

Parabéns pela aula hein Chico !!!!
não sabia dessa do friso cromado na grade dos 82-85, e nem da cor amarela dos piscas dos 82
abraço
Já tive trabalho quando desmontei o painel e tabelier do Chevette, e como na época era novato nisso acabei quebrando um suporte. Pode deixar que quando for mexer neste camarada, não passarei pelo mesmo sufoco!S h E e Q u O escreveu:O painel do carro está em perfeito estado. Só o tabelier é café, o restante é preto. O segredo é só fazer uma boa limpeza e ter muito cuidado quando for desmontá-lo, para não machucar peças de acabamento e cantinhos. Nem sonhe em empapelar o painel quando for pintar o carro. O ideal é que você tire tudo, para que a matéria prima da pintura não estrague as peças. Veja no meu tópico como fiz a limpeza do painel: viewtopic.php?f=43&t=27843&start=25
Estou salvando aqui os links pra poder ler com calma depois, pois como trabalho durante o dia e estudo a noite estou bem complicado de horário!S h E e Q u O escreveu:O ideal é colocar os auto-falantes com as mesmas características dos originais. Se colocar mais forte, o peso e a vibração da peça poderá danificar o tabelier, em virtude de rachaduras ou fissuras. No meu tópico também tem este procedimento: viewtopic.php?f=43&t=27843&start=25
Então posso tentar refazer tudo com material novo? Só preciso então de uma pessoa qualificada pra manter os padrões originais, correto? Sei que é difícil, mas penso em placa preta mesmo sabendo que terei trabalho pra isso. Já tenho um carro aqui em condições pra placa preta, mas só falta a idade por enquanto (é um Chevette SL 1987 com 20 mil km's rodados).S h E e Q u O escreveu:Por ser SL/E e, principalmente, por se tratar da versão 84. Isso porque a forração interna desta versão tem muitos acabamentos em courvin, que é bem mais tranquilo para trocar e manter o padrão de originalidade do carro, mesmo em se tratando de um exemplar raro, com interna marrom café.
Meus pais me condenam até hoje por eu ter vendido o Corsa GL 1996 que eu era o segundo dono. Peguei o carro em 2007 com 52 mil km e fiquei com ele até 180 mil km. Só vendi o Corsa pra poder realizar meu sonho de comprar o Opala, e independente de tudo, fui lá e realizei este sonho. Tá certo que o valor que peguei no Corsa não foi algo que eu tinha em mente, mas fiz um empréstimo no banco e ainda estou pagando as prestações do Opala. Eles não entendem esta paixão que tenho por carros, e só falam que eu deveria comprar um carro zero e me livrar dos velhos. Posso até comprar um carro zero, pois pago um consórcio pra isso, mas não vou me livrar destas belezas que são a realização de um sonho: Chevette 1974, Chevette 1987, Opala 1989 e agora a mais nova filha: Monza Envemo 1984. Muito obrigado pelas palavras, pois é bem assim que me sinto, orgulhoso de poder participar de alguma maneira da história automobilística do Brasil.S h E e Q u O escreveu:Para quem não entende de carro ou não tem condições financeiras de manter um hobby caro e refinado como o antigomobilismo, Maverick é beberrão, Fusca é lento, Fiat 147 não presta, Escort capota, Opala é grande, Monza é velho, Caravan é veículo funerário, Landau é banheira etc etc etc. Mas, se o irmão, o pai, o filho ou o tio do cara tem uma coleção com metade destes carros, por mais velhos que eles sejam, aí o cara fica se gabando de sua suposta coleção. Estas coisas não devem interferir na paixão e no gosto que temos pelos carros antigos. Temos que ter orgulho de nossas joias.
Perfeito! Já posso deixar na lista as lanternas e frisos laterais. Por enquanto a grana tá curta, por causa dos valores de transferência e agora que mudou a lei no PR preciso pagar o licenciamento adiantado. Na brincadeira são 4, mais as taxas do Detran desta transferência já dá 1000 dinheiros (placa, transferência, licenciamento, despachante).S h E e Q u O escreveu: As lanternas traseiras originais do Monza 82 a 85 Fase I são Rubi, ou seja, toda vermelha, com o quadrado branco da luz de ré. (Do Monza 85 Fase II ao 87 o pisca vem amarelo. Do 88 ao 90 o pisca é amarelo, com o baixo relevo e bordas superior e inferior pretos). No seu caso, o seu carro é idêntico de detalhes ao da capa da Revista Quatro Rodas que eu mostrei acima, inclusive no que diz respeito ao frisos laterais (borrachões das portas).
Pelas fotos que vi, este retrovisor que está no carro não é dele. Vou pesquisar pelo modelo 84 mesmo, com o acionamento interno!S h E e Q u O escreveu: Só um detalhe: quando for trocar os retrovisores externos, pesquise o modelo aplicado na versão 84. Se o Monza SW Envemo tiver o mesmo retrovisor do que os Monza SL/E convencionais, o retrovisor que está no seu carro é das versões mais novas.
Os faróis eu vi que são Cibié, mas não consegui ver o escrito nos piscas. Os piscas originais âmbar tem o escrito 'Cibié' neles externamente?S h E e Q u O escreveu: Eu não poderia deixar de comentar sobre os faróis: estão em bom estado. A vantagem dos faróis dos Monza quadrado é que dá para soltar as presilhas, sacar a lente e fazer uma cuidadosa limpeza interna. Se você quiser colocar setas novas, tem lugar que vende peça nova Cibié, por R$35,00 cada uma. Originais são da cor das que estão no seu carro (âmbar)
Só não se esqueça de que faróis e setas dianteiras é de um modelo até 1987 e de outro modelo de 1988 a 1990.
Esse forro interno foi outra coisa que me deixou de boca aberta, pois não é fácil de achar um carro mais antigo que ainda tenha. Os donos que viam isso caindo iam lá e arrancavam, pra não incomodar.S h E e Q u O escreveu: Outra coisa: não desperdice o forro interno do capuz do motor, pois, original assim, é muito complicado de ser encontrado. Remova-o com cuidado, quando chegar a fase da pintura, dê um trato nele e reinstale-o no lugar de origem, após a pintura. Se ele se soltar mais antes da restauração, saque-o integralmente e guarde-o em lugar seguro, livre de umidade.
Abraço
Opa, também sou desta opinião: carro tem que ter história! E sou adepto de viagens, não me conformo com gente que compra carros mais antigos e deixam na garagem sem nem pegar pó. Carro foi feito pra rodar!brunogutierre escreveu:Concordo com o S h E e Q u O, o q vale é seu gosto!
meu primeiro carro é um opala, ainda tenho ele, eu e meus amigos somos apaixonados por ele, temos muita história juntos... minha familia o ODEIA!!!
eh normal só vc gostar do carro qdo ele eh antigo... (experiencia...)
no geral ta razoavelmente fácil de arrumar... da um trabalhinho mas eh de carro antigo, vale a pena!!!
a sensação de sonho realizado eh algo q não tem preço!
Orra, estou empolgado até agora! Imagine a cara do despachante do Detran quando falei de transferir uma perua monza, ele falou: 'isso não existe', aí eu mostrei as fotos no celular, pois o carro está na oficina e a vistoria será feita lá mesmo. Se até o despachante que vê de tudo não conhecia, eu fico imaginando em quantas ainda existem por aí!DÉCO escreveu:.
CARAI.... c chegou la em Danilo !!!![]()
Cara, c eu to empolgado, imagina vc, nao aguentei ler todos os Posts inteiros, entao nao ligue c repetir informaçoes que ja te deram ta
Eu sinceramente acreditava estar muuuuuito pior.
Nao vou falar de lata, isso vc sabe, cortar, soldar, pintar acabamento etc...
A parte dela que sera quase impossivel encontrar original vc tem :Tampa trazeira, vidros laterais trazeiros, vidro trazeiro, forraçao da trazeira, do porta malas, restaura o que tem ou vai ter que mandar fazer tudo com muito capricho, acredito que da pra restaurar o que tem, sem ter que mandar fazer.
TODO O RESTO voce encontra em Monzas 84,85,86 (tudo igual ao do Monza) vai ter que garimpar, ter paciencia.
Espelhos retrovisores - facil, carpete original,-dificil (nao impossivel) c achar, vai ser milagre da cor original (o meu que tem o interior da cor dela, apesar de outro ano, nao tem mais o carpete original, o que ta nele é preto :smt021 ) queria achar um original da cor do meu, mas vou ser sincero, c eu achar ABRO MAO DE POR NO MEU pra te mandarcom o maior prazer, c achar o carpete da cor original de qq carro de 84 a 90 pode por que da certo, praticamente mesma cor.
Lanterna trazeira é AMBAR no 84 (vermelha).
ABUSE das imagens fornecidas pelos amigos, salve no seu pc em uma pasta para futuras consultas, detalhes, adesivos, apliques,frisos, vai ser importante para consultas destes itens.
Nao tenho experiencia nenhuma em restauro, mas ja vi fazerem muitos, muita coisa "artesanal" vai ter que fabricar, mas a parte que ela tem de "diferente" de qq Monza, ta muito "integra" , vai facilitar muuuuito.
Tem muita gente que ta aqui que tem mta experiencia em restauro, e outras que vao aparecer, voce esta muito bem "amparado" e pode contar comigo.
Por aqui encontro muita peça "jogada" em desmanches, depois que fizer uma lista posso ver o que encontro e te mando sem custo nenhum, só pelo prazer de ajudar !!
BOA SORTE !!!
Também não sabia, estou aprendendo bastante antes mesmo de começar a mexer no carro!RBMartins escreveu:não sabia que tinha diferença nas lanternas dos 85-87 para os 88-90, como sempre via nos anúncio 'aplicação de 85-90' sempre achei que eram iguais...
Cara, muitíssimo obrigado pelas informações! Muita novidade pra mim!S h E e Q u O escreveu:Então, vamos lá![]()
Opa, bom saber! Agora preciso abrir o motor pra ver se foi só a tampa que trocaram ou se foi mexido mais alguma coisa! Abraços!JoseAugusto20 escreveu:bom ela é 84 mas a tampa do cabeçote dela é do motor Fase II que surgiu em 87
Show demais!RBMartins escreveu:![]()
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Parabéns pela aula hein Chico !!!!
não sabia dessa do friso cromado na grade dos 82-85, e nem da cor amarela dos piscas dos 82
abraço
Fique tranquilo. Não tenha pressa. Se você se esquecer de algum detalhe, basta perguntar.Mottin escreveu:Estou salvando aqui os links pra poder ler com calma depois, pois como trabalho durante o dia e estudo a noite estou bem complicado de horário!
Sim senhor, Doutor MottinMottin escreveu:Então posso tentar refazer tudo com material novo? Só preciso então de uma pessoa qualificada pra manter os padrões originais, correto?
Quando chegar a hora de ir às compras, avise-nos, para que possamos te aconselhar sobre as marcas originais.Mottin escreveu:Já posso deixar na lista as lanternas e frisos laterais.
O retrovisor dos Monza 84 e 85 Fase I são muito parecidos com os do Chevette. São pretos, tem lado esquerdo e lado direito, com regulagem interna manual. Veja o modelo:Mottin escreveu:Pelas fotos que vi, este retrovisor que está no carro não é dele.
Não necessariamente:Mottin escreveu:Os piscas originais âmbar tem o escrito 'Cibié' neles externamente?
Disponha sempre!Mottin escreveu:Muito obrigado pelas dicas, elas serão muito valiosas na hora da reforma!
Kkkkkkkkk vai nada S h E e Q u O, informações valiosíssimas essas, eu quero ver qdo essa perua tiver totalmente restaurada... A cara de original linda q ela vai ter, vc vai ter parte da culpa... KkkkkkkkkS h E e Q u O escreveu:
Chega!! Já falei demais da conta no tópico do Mottin.![]()
Ele vai ficar bravo comigo.
Cara, fiquei atônito pela quantidade de informações! Você é o cara! Na reforma vou fazer igual ao último Opala fabricado no Brasil e vou colocar o nome de cada um que está ajudando neste projeto, e o seu estará lá como principal, pode ter certeza! :smt023S h E e Q u O escreveu:Fique tranquilo. Não tenha pressa. Se você se esquecer de algum detalhe, basta perguntar.
Sim senhor, Doutor Mottin
Pode fazer tudo novo e a qualificação do profissional será necessária para manter a originalidade, desde a cor e tonalidade do courvin e tecidos, até o tipo de costura e acabamentos. Mas, se o carro ainda tiver material original em bom estado, faça apenas uma boa limpeza a seco e com cuidado, preservando-o. Troque somente o que for realmente necessário, o que já estiver condenado, pois, alguns detalhes originais não se acham mais. Ou então, procure certos detalhes em FV, que podem ainda estar em boas condições, em veículos baixados.
Quando chegar a hora de ir às compras, avise-nos, para que possamos te aconselhar sobre as marcas originais.
O retrovisor dos Monza 84 e 85 Fase I são muito parecidos com os do Chevette. São pretos, tem lado esquerdo e lado direito, com regulagem interna manual. Veja o modelo:
Tá doido? Continue falando que está ajudando, e muito!Chega!! Já falei demais da conta no tópico do Mottin.![]()
Ele vai ficar bravo comigo.
Exatamente! Informações valiosíssimas, que se eu começasse a mexer neste carro sem este fórum com certeza não ficaria original. Agora sim posso mudar meu projeto pra placa preta, Monza Envemo Perua PP, que tal?brunogutierre escreveu:Kkkkkkkkk vai nada S h E e Q u O, informações valiosíssimas essas, eu quero ver qdo essa perua tiver totalmente restaurada... A cara de original linda q ela vai ter, vc vai ter parte da culpa... Kkkkkkkkk![]()
Um abraço! :smt023