1º lugar, retiro o que disse do mechanico... pensei que fosse lenda, mas não é :smt011Carlos A. Freire escreveu:A polia de acessórios que vai no virabrequim, onde tem a marcação para ajuste de ponto, no Monza de 91 em diante com DH, é com coxim, para minimizar possíveis vibrações. Nos modelos de até 90 com A/C e tem correia poly V, também usam polia de acessórios com coxim.
Se olharem para a polia, vai perceber que entre a circunferência externa de metal e a interna também de metal, há uma parte de borracha, fazendo um sanduíche entre as duas partes formando a polia.
Ocorre que algumas vezes essa borracha interna resseca e a parte superior se move para posição diferente, deixando a marcação fora da posição correta, não servindo mais como referência.
Na Zafira, Astra, Renault... e demais modelos que usam polia com coxim, é comum a parte externa da polia separar da interna, desmontando a polia até com veículo em funcionamento, soltando a correia.
Por isso, ao fazer ajuste de ponto, deve ficar atento a essa situação, que não é difícil de acontecer.
Abs,
Carlos Freire
2º creio então que a borracha fique prensada entre a parte mais clara e a escura da foto. É isto?
3º A chance de ressecamento da borracha nos veículos de 15~20 anos é relativamente grande
4º Sem um exame minucioso na polia a chance de ajuste no avanço do distrib. é baixa... será sempre mais ou menos, no meu caso algo entre 7 e 10º APMS

Uma pergunta: tirando a capa da correia dentada é possivel medir pela marca superior na polia do CV ou existe um multiplicador entre o diãmetro da polia menor do virabrequim e a de serviço?
Abs
waldir