500EF escreveu:Por isso recomendo o uso de gerenciador que controle o suplementar e atrase o ponto de ignição quando entrar pressão positiva. Nem todos no mercado fazem as duas coisas.
Eduardo isso é o basico de todo projeto sobrealimentado em especial os turbo quente e tem que ter mesmo, mas nao é isso que me refiro, e sim a recuar o ponto em outra situaçao muito critica que a maior nem liga só liga quando fura um pistao e depois nao sabe o pq, é oque o Rafael ainda nao conseguiu entender da segurança do motor. como temperatura da admissao do ar quente que é prejudicial, incluso a literatura mostrando isso, e isso é ruim ate nos aspirados, que podem aspirar 80°C no verao num congestionamento por exemplo o EFI nao tem esse recurso tao importante. tanto que na ECU que uso tem o mapa da MATretard(resumindo, retardo por temperatura da admissao)
temperatura do ar aspirado.
<50° sem problemas, nao a risco de detonação.
55° começa a precisar retroceder, algo em torno de 1,2,3°
70° ja esta alto demais 8,10°
90° é critico precisa retardar muito ponto algo como 15,18,20° dependendo do caso.
nao sei se alguém ja viu naquele programa top gear(um dos poucos episódios que vi pq nao aguento esse programa ver todo ele), o carinha la piloto pegou um Porsche T e o mesmo tava fraco e depois descobriram que era a temperatura da pista muito alta e a ECU tava recuando o ponto. fazendo retroceder o avanço e perder potencia claro, isso evita quebra e dor de cabeça, no google é oque mais tem é isso. pistao furado ou canaleta quando se fala em turbo! e muitos bem montadinhos.
minha área é ECU programável, e nao sei se existe gerenciador que é monitorada tambem pela temperatura da admissão tem? pq se tiver ok é so usar um melhor. quem tem protetor nao precisaria.
tu nao corre esse risco Eduardo, o teu sistema é monitorado pelo knock sensor, entao se aspirar ar quente a ECU vai regredir o avanço sem mesmo depender de 3°, e o bonus(gerenciador) faz sua parte da pressao pos. sao 2 coisa totalmente diferentes essas. repito, carburador e EFI nao tem isso nao...
500EF escreveu:E aí, concordo com você, que vira uma roleta russa pronta para quebrar.

agora imagina num sistema que nao tem atrasado de ponto por temperatura da admissao do ar.
500EF escreveu:E sobre a legalização, desde quando fiz a do meu carro, em 2008, já era um assunto polêmico. A lei permite alterações nas características, desde que homologadas em empresa de inspeção (mesmo critério de uma adaptação de GNV, por exemplo), com laudo técnico e conste no documento do carro.
Mas os detrans de muitos estados interpretam de forma diferente e aí fica este rolo danado...
pois é, parece que cada estado faz sua interpretaçao, aqui no RS tem legalizado, só nao sei se sao atuais. parece que o PR é o pior estado pra isso, muita gente emplaca num estado que seja facil como SC, e depois de legalizar volta pro estado de origem, tem muitas forma de fazer isso. mas denovo, é so dor de cabeça. e andar frio é pior coisa que tem, sei la né. cada um cada um, eu vejo as coisa de forma diferente.
sim, precisa de um local de homologação credenciada pelo Inmetro que tenha dinamômetro,engenheiros que vao assinar o laudo. assim como é no GNV, suspensão mod, motor acima da potencia original do carro 15% como é meu caso. se eu nao conseguir legalizar como um bloco de reposiçao(eu vou fazer assim na primeira tentativa, ate pq na NF nao diz nada que é um motor tal) ou senao tenho que pedir a classe especial(observaçao especial do documento do veiculo que tem tal motor ou sei lá como fica). é possivel sim, só nao sei se ainda tao legalizando sobrealimentados. essa é a duvida...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.