Mudando o local original do modulo Hey (prevenção)
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Mudando o local original do modulo Hey (prevenção)
Posso parecer chato Waldir... mas eu tenho total certeza que, se foi colocado lá no distribuidor não foi por economia tão pouco comodismo... Teve um motivo... caso contrário eles o colocariam em outro local do cofre como tem várias outros carros que possuem o módulo de ignição em outra parte do cofre do motor.
Vocês acham que não... Mas toda e qualquer interferência na linha de ignição implica em má qualidade da faísca nas velas, o que consequentemente vai prejudicar o consumo e queima do combustível.
O distribuidor de maneira original já é uma porcaria, imagina colocando MAIS cabos passando por locais úmidos e quentes, para baixar a temperatura dele... É muita interferência...
Os próprios cabos das velas se não estiverem em ordem podem gerar interferência nesses cabos "puxados" para o HEI, o alternador também é um gerador de campo magnético, gera interferência...
E tudo isso nos cabos em paralelo com chaveamento de corrente contínua e tensão alta, irá gerar interferência de capacitância. Sem contar na resistência pelo cabo maior, o calor maior que o cabo irá receber...
Tudo isso irá denegrir com a qualidade da corrente que passa pelo HEI...
É só uma opinião minha... Acho válido sim tirar o HEI do distribuidor. Desde que seja colocado num local próximo, com boa fixação. Eu colocaria ali na torre da suspensão logo atrás da bateria, aproveitando aquele corredor de ar que vem da ventoinha quando ligada, e também com o carro em movimento acredito que tenha uma boa ventilação ali, com a ajuda de um cooler que não consome nada de corrente, daria conta tranquilamente... Se alguém quisesse sossego mesmo, era só colocar um dissipador para um cooler de 12cm... aí ficaria tranquilo de temperatura...
E Waldir os cooler possuem duas maneiras de inverter o sentido de ventilação, uma é só parafusar ele ao contrário, e outra é só inverter os polos...
Vocês acham que não... Mas toda e qualquer interferência na linha de ignição implica em má qualidade da faísca nas velas, o que consequentemente vai prejudicar o consumo e queima do combustível.
O distribuidor de maneira original já é uma porcaria, imagina colocando MAIS cabos passando por locais úmidos e quentes, para baixar a temperatura dele... É muita interferência...
Os próprios cabos das velas se não estiverem em ordem podem gerar interferência nesses cabos "puxados" para o HEI, o alternador também é um gerador de campo magnético, gera interferência...
E tudo isso nos cabos em paralelo com chaveamento de corrente contínua e tensão alta, irá gerar interferência de capacitância. Sem contar na resistência pelo cabo maior, o calor maior que o cabo irá receber...
Tudo isso irá denegrir com a qualidade da corrente que passa pelo HEI...
É só uma opinião minha... Acho válido sim tirar o HEI do distribuidor. Desde que seja colocado num local próximo, com boa fixação. Eu colocaria ali na torre da suspensão logo atrás da bateria, aproveitando aquele corredor de ar que vem da ventoinha quando ligada, e também com o carro em movimento acredito que tenha uma boa ventilação ali, com a ajuda de um cooler que não consome nada de corrente, daria conta tranquilamente... Se alguém quisesse sossego mesmo, era só colocar um dissipador para um cooler de 12cm... aí ficaria tranquilo de temperatura...
E Waldir os cooler possuem duas maneiras de inverter o sentido de ventilação, uma é só parafusar ele ao contrário, e outra é só inverter os polos...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- coy
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza Club
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: GNV
- Injeção: EFi
Vinicius respeito sua opinião, mas acho que colocarem um componente eletrônico junto a uma fonte de calor como o motor foi sim uma mancada de engenharia, talvez realmente não seja um dos principais fatores de queima (pois como sabemos tem gente que nunca teve de trocar), mais em um País que tem regiões aonde a temperatura ambiente chega a 43º, ou seja, a metade da temperatura de trabalho (como comentado aqui) acho sim que este fator contribui e muito para a queima, talvez no País onde foi feito o projeto a temperatura no distribuidor não fique tão alta por tanto tempo.
E ao almentar os fios para mudar o local do Hey os fios continuam passando pelo mesmo local quente que originalmente passa, fazendo uma boa imenda, não exagerando no comprimento desta alteração e usando fios com a mesma espessura do original, não vejo nenhum problema pois ja rodei 600 kms com esta alteração sem nenhum problema.
Colocar ali próximo a bateria eu já tentei mais corre um serio risco de molhar.
Desculpe mais é minha opinião, mas todas são validas.
Abraços
E ao almentar os fios para mudar o local do Hey os fios continuam passando pelo mesmo local quente que originalmente passa, fazendo uma boa imenda, não exagerando no comprimento desta alteração e usando fios com a mesma espessura do original, não vejo nenhum problema pois ja rodei 600 kms com esta alteração sem nenhum problema.
Colocar ali próximo a bateria eu já tentei mais corre um serio risco de molhar.
Desculpe mais é minha opinião, mas todas são validas.
Abraços
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
MARCONI ALBERT
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Coy e amigos,
coloquei a minha conclusão da avaliação do dissipador na conformação em que está na página do tutorial
em: viewtopic.php?f=14&t=29634&p=360525#p360525
quem se interessar, agradeço a visita lá.
waldir
coloquei a minha conclusão da avaliação do dissipador na conformação em que está na página do tutorial
em: viewtopic.php?f=14&t=29634&p=360525#p360525
quem se interessar, agradeço a visita lá.
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- coy
Hoje tomei um susto, peguei estrada rumo a praia (130 kms ida e volta) na ida ao chegar na praia o carro morreu do nada corri e fui colocar o dedão no hey, para me assustar estava totalmente frio (temperatura ambiente, na hora nem lembrei do multimetro) pensei pronto queimou novamente :smt014 :smt014 :smt021 .
Fiquei parado uns minutos pensando que M... depois de tudo agora este carro me deixa na mão por causa de um Hey.
Fui fazer o teste da centelha e para minha surpresa estava ok, tentei ligar novamente e nada. não pegava.
Ai olhei novamente o marcador de gasolina e estava em 1/4, mas o carro não pegava, decidi ligar no Gnv ( eu so iria usar este combustivel quando meu motor novo atingise os 1000 Kms, e estou com 700 kms) e pronto carro pegando, parei em um posto so por via das duvidas e coloquei gasolina e para minha surpresa na verdade tinha acabado a gasolina e o marcador ficou ruim.
O ponto a ressaltar nesta historia é de que o Hey onde esta e com o carro rodando a uma velocidade media de 90 Km/h se manteve em uma temperatura quase que ambiente.
Fiquei parado uns minutos pensando que M... depois de tudo agora este carro me deixa na mão por causa de um Hey.
Fui fazer o teste da centelha e para minha surpresa estava ok, tentei ligar novamente e nada. não pegava.
Ai olhei novamente o marcador de gasolina e estava em 1/4, mas o carro não pegava, decidi ligar no Gnv ( eu so iria usar este combustivel quando meu motor novo atingise os 1000 Kms, e estou com 700 kms) e pronto carro pegando, parei em um posto so por via das duvidas e coloquei gasolina e para minha surpresa na verdade tinha acabado a gasolina e o marcador ficou ruim.
O ponto a ressaltar nesta historia é de que o Hey onde esta e com o carro rodando a uma velocidade media de 90 Km/h se manteve em uma temperatura quase que ambiente.
MARCONI ALBERT
MARCONI ALBERT
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
Fique atento a bomba de combustível, que pode apresentar efeitos intermitentes ou falha no conector ou ainda no aterramento do porta malas.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Pra saber é só ouvir o som da bomba, eu peguei mania de só dar partida depois do som da bomba. Antes estava com problemas nela e era o conector, mas nunca aconteceu de o carro morrer. O que acontecia era que, se desligasse o carro não pegava mais.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
- coy
O problema foi pane seca mesmo agora o marcador esta marcando cheio, ao ligar a chave so marca tanque cheio.
MARCONI ALBERT
MARCONI ALBERT
-
Excelente tópico COY !!!
Realmente boas práticas essa de tirar o HEI do distribuidor... Eu estou fazendo o mesmo, porém não vou levar ele para longe, vou fixá-lo na própria carcaça de plástico do distribuidor, ai só preciso fazer extensão do cabo da bobina impulsora...
postei no tópico do Waldir sobre o assunto, seguem as fotos do meu dissipador de calor... E o HEI né . rs rs

Abração com a evolução do meu projetinho posto fotos...
Realmente boas práticas essa de tirar o HEI do distribuidor... Eu estou fazendo o mesmo, porém não vou levar ele para longe, vou fixá-lo na própria carcaça de plástico do distribuidor, ai só preciso fazer extensão do cabo da bobina impulsora...
postei no tópico do Waldir sobre o assunto, seguem as fotos do meu dissipador de calor... E o HEI né . rs rs

Abração com a evolução do meu projetinho posto fotos...
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!