problelema

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: problelema

Mensagem não lida por waldir »

Carlos A. Freire escreveu:A polia de acessórios que vai no virabrequim, onde tem a marcação para ajuste de ponto, no Monza de 91 em diante com DH, é com coxim, para minimizar possíveis vibrações. Nos modelos de até 90 com A/C e tem correia poly V, também usam polia de acessórios com coxim.
Se olharem para a polia, vai perceber que entre a circunferência externa de metal e a interna também de metal, há uma parte de borracha, fazendo um sanduíche entre as duas partes formando a polia.
Ocorre que algumas vezes essa borracha interna resseca e a parte superior se move para posição diferente, deixando a marcação fora da posição correta, não servindo mais como referência.
Na Zafira, Astra, Renault... e demais modelos que usam polia com coxim, é comum a parte externa da polia separar da interna, desmontando a polia até com veículo em funcionamento, soltando a correia.
Por isso, ao fazer ajuste de ponto, deve ficar atento a essa situação, que não é difícil de acontecer.
Abs,

Carlos Freire
1º lugar, retiro o que disse do mechanico... pensei que fosse lenda, mas não é :smt011

2º creio então que a borracha fique prensada entre a parte mais clara e a escura da foto. É isto?

3º A chance de ressecamento da borracha nos veículos de 15~20 anos é relativamente grande

4º Sem um exame minucioso na polia a chance de ajuste no avanço do distrib. é baixa... será sempre mais ou menos, no meu caso algo entre 7 e 10º APMS

Imagem

Uma pergunta: tirando a capa da correia dentada é possivel medir pela marca superior na polia do CV ou existe um multiplicador entre o diãmetro da polia menor do virabrequim e a de serviço?

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O ponto da correia dentada se verifica removendo a polia de acessórios (a da foto), verificando se as marcas da polia dentada do virabrequim coincide com a marca na bomba de óleo, e do comando de válvula com a marca na chapa de metal que fica por trás da polia.
Com as marcas em da polia do vira e do comando em 0º, coloca a polia de acessórios e verifica de o 0º da marca dela coincide com a da capa plástica da correia. Se não coincidir, a polia virou a parte externa.

O coxim de borracha é a parte é o circulo no meio da polia. Se olhar a polia de acessórios lateralmente, vai perceber a borracha um pouco mais larga que o metal.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Carlos, obrigado pela atenção.

Mas, voltei à estaca zero. Se vc está lembrando, por não ter visivel a marca de referência na capa velha que estava semi destruida/rachada/comida pela correia... eu a substitui por nova paralela (na Accioly não tinha original) e com sua orientação eu fiz a referência de ponto a partir dos cortinhos na aba da polia.
Agora, se a polia correu, marquei a referência erroneamente. Só desmontando agora para conferir ;-) Mas como a performance melhorou, ou seja, não está mais áspero, quero acreditar que a polia não correu.

Vou continuar a busca de uma capa 'original' para verificar se a referência que coloquei na minha capa está correta :smt017 como monzeiro não tem sossego... aqui vamos nós

Abs

waldir
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Espero que no seu caso não tenha corrido. Sem a marcação na capa, não é possível verificar se correu ou não, a não ser que comparar com outra polia igual.
De qualquer forma, no seu caso fez uma nova marcação, baseado no PMS. Colocando a pistola com ajuste de avanço, é só colocar o controle no valor desejado (ex: 10º) e verificar onde está marcando o 0º na polia. Depois coloca o controle da pistola em 0º e confere se deu o mesmo valor (10º).

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Carlos,
pensando no que vc disse... mesmo que tivesse corrido, quando eu fiz a nova referência conf. sua indicação o ponto 0º ficou valendo o novo
tanto é que houve melhora perceptivel... estava com 12º e acertamos para 7º, como eu disse, aprendi o que era áspero e percebi que o giro ficou na manteiga.

obrigado

waldir
kadu nascimento
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por kadu nascimento »

opa
dae drs.
seguinte o preblema era
a polia msm
msm tendo xekado ela sem desmontar
a maldita qdo dava a partida saia do ponto
substituida a msm esta 0 km
o karro nunk esteve tao liso pra andar
redondinho

obrigado a tds pela ajuda!!!
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Ano: 1994

Mensagem não lida por dutra s a »

poise rapasiada ,e cada uma que se descobre, creio que todos estejam felizes por nosso amigo kadu :D
ate no meu vou dar uma verificada na polia ,o meu nao falha mas ta um pouco adiantado e é certeza que é a bendita dessa polia no caso o sanduiche de borracha :lol:
agora ja nao e mais historia é verdade :smt005
abs a naçao monzeira estamos ai////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder