RBMartins escreveu:Waldmann escreveu:S h E e Q u O, muito obrigado pelas informações! Até pouco tempo achava que o emblema CHEVROLET era único para todos os monzas. Agora, minha dúvida é: O "2.0" é único para todos os monzas (1982-1996), ou existe um 2.0 apenas para o tubarão?
a partir do tubarão (1991-1996) o logo 2.0 que saia na tampa traseira (1991-1993) era menor que o do Monza caixote. Após isso, a motorização passou a ser indicada em adesivo de alto relevo na cor vermelha nas portas dianteiras
Exatamente, Martins tem toda razão. Vou aproveitar e mandar algumas fotos sobre os emblemas. Martins, se você lembrar de mais algum detalhe, me ajuda!!
Emblema 2.0 original GM Monza 86/90.
Emblema 2.0 original GM Monza 86/90 (verso). Veja os pinos de fixação.
Emblema 2.0 original GM Monza 91/93.
Emblema 2.0 original GM Monza 91/93 (verso). Sem pinos de fixação.
Observações:
- os motores 2.0 passaram a equipar os Monza no final do ano de 1986.
- o emblema 2.0 original GM aplicável aos Monza 86/90 são fixados na lataria através de 02 pinos com buchas. A tampa do porta mala destes modelos já vem originalmente furadas de fábrica com a fixação destes emblemas. Tenha cuidado com emblemas paralelos deste ano/modelo, os quais não possuem os pinos de fixação e confundem o comprador.
- o emblema 2.0 original GM aplicável aos Monza 91/93 são fixados na lataria através de uma fita auto-colante dupla face. Jamais faça a fixação do emblema com super bonder, araldite ou durepox. Se o emblema soltar, troque a fita dupla face.
- o emblema com acabamento cinza é do Monza SL e SL/E; o emblema com acabamento cromado é do Monza Classic, Classic SE e Classic 500 EF.
- os emblemas originais sempre, sempre terão a marca GM no verso, com o código da peça.
- os emblemas paralelos custam
em média R$7,00. Os originais R$40,00. Mas a diferença de acabamento é gritante.
- as principais diferenças entre os emblemas dos anos 86/90 e 91/93 está no
tamanho (largura, altura, espessura),
método de fixação e, principalmente, na
grafia (tipo de letra).
Por fim, faço uma pessoal sugestão: se o seu carro tiver motor 1.8, haverá, na tampa traseira, o emblema "Chevrolet" no canto inferior direito da tampa do porta mala, não havendo emblema de motorização no canto inferior esquerdo da mesma tampa, diferentemente do que ocorre na versão 2.0 do mesmo Monza e apesar de vir estampado o emblema 1.8 na linha Kadett SL e SL/E para o ano de 91, no lado esquerdo da tampa do porta mala. Desta forma, não hesite em manter a originalidade do veículo, pois são estes detalhes (presença ou ausência de algum emblema, friso, farol auxiliar, antena etc) que valorizam cada exemplar de Monza. Se eu tivesse um Monza SL/E 1.8 91, certamente, deixaria sem o emblema de motorização, para preservar a originalidade. Esta ausência do emblema 1.8 é o charme do Monza SL ou SL/E modelo 91.
A título de curiosidade, isso ocorria, da mesma forma, com o emblema "alcool" nos primeiros Monza. Na tampa do porta mala, tanto dos Monza Hatch quanto dos Sedan, vinha o emblema "alcool" no lado esquerdo da tampa e o emblema "Chevrolet" no lado direito. Na versão gasolina, só havia o emblema "Chevrolet" no lado direito, sem emblemas no lado esquerdo. Nenhum dos 02 modelos vinham com emblema no motor 1.6, que na época, só vinha no Chevette. Quando saiu o motor 1.8, passou a ser "1.8 alcool" no lado esquerdo e "Chevrolet" no lado direito. No final de 1986, caiu o emblema "alcool", vindo apenas "1.8" ou "2.0" no lado esquerdo e o emblema "Chevrolet" no lado direito. Por isso, nunca saiu nos Monza o emblema "1.6", nem a combinação "2.0 alcool".
Abraço