Amigos Monzeiros, boa tarde a todos!
Problema resolvido!!!
Quero primeiramente agradecer aos amigos Monzeiros pelas informações que me foram repassadas referente ao problema que havia no motor de Meu Monza, conforme título deste tópico. Um agradecimento especial ao amigo Monzeiro Jesuíno Ferreira, que com seu conhecimento no assunto me ajudou e muito na resolução deste problema.
Bom, conforme fotos anteriores, meu Monza estava sem o avanço centrífugo do distribuidor, no local só havia o buraco onde a mesma é montada. O distribuidor estava travado, notem nas fotos abaixo que antes estava com aperto totalmente para um dos lados.
Comprei um novo avanço, que pelo visto não foi a peça correta, pois a saída ficou do lado contrário, porém após montagem funcionou belezinha...
O mecânico que montou esta peça informou que não haveria problema do avanço ficar desta forma, somente a posição da saída da mangueira que ficaria contrária, vide foto abaixo.
Obs.: Fiquei com muita confiança neste mecânico, ele trabalhou por mais de 25 anos em uma autorizada Chevrolet aqui na cidade de Curvelo/MG durante os anos de 70, 80 e 90, então ele conhece muito de carro GM, principalmente os da década de 80.
Então vamos as fotos. Distribuidor antes, sem o avanço:
Distribuidor após montado o avanço (notem que a saída ficou do lado contrário):
Após montagem foi colocado o motor no ponto, que estava muito fora... Após colocado no ponto o distribuidor voltou e ficou com ajustado do forma que os rasgos de regulagem ficaram equidistantes:
Depois de realizar este procedimento o carro virou outro, antes ele não passava de 90 km/h, depois fizemos um teste em uma rodovia alcanço 140 km/h numa boa, fiquei muito satisfeito com o resultado.
Após alguns dias notei que o carro afrouxou novamente, comecei a fazer uma viagem com ele e tive que voltar, pois não passava de 90 km/h novamente, mesmo exigindo muito do motor. Levei novamente ao mecânico onde foi constatado que o filtro de combustível estava travando. Quando sopramos ele com a boca estava muito "pesado" para fazer o ar sair do outro lado.
Desta forma trocamos o filtro e as mangueiras, que foi identificado entrada falsa de ar na mangueira antes do filtro, pois estava ressecada e sem abraçadeira.
Após fazer este processo o carro melhorou 110%, agora sim está redondinho. Até o barulho do motor mudou, está muito bom...
Então é isso Monzeiros, estou aqui para compartilhar com vocês a resolução deste problema e mais uma vez agradecer a ajuda de vocês. Ao Jesuíno agradeço pela ajuda e dicas, ok!
Abraços a todos.