Monza Perua Envemo 1984 - 2 portas

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RBMartins
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Re: Monza Perua Envemo 1984 - 2 portas

Mensagem não lida por RBMartins »

:shock: :shock:
Parabéns pela aula hein Chico !!!!
não sabia dessa do friso cromado na grade dos 82-85, e nem da cor amarela dos piscas dos 82
abraço
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vrsilva
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Re: Monza Perua Envemo 1984 - 2 portas

Mensagem não lida por vrsilva »

:smt038 :smt038 :smt038 :smt038
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Mottin
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Re: Monza Perua Envemo 1984 - 2 portas

Mensagem não lida por Mottin »

S h E e Q u O escreveu:O painel do carro está em perfeito estado. Só o tabelier é café, o restante é preto. O segredo é só fazer uma boa limpeza e ter muito cuidado quando for desmontá-lo, para não machucar peças de acabamento e cantinhos. Nem sonhe em empapelar o painel quando for pintar o carro. O ideal é que você tire tudo, para que a matéria prima da pintura não estrague as peças. Veja no meu tópico como fiz a limpeza do painel: viewtopic.php?f=43&t=27843&start=25
Já tive trabalho quando desmontei o painel e tabelier do Chevette, e como na época era novato nisso acabei quebrando um suporte. Pode deixar que quando for mexer neste camarada, não passarei pelo mesmo sufoco!
S h E e Q u O escreveu:O ideal é colocar os auto-falantes com as mesmas características dos originais. Se colocar mais forte, o peso e a vibração da peça poderá danificar o tabelier, em virtude de rachaduras ou fissuras. No meu tópico também tem este procedimento: viewtopic.php?f=43&t=27843&start=25
Estou salvando aqui os links pra poder ler com calma depois, pois como trabalho durante o dia e estudo a noite estou bem complicado de horário!
S h E e Q u O escreveu:Por ser SL/E e, principalmente, por se tratar da versão 84. Isso porque a forração interna desta versão tem muitos acabamentos em courvin, que é bem mais tranquilo para trocar e manter o padrão de originalidade do carro, mesmo em se tratando de um exemplar raro, com interna marrom café.
Então posso tentar refazer tudo com material novo? Só preciso então de uma pessoa qualificada pra manter os padrões originais, correto? Sei que é difícil, mas penso em placa preta mesmo sabendo que terei trabalho pra isso. Já tenho um carro aqui em condições pra placa preta, mas só falta a idade por enquanto (é um Chevette SL 1987 com 20 mil km's rodados).
S h E e Q u O escreveu:Para quem não entende de carro ou não tem condições financeiras de manter um hobby caro e refinado como o antigomobilismo, Maverick é beberrão, Fusca é lento, Fiat 147 não presta, Escort capota, Opala é grande, Monza é velho, Caravan é veículo funerário, Landau é banheira etc etc etc. Mas, se o irmão, o pai, o filho ou o tio do cara tem uma coleção com metade destes carros, por mais velhos que eles sejam, aí o cara fica se gabando de sua suposta coleção. Estas coisas não devem interferir na paixão e no gosto que temos pelos carros antigos. Temos que ter orgulho de nossas joias.
Meus pais me condenam até hoje por eu ter vendido o Corsa GL 1996 que eu era o segundo dono. Peguei o carro em 2007 com 52 mil km e fiquei com ele até 180 mil km. Só vendi o Corsa pra poder realizar meu sonho de comprar o Opala, e independente de tudo, fui lá e realizei este sonho. Tá certo que o valor que peguei no Corsa não foi algo que eu tinha em mente, mas fiz um empréstimo no banco e ainda estou pagando as prestações do Opala. Eles não entendem esta paixão que tenho por carros, e só falam que eu deveria comprar um carro zero e me livrar dos velhos. Posso até comprar um carro zero, pois pago um consórcio pra isso, mas não vou me livrar destas belezas que são a realização de um sonho: Chevette 1974, Chevette 1987, Opala 1989 e agora a mais nova filha: Monza Envemo 1984. Muito obrigado pelas palavras, pois é bem assim que me sinto, orgulhoso de poder participar de alguma maneira da história automobilística do Brasil.
S h E e Q u O escreveu: As lanternas traseiras originais do Monza 82 a 85 Fase I são Rubi, ou seja, toda vermelha, com o quadrado branco da luz de ré. (Do Monza 85 Fase II ao 87 o pisca vem amarelo. Do 88 ao 90 o pisca é amarelo, com o baixo relevo e bordas superior e inferior pretos). No seu caso, o seu carro é idêntico de detalhes ao da capa da Revista Quatro Rodas que eu mostrei acima, inclusive no que diz respeito ao frisos laterais (borrachões das portas).
Perfeito! Já posso deixar na lista as lanternas e frisos laterais. Por enquanto a grana tá curta, por causa dos valores de transferência e agora que mudou a lei no PR preciso pagar o licenciamento adiantado. Na brincadeira são 4, mais as taxas do Detran desta transferência já dá 1000 dinheiros (placa, transferência, licenciamento, despachante).
S h E e Q u O escreveu: Só um detalhe: quando for trocar os retrovisores externos, pesquise o modelo aplicado na versão 84. Se o Monza SW Envemo tiver o mesmo retrovisor do que os Monza SL/E convencionais, o retrovisor que está no seu carro é das versões mais novas.
Pelas fotos que vi, este retrovisor que está no carro não é dele. Vou pesquisar pelo modelo 84 mesmo, com o acionamento interno!
S h E e Q u O escreveu: Eu não poderia deixar de comentar sobre os faróis: estão em bom estado. A vantagem dos faróis dos Monza quadrado é que dá para soltar as presilhas, sacar a lente e fazer uma cuidadosa limpeza interna. Se você quiser colocar setas novas, tem lugar que vende peça nova Cibié, por R$35,00 cada uma. Originais são da cor das que estão no seu carro (âmbar)

Só não se esqueça de que faróis e setas dianteiras é de um modelo até 1987 e de outro modelo de 1988 a 1990.
Os faróis eu vi que são Cibié, mas não consegui ver o escrito nos piscas. Os piscas originais âmbar tem o escrito 'Cibié' neles externamente?
S h E e Q u O escreveu: Outra coisa: não desperdice o forro interno do capuz do motor, pois, original assim, é muito complicado de ser encontrado. Remova-o com cuidado, quando chegar a fase da pintura, dê um trato nele e reinstale-o no lugar de origem, após a pintura. Se ele se soltar mais antes da restauração, saque-o integralmente e guarde-o em lugar seguro, livre de umidade.

Abraço
Esse forro interno foi outra coisa que me deixou de boca aberta, pois não é fácil de achar um carro mais antigo que ainda tenha. Os donos que viam isso caindo iam lá e arrancavam, pra não incomodar.

Muito obrigado pelas dicas, elas serão muito valiosas na hora da reforma!

Vou responder as outras postagens em outro mensagem pra não ficar muito extenso.

Abraços!
Danilo Mottin
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Mottin
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Re: Monza Perua Envemo 1984 - 2 portas

Mensagem não lida por Mottin »

brunogutierre escreveu:Concordo com o S h E e Q u O, o q vale é seu gosto!

meu primeiro carro é um opala, ainda tenho ele, eu e meus amigos somos apaixonados por ele, temos muita história juntos... minha familia o ODEIA!!!
eh normal só vc gostar do carro qdo ele eh antigo... (experiencia...)

no geral ta razoavelmente fácil de arrumar... da um trabalhinho mas eh de carro antigo, vale a pena!!!
a sensação de sonho realizado eh algo q não tem preço!
Opa, também sou desta opinião: carro tem que ter história! E sou adepto de viagens, não me conformo com gente que compra carros mais antigos e deixam na garagem sem nem pegar pó. Carro foi feito pra rodar!

Quando comprei o Opala em Junho de 2013, tive alguns problemas com elétrica, junta de cabeçote, cabeçote e outras coisas, mas mesmo assim não desisti. Nunca tinha viajado pra fora do PR de carro, peguei o Opala num sábado de manhã e desci até Florianópolis, sozinho, curtindo a viagem a 80km/h. Tem gente que me chama de louco por isso, mas se eu não saísse da 'zona de conforto' não teria conhecido Floripa até hoje. Isso que é legal, aproveitar o carro e ter histórias pra contar!

Esta sensação de sonho realizado já apareceu por aqui na hora que eu dirigi com o carro até a oficina, onde eu deixei ele. Eu estava com medo que o dono desistisse da venda e eu ficasse a ver navios, mas no fim deu tudo certo! \o/

Obrigado pelo apoio, grande abraço!
DÉCO escreveu:.
CARAI.... c chegou la em Danilo !!! :D
Cara, c eu to empolgado, imagina vc, nao aguentei ler todos os Posts inteiros, entao nao ligue c repetir informaçoes que ja te deram ta
Eu sinceramente acreditava estar muuuuuito pior.
Nao vou falar de lata, isso vc sabe, cortar, soldar, pintar acabamento etc...
A parte dela que sera quase impossivel encontrar original vc tem :Tampa trazeira, vidros laterais trazeiros, vidro trazeiro, forraçao da trazeira, do porta malas, restaura o que tem ou vai ter que mandar fazer tudo com muito capricho, acredito que da pra restaurar o que tem, sem ter que mandar fazer.

TODO O RESTO voce encontra em Monzas 84,85,86 (tudo igual ao do Monza) vai ter que garimpar, ter paciencia.
Espelhos retrovisores - facil, carpete original,-dificil (nao impossivel) c achar, vai ser milagre da cor original (o meu que tem o interior da cor dela, apesar de outro ano, nao tem mais o carpete original, o que ta nele é preto :smt021 ) queria achar um original da cor do meu, mas vou ser sincero, c eu achar ABRO MAO DE POR NO MEU pra te mandar :D com o maior prazer, c achar o carpete da cor original de qq carro de 84 a 90 pode por que da certo, praticamente mesma cor.

Lanterna trazeira é AMBAR no 84 (vermelha).
ABUSE das imagens fornecidas pelos amigos, salve no seu pc em uma pasta para futuras consultas, detalhes, adesivos, apliques,frisos, vai ser importante para consultas destes itens.

Nao tenho experiencia nenhuma em restauro, mas ja vi fazerem muitos, muita coisa "artesanal" vai ter que fabricar, mas a parte que ela tem de "diferente" de qq Monza, ta muito "integra" , vai facilitar muuuuito.

Tem muita gente que ta aqui que tem mta experiencia em restauro, e outras que vao aparecer, voce esta muito bem "amparado" e pode contar comigo.

Por aqui encontro muita peça "jogada" em desmanches, depois que fizer uma lista posso ver o que encontro e te mando sem custo nenhum, só pelo prazer de ajudar !!

BOA SORTE !!!
Orra, estou empolgado até agora! Imagine a cara do despachante do Detran quando falei de transferir uma perua monza, ele falou: 'isso não existe', aí eu mostrei as fotos no celular, pois o carro está na oficina e a vistoria será feita lá mesmo. Se até o despachante que vê de tudo não conhecia, eu fico imaginando em quantas ainda existem por aí!

Lataria vai ser o de menos, pois de estrutura o carro está filé! A única coisa que me incomoda é a tampa traseira de fibra, mas já estou estudando maneiras de fazer uma de lata pra deixar de reserva, hehehe

O carpete original é pra ser marrom né? Esse aí quero ver achar, mas só vou começar o garimpo de peças a partir do meio do ano, pois me formo no curso do SENAI em Julho! Até lá vou ter que deixar meio parado o projeto por questões de tempo e financeiras.

Poxa, não precisa se preocupar! Se achar o carpete eu compro de ti, sem problemas!

Comprei a revista 4 rodas que fala da perua, mas só tem 3 fotos e mesmo assim não tem muitos detalhes. O que achei de diferente na internet em algumas imagens e no folder da Envemo antigo, é que a perua tinha a opção de teto de Vinil. Este eu faço questão de fazer nela! E ainda preciso pesquisar sobre o rack de teto, pois também quero colocar o original!

Muito obrigado pela ajuda e pelo apoio! Vou precisar disso pra continuar! :D Continue comentando!

Abraços!
RBMartins escreveu:não sabia que tinha diferença nas lanternas dos 85-87 para os 88-90, como sempre via nos anúncio 'aplicação de 85-90' sempre achei que eram iguais...
Também não sabia, estou aprendendo bastante antes mesmo de começar a mexer no carro!
S h E e Q u O escreveu:Então, vamos lá :D
Cara, muitíssimo obrigado pelas informações! Muita novidade pra mim! :D
JoseAugusto20 escreveu:bom ela é 84 mas a tampa do cabeçote dela é do motor Fase II que surgiu em 87
Opa, bom saber! Agora preciso abrir o motor pra ver se foi só a tampa que trocaram ou se foi mexido mais alguma coisa! Abraços!
RBMartins escreveu::shock: :shock:
Parabéns pela aula hein Chico !!!!
não sabia dessa do friso cromado na grade dos 82-85, e nem da cor amarela dos piscas dos 82
abraço
Show demais!

Estou organizando a última leva de fotos e até o fim do dia publico por aqui.

Abraços!
Danilo Mottin
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Re: Monza Perua Envemo 1984 - 2 portas

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Mottin escreveu:Estou salvando aqui os links pra poder ler com calma depois, pois como trabalho durante o dia e estudo a noite estou bem complicado de horário!
Fique tranquilo. Não tenha pressa. Se você se esquecer de algum detalhe, basta perguntar. :wink:
Mottin escreveu:Então posso tentar refazer tudo com material novo? Só preciso então de uma pessoa qualificada pra manter os padrões originais, correto?
Sim senhor, Doutor Mottin :mrgreen:
Pode fazer tudo novo e a qualificação do profissional será necessária para manter a originalidade, desde a cor e tonalidade do courvin e tecidos, até o tipo de costura e acabamentos. Mas, se o carro ainda tiver material original em bom estado, faça apenas uma boa limpeza a seco e com cuidado, preservando-o. Troque somente o que for realmente necessário, o que já estiver condenado, pois, alguns detalhes originais não se acham mais. Ou então, procure certos detalhes em FV, que podem ainda estar em boas condições, em veículos baixados.
Mottin escreveu:Já posso deixar na lista as lanternas e frisos laterais.
Quando chegar a hora de ir às compras, avise-nos, para que possamos te aconselhar sobre as marcas originais.
Mottin escreveu:Pelas fotos que vi, este retrovisor que está no carro não é dele.
O retrovisor dos Monza 84 e 85 Fase I são muito parecidos com os do Chevette. São pretos, tem lado esquerdo e lado direito, com regulagem interna manual. Veja o modelo:

Imagem
Imagem

Nota 1: O retrovisor externo dos Monza 82 e 83 tem mesmo desenho, mas suporte diferente, sem regulagem interna.
Nota 2: O retrovisor externo com regulagem elétrica é opcional só a partir do 85 Fase II. Mas o desenho já é diferente.
Nota 3: As marcas originais deste retrovisor externo para o Monza 84 é GM ou Metagal.
Nota 4: Os retrovisores externos que estão no seu carro parecem ser dos Monza mais novos, 91 em diante.
Mottin escreveu:Os piscas originais âmbar tem o escrito 'Cibié' neles externamente?
Não necessariamente:
Faróis originais: Marca Cibié ou Arteb.
Setas originais: Marca Cibié ou Arteb. Nestas, pode vir escrito Cibié, Arteb ou GM (fornecida pela Arteb).
Mottin escreveu:Muito obrigado pelas dicas, elas serão muito valiosas na hora da reforma!
Disponha sempre!

Abraço amigão :smt023
S h E e Q u O
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Re: Monza Perua Envemo 1984 - 2 portas

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MAIS UM DETALHE SOBRE LATARIA:

O painel dianteiro dos Monza quadrado possui 2 modelos (no Monza SW do Mottin a peça é original do modelo 84):

Nos Monza 82 a 85 Fase I, existem 2 entradas de ar amplas:
Imagem
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Nos Monza 85 Fase II a 90, existem 12 entradas de ar bem fininhas:
Imagem
Imagem

Nota 1: Monza S/R e Monza 88/90 (menos SL), possui spoiler dianteiro avulso instalado sob o painel dianteiro.
Nota 2: O gancho dianteiro de guincho dos Monza 82 e 83 são todos pretos.
Nota 3: O gancho dianteiro de guincho dos Monza Sedan 84 em diante são todos da cor do veículo.

Chega!! Já falei demais da conta no tópico do Mottin. :oops:
Ele vai ficar bravo comigo. :x
Editado pela última vez por S h E e Q u O em 11 Mar 2014, 15:41, em um total de 1 vez.
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Re: Monza Perua Envemo 1984 - 2 portas

Mensagem não lida por brunogutierre »

S h E e Q u O escreveu:
Chega!! Já falei demais da conta no tópico do Mottin. :oops:
Ele vai ficar bravo comigo. :x
Kkkkkkkkk vai nada S h E e Q u O, informações valiosíssimas essas, eu quero ver qdo essa perua tiver totalmente restaurada... A cara de original linda q ela vai ter, vc vai ter parte da culpa... Kkkkkkkkk :mrgreen:

Um abraço! :smt023
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Re: Monza Perua Envemo 1984 - 2 portas

Mensagem não lida por Mottin »

S h E e Q u O escreveu:Fique tranquilo. Não tenha pressa. Se você se esquecer de algum detalhe, basta perguntar.

Sim senhor, Doutor Mottin
Pode fazer tudo novo e a qualificação do profissional será necessária para manter a originalidade, desde a cor e tonalidade do courvin e tecidos, até o tipo de costura e acabamentos. Mas, se o carro ainda tiver material original em bom estado, faça apenas uma boa limpeza a seco e com cuidado, preservando-o. Troque somente o que for realmente necessário, o que já estiver condenado, pois, alguns detalhes originais não se acham mais. Ou então, procure certos detalhes em FV, que podem ainda estar em boas condições, em veículos baixados.

Quando chegar a hora de ir às compras, avise-nos, para que possamos te aconselhar sobre as marcas originais.

O retrovisor dos Monza 84 e 85 Fase I são muito parecidos com os do Chevette. São pretos, tem lado esquerdo e lado direito, com regulagem interna manual. Veja o modelo:

Imagem
Cara, fiquei atônito pela quantidade de informações! Você é o cara! Na reforma vou fazer igual ao último Opala fabricado no Brasil e vou colocar o nome de cada um que está ajudando neste projeto, e o seu estará lá como principal, pode ter certeza! :smt023
Chega!! Já falei demais da conta no tópico do Mottin. :oops:
Ele vai ficar bravo comigo. :x
Tá doido? Continue falando que está ajudando, e muito! :D Grande abraço!
brunogutierre escreveu:Kkkkkkkkk vai nada S h E e Q u O, informações valiosíssimas essas, eu quero ver qdo essa perua tiver totalmente restaurada... A cara de original linda q ela vai ter, vc vai ter parte da culpa... Kkkkkkkkk :mrgreen:

Um abraço! :smt023
Exatamente! Informações valiosíssimas, que se eu começasse a mexer neste carro sem este fórum com certeza não ficaria original. Agora sim posso mudar meu projeto pra placa preta, Monza Envemo Perua PP, que tal? :D

Abraço!

---[ Atualização, mais fotos, fotos, fotos! ]---

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Muitíssimo obrigado a todos pelos comentários! Vocês estão sendo de grande ajuda! Próximas fotos irei tirar no Domingo, no GM Day que irá acontecer em Curitiba! Já inscrevi a perua e vou levá-la nem que seja no guincho!

Abraços e continuem comentando!
Danilo Mottin
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