walisson alves escreveu:Quais são Sintomas d defeitos do comutador d partida?
Não dá partida ou motor de arranque não virar por não receber o sinal de partida. Motor super aquecer por a ventoinha não funcionar. Luzes de painel não acender, motor vira mas não pega por faltar alimentação no positivo da bobina de ignição, quebrar a lingueta do cilindro de ignição por estar muito duro ou pesado... Esses os principais defeitos do comutador de partida.
OI MONZEIROS , VEJO QUE ENTENDEM BEM De COMUTADOR E DO MANUAL ,
GOSTARIA DE SABER SE ALGUÉM SABE DIZER O QUE SIGNIFICA:
Os símbolos na linha 50 ( L L ) e na linha 50 ( mp ) e na linha P .
São da saída do comutador ,
gostaria de entender o que significa as siglas L L , M P , P
obrigado
Srsidi1 escreveu:Preciso trocar o miolo da chave de ignicao do meu monza. Alguem sabe como sacar o que estacom defeito? Obrigado! Srsidi
Os procedimentos estão no manual de reparações do Monza 90, com link disponível aqui no fórum, na seção de manuais. Onde tem ilustrações que facilitam o entendimento. Depois de baixar, ler e se ficar com dúvidas, entre em contato novamente.
Olá Carlos. A freire!
E que estava relendo os possiveis sintomas de defeitos no comutador de partida, e o no tópico o senhor disse que a " ventoinha não aciona " ?? Mais tem alguma haver ventoinha cm comutador de partida ?
Pq no meu carro as vezes giro a chave as luzes do painel acenden,aciona a bomba d combustível e eu espero injetar para dar a partida. Mais as vezes ele não pega d primeira, e não faz nenhum barulho. E nas 3 tentativa ele pega normal...
*Motor de partida revisado e com escovas novas e o automático novo, buchas de bronze novas.
*Alternador bosch 65 Amprs ,caregando14.05 volts.
* bateria de 70 Amprs nova ,recém trocada n garantia.
*cabos aparentemente todos em bom estados, cm os terminais bem apertados.
Imagino que seja essa comuta ou algum mal contato no cilindro da chave? O que senhor acha de revisar esses 2 últimos itens ?
Não informou se seu Monza tem A/C de fábrica.
Pelo comutador de partida, passa a linha de 15 (pós chave) que alimenta toda linha que depende da chave de ignição ligada para funcionar, inclusive a ventoinha.
Quando a ventoinha não funciona, devemos verificar se ela e seu relê estão sendo alimentados eletronicamente. Caso não chegue tensão, um dos possíveis problema, entre outros é falta de alimentação da linha 15 (pós chave).
Vale lembrar que no caso do Monza EFI, quem ativa e desativa a ventoinha é a UCE, com base nas informações do sensor de temperatura.
Então, no Monza EFI, na avaliação de um caso de ventoinha sem funcionar, é preciso verificar se o sistema está ok, usando o scanner ativando a ventoinha ou entrando em modo se serviço, fazendo um jumper entre os terminais A e B do conector AL DL de diagnóstico.
Se funcionar o sistema está sendo alimentado e o problema é com a informação recebida pela UCE ou ela com defeito. Mas é bom antes de condenar a UCE, medir a temperatura de trabalho com termômetro e com scanner, para evitar erros do painel de instrumentos.
No Monza EFI a ventoinha ativa entre 101ºC e 102ºC e desativa entre 94ºC e 95ºC.
Com relação ao motor não pegar na primeira partida, tem muitas causas entre sistema de ignição, IE, sincronismo do motor, ponto de avanço inicial, pressão da linha de combustível, qualidade do combustível entre outros... Então necessita uma boa revisão nesses itens.
Meu Monza 93 efi,gasolina, sem A/C .
E pq reli o tópico e fiquei cm essa dúvida a respeito d ventoinha não acionar.
Mais o meu problema MSM e esse da partida !
walisson alves escreveu:Meu Monza 93 efi,gasolina, sem A/C .
E pq reli o tópico e fiquei cm essa dúvida a respeito d ventoinha não acionar.
Mais o meu problema MSM e esse da partida !
Como disse, há várias possibilidades para problemas de não funcionar a ventoinha e muito mais de o motor não pegar na primeira partida.
Tem que avaliar, fazer testes, isolar os problemas...