Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
- willian silverstar
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
o 141b é um gás próprio para limpeza
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
Estrutura química R-12 & R-134
Principais diferenças entre os dois gases
R-134ª absorve mais água que o R-12. São necessários novos agentes
dissecadores;
R-134ª penetra nas mangueiras de borracha com maior frequência que o
R-12, necessita-se de mangueiras com forro de nylon;
Óleos baseados em minerais não providenciam lubrificação adequada em
sistemas com R-134ª. O óleo desenvolvido para uso com R-134ª em
combinação com R-12 se decompõe formando algo parecido com “lama”
e podem danificar sistemas;
Sistema de condicionamento de ar que utilizam R-134ª operam com
pressões maiores daqueles com R-12.
Gás refrigerante R-134ª
O R-134ª (1,1,1,2-Tetrafluoretano) tem propriedades físicas e
termodinâmicas similares ao R-12. Pertence ao grupo dos HFC’s Fluorcarbonos
parcialmente halogenados, com potencial de destruição do ozônio (ODP) igual
a zero, devido ao menor tempo de vida na atmosfera, apresenta uma redução
no potencial de efeito estufa de 90% comparado ao R-12. Além disso, é não
inflamável, não tóxico, possui alta estabilidade térmica e química, tem
compatibilidade com os materiais utilizados e tem propriedades físicas e
termodinâmicas adequadas.
A Hoescht e a DuPont, grandes fabricantes de fluidos frigoríficos,
produzem o R-134ª, sendo que a segunda começou produzindo quantidades
comerciais em 50 dezembro de 1990 em Corpus Christ, Texas (Estados
Unidos). SENAI-SC Unidade São José - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina
Rod. BR 101 - Km 211 - Área industrial - CEP 88104-800 – São José, São José / SC - Brasil. Fone: (48) 3381-9200
Vitor Rafael Galisteo Soares Página 30 28/09/2009
O R-134ª é similar ao R-12, sendo compatível com todos os metais e
ligas normalmente utilizados nos equipamentos de refrigeração. Deve-se evitar
o uso de zinco, magnésio, chumbo e ligas de alumínio com mais de 2% de
magnésio em massa.
Testes de armazenamento com refrigerante úmido apresentaram boa
estabilidade à hidrólise e nenhum ataque corrosivo em metais como aço
inoxidável, cobre, latão e alumínio.
O R-134ª é isento de cloro e, por isso, apresenta boa compatibilidade
com elastômeros. Os testes de extração com diversos materiais normalmente
utilizados como CR (cloroprene), NBR (acrilonitrilobutadieno) e NEM (HNBR)
resultaram em baixa alteração de volume e mínima quantidade de extrato.
Borrachas fluoradas dos tipos FKM/FPM não são recomendadas para uso devido
à um significante aumento de volume e formação de bolhas. Se o sistema não
contiver óleo mineral, podem ser utilizadas borrachas do tipo EPDM. Como o
refrigerante não é o único fluido no 51 sistema de refrigeração, a
compatibilidade mencionada deve ser avaliada em conjunto com o lubrificante
do compressor.
Devido a maior pressão de trabalho,deve-se usar ,85 a 90 % da carga daquele R12. Como acredito que os senhores não tenham como saber a quantidade de gás (Peso/kg) que entrou no sistema,use como base a pressão da baixa ,que não deve exceder 3 bar de pressão(ou 43 psi) ou menor igual a (3bar ou 43 psi). Outro motivo ,é que em alguns Monzas aquela etiqueta que fica no ventilador do arcondicionado em uns ,vem escrito não lembro se é 0,750 ou 0,850 kg de R12 ,ou como no meu, com certeza estava escrito 1,250 kg
Principais diferenças entre os dois gases
R-134ª absorve mais água que o R-12. São necessários novos agentes
dissecadores;
R-134ª penetra nas mangueiras de borracha com maior frequência que o
R-12, necessita-se de mangueiras com forro de nylon;
Óleos baseados em minerais não providenciam lubrificação adequada em
sistemas com R-134ª. O óleo desenvolvido para uso com R-134ª em
combinação com R-12 se decompõe formando algo parecido com “lama”
e podem danificar sistemas;
Sistema de condicionamento de ar que utilizam R-134ª operam com
pressões maiores daqueles com R-12.
Gás refrigerante R-134ª
O R-134ª (1,1,1,2-Tetrafluoretano) tem propriedades físicas e
termodinâmicas similares ao R-12. Pertence ao grupo dos HFC’s Fluorcarbonos
parcialmente halogenados, com potencial de destruição do ozônio (ODP) igual
a zero, devido ao menor tempo de vida na atmosfera, apresenta uma redução
no potencial de efeito estufa de 90% comparado ao R-12. Além disso, é não
inflamável, não tóxico, possui alta estabilidade térmica e química, tem
compatibilidade com os materiais utilizados e tem propriedades físicas e
termodinâmicas adequadas.
A Hoescht e a DuPont, grandes fabricantes de fluidos frigoríficos,
produzem o R-134ª, sendo que a segunda começou produzindo quantidades
comerciais em 50 dezembro de 1990 em Corpus Christ, Texas (Estados
Unidos). SENAI-SC Unidade São José - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina
Rod. BR 101 - Km 211 - Área industrial - CEP 88104-800 – São José, São José / SC - Brasil. Fone: (48) 3381-9200
Vitor Rafael Galisteo Soares Página 30 28/09/2009
O R-134ª é similar ao R-12, sendo compatível com todos os metais e
ligas normalmente utilizados nos equipamentos de refrigeração. Deve-se evitar
o uso de zinco, magnésio, chumbo e ligas de alumínio com mais de 2% de
magnésio em massa.
Testes de armazenamento com refrigerante úmido apresentaram boa
estabilidade à hidrólise e nenhum ataque corrosivo em metais como aço
inoxidável, cobre, latão e alumínio.
O R-134ª é isento de cloro e, por isso, apresenta boa compatibilidade
com elastômeros. Os testes de extração com diversos materiais normalmente
utilizados como CR (cloroprene), NBR (acrilonitrilobutadieno) e NEM (HNBR)
resultaram em baixa alteração de volume e mínima quantidade de extrato.
Borrachas fluoradas dos tipos FKM/FPM não são recomendadas para uso devido
à um significante aumento de volume e formação de bolhas. Se o sistema não
contiver óleo mineral, podem ser utilizadas borrachas do tipo EPDM. Como o
refrigerante não é o único fluido no 51 sistema de refrigeração, a
compatibilidade mencionada deve ser avaliada em conjunto com o lubrificante
do compressor.
Devido a maior pressão de trabalho,deve-se usar ,85 a 90 % da carga daquele R12. Como acredito que os senhores não tenham como saber a quantidade de gás (Peso/kg) que entrou no sistema,use como base a pressão da baixa ,que não deve exceder 3 bar de pressão(ou 43 psi) ou menor igual a (3bar ou 43 psi). Outro motivo ,é que em alguns Monzas aquela etiqueta que fica no ventilador do arcondicionado em uns ,vem escrito não lembro se é 0,750 ou 0,850 kg de R12 ,ou como no meu, com certeza estava escrito 1,250 kg
Editado pela última vez por harrysonmonza em 10 Nov 2013, 01:55, em um total de 1 vez.
- willian silverstar
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
tem um principio importante,a pressão depende muito da temperatura ambiente
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
È verdade ! Quanto maior a temperatura,maior sera a pressão no sistema. :smt023
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
Nos Monzas até 1995 a etiqueta se refere ao R-12, e fala em 1,250, se não me falha a memória. No meu carro os números estão apagados.aquela etiqueta que fica no ventilador do arcondicionado em uns ,vem escrito não lembro se é 0,750 ou 0,850 kg de R12 ,ou como no meu, com certeza estava escrito 1,250 kg
Nos Monzas 1996 a etiqueta se refere ao R134, e fala em 0,750, também se minha memória não está me enganando.
Esses dois valores contrariam aquilo que que a carga do R134 deve ser 90% da carga do R-12.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
Aproveite, para discorrer todo seu conhecimento,e nos explique quais as diferenças nos dois sistemas R12 e R134, ,exatamente pq as pressões de trabalho são diferentes ????? :smt023 :smt017Luiz Carlos (Rio) escreveu:Nos Monzas até 1995 a etiqueta se refere ao R-12, e fala em 1,250, se não me falha a memória.SeNão te falha a memória,é isso mesmo 1,250kg no sistema com R12aquela etiqueta que fica no ventilador do arcondicionado em uns ,vem escrito não lembro se é 0,750 ou 0,850 kg de R12 ,ou como no meu, com certeza estava escrito 1,250 kg
No meu carro os números estão apagados.
Nos Monzas 1996 a etiqueta se refere ao R134, e fala em 0,750, também se minha memória não está me enganando.SeNão te falha a memória ,consulte que vc terá certeza
Esses dois valores contrariam aquilo que que a carga do R134 deve ser 90% da carga do R-12.SeNão te falha a memória, qualquer outra pessoa ,menos desavisada ,saberia quanto dá 10 ou 15 % de 1,250kg :smt023
Abs
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
Olá amigos, não entendo quase nada de ar condicionado, mas com a mudança de gás os carros que usam o R12 ficam em situação difícil, mudar tudo, na maioria dos casos tem que se pagar tudo a profissionais nem sempre muito confiáveis, com pouca experiência, é caro para se fazer. Agora uma pergunta de leigo que tem seu AC desativado a muito, não existe no mercado o famoso gás R12 para manter nosso AC funcionando como era?
Monza 91 automático (o melhor)
- Carlos A. Freire
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
O R12 tem seu comércio proibido aqui no Brasil. Mas, há um gás que o substitui, como já foi comentado em vários tópicos sobre esse tema.
http://www2.dupont.com/Refrigerants/pt_ ... motivo.pdf
Abs,
Carlos Freire
http://www2.dupont.com/Refrigerants/pt_ ... motivo.pdf
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP