Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos, a proteção interna, difere entre os modelos 89/95 e o 96 por conta da bomba de óleo e tensionador ficar em posições diferentes. Essa proteção traseira tem que acompanhar o que será utilizado.

Os modelos 87 e 88 tem capas exclusivas, pois não tem tensionador da correia dentada. Por serem utilizados somente nesses anos, a dificuldade de encontrar para reposição é enorme, por isso colocam de modelos mais novos.

Eu tive Monza 87, um 91 e o 96, conheço bem as suas diferenças, rs!
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3534
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por tyo »

Carlos A. Freire escreveu: 24 Dez 2019, 12:20 Luiz Carlos, a proteção interna, difere entre os modelos 89/95 e o 96 por conta da bomba de óleo e tensionador ficar em posições diferentes. Essa proteção traseira tem que acompanhar o que será utilizado.

Os modelos 87 e 88 tem capas exclusivas, pois não tem tensionador da correia dentada. Por serem utilizados somente nesses anos, a dificuldade de encontrar para reposição é enorme, por isso colocam de modelos mais novos.

Eu tive Monza 87, um 91 e o 96, conheço bem as suas diferenças, rs!
E o Monza de 82 até 86 tinha tensionador? Agora fiquei na dúvida, kkk!
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 983
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Permita-me entrar na conversa, mas os motores de fase I não tinha tensionadores.
Tive dois Monzas um 85 e outro 86 e nenhum deles tinha tensionador na correia dentada. O ajuste era feito pela posição da bomba de água.
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

tyo escreveu: 24 Dez 2019, 15:41

E o Monza de 82 até 86 tinha tensionador? Agora fiquei na dúvida, kkk!
De 82 a 88 não tem tensionador. Os modelos 87 e 88 tem as proteções da correia dentada diferente dos modelos anteriores e diferente dos modelos posteriores.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4223
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Essa proteção traseira tem que acompanhar o que será utilizado.
Carlos Freire

Não estou entendendo. Eu escrevi aqui, depois que você falou em instalar polias dentadas, tensionador da correia dentada e bomba d'água do Monza 96, que deveria ser observado o detalhe das capas, que você não havia incluído.
Aí você deu a entender que não precisava se preocupar com as capas, pois a única diferença era um furo e a fixação.
Aí eu citei a capa interna, dizendo que a do colega tem uns ressaltos que a do 96 não tem.
Você me corrigiu, dizendo isso aí em cima, ou seja, confirmando o que eu disse, que a capa traseira tem de ser a do 96.

Abs e um Feliz Natal para todos.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos, nenhum momento foi como correção e sim informações sobre as capas.
Se olhar novamente as postagens, disse que a do 96 na proteção traseira antiga, tem diferença de altura na parte de baixo, na fixação da bomba de óleo. Isso foi informação que recebi depois que um colega com Monza 87 teve que fazer a adaptação dá capa moderna.
Isso foi resolvido, segundo ele, apenas adequando a altura dessa fixação.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3534
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por tyo »

Gilmar Martins escreveu: 24 Dez 2019, 18:34 Permita-me entrar na conversa, mas os motores de fase I não tinha tensionadores.
Tive dois Monzas um 85 e outro 86 e nenhum deles tinha tensionador na correia dentada. O ajuste era feito pela posição da bomba de água.
Abraços,
Gilmar
Ah sim! Na verdade todos os Monzas até 95 tem de regular a tensão pela bomba d'água. O tensionador da uma suavizada no funcionamento.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4223
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Na verdade todos os Monzas até 95 tem de regular a tensão pela bomba d'água. O tensionador da uma suavizada no funcionamento.
Isso mesmo.

Nos Monzas sem tensionador, o instalador tem de 'medir' de alguma maneira a tensão da correia dentada depois de girar a bomba d'água.
Nos Monzas com tensionador passivo (vamos chamar assim) o tensionador fornece a indicação de como está a tensão da correia, depois de se girar a bomba (pino verificador de tensão)
Nos tensionadores do Monza 96, além de fornecerem a indicação da tensão da correia, eles permitem que se altere essa tensão sem mexer na bomba d'água.

Atualmente, em alguns motores, as polias dentadas são ligeiramente ovalizadas, para que a tensão da correia dentada seja mais uniforme em todo seu percurso. No motor TSI da Vokswagen as polias de comando de válvulas são tri-ovais. Assim, elas permitem que a correia dentada mantenha a tensão mais uniforme.

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 25 Dez 2019, 09:48, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder