais de marca BOA... essas que vem com a maquina pode jogar fora... E depois tem o disco da boina, tem que comprar o disco, se comprar todas as boinas da mesma marca só precisa de um, mas custa na casa dos 60 reais também, depois tem que ter escova para limpar as boinas. As vezes é necessário mais de uma boina do mesmo tipo, as boinas se desgastam, e por ai vai... Não é tão simples assim... Se colocar tudo isso no lapiz da uma conta alta...
Eu fiz um estudo básico do básico para iniciar no trabalho de detalhamento de pintura automotiva, e vai no minimo 2mil reais... pra começar com produtos baratos, se for pra usar os produtos importados, pode jogar isso vezes 5...