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Re: problelema
Enviado: 10 Set 2010, 14:01
por waldir
Carlos A. Freire escreveu:A polia de acessórios que vai no virabrequim, onde tem a marcação para ajuste de ponto, no Monza de 91 em diante com DH, é com coxim, para minimizar possíveis vibrações. Nos modelos de até 90 com A/C e tem correia poly V, também usam polia de acessórios com coxim.
Se olharem para a polia, vai perceber que entre a circunferência externa de metal e a interna também de metal, há uma parte de borracha, fazendo um sanduíche entre as duas partes formando a polia.
Ocorre que algumas vezes essa borracha interna resseca e a parte superior se move para posição diferente, deixando a marcação fora da posição correta, não servindo mais como referência.
Na Zafira, Astra, Renault... e demais modelos que usam polia com coxim, é comum a parte externa da polia separar da interna, desmontando a polia até com veículo em funcionamento, soltando a correia.
Por isso, ao fazer ajuste de ponto, deve ficar atento a essa situação, que não é difícil de acontecer.
Abs,
Carlos Freire
1º lugar, retiro o que disse do mechanico... pensei que fosse lenda, mas não é :smt011
2º creio então que a borracha fique prensada entre a parte mais clara e a escura da foto. É isto?
3º A chance de ressecamento da borracha nos veículos de 15~20 anos é relativamente grande
4º Sem um exame minucioso na polia a chance de ajuste no avanço do distrib. é baixa... será sempre mais ou menos, no meu caso algo entre 7 e 10º APMS
Uma pergunta: tirando a capa da correia dentada é possivel medir pela marca superior na polia do CV ou existe um multiplicador entre o diãmetro da polia menor do virabrequim e a de serviço?
Abs
waldir
Re: problelema
Enviado: 10 Set 2010, 15:41
por Carlos A. Freire
O ponto da correia dentada se verifica removendo a polia de acessórios (a da foto), verificando se as marcas da polia dentada do virabrequim coincide com a marca na bomba de óleo, e do comando de válvula com a marca na chapa de metal que fica por trás da polia.
Com as marcas em da polia do vira e do comando em 0º, coloca a polia de acessórios e verifica de o 0º da marca dela coincide com a da capa plástica da correia. Se não coincidir, a polia virou a parte externa.
O coxim de borracha é a parte é o circulo no meio da polia. Se olhar a polia de acessórios lateralmente, vai perceber a borracha um pouco mais larga que o metal.
Abs,
Carlos Freire
Re: problelema
Enviado: 10 Set 2010, 16:27
por waldir
Carlos, obrigado pela atenção.
Mas, voltei à estaca zero. Se vc está lembrando, por não ter visivel a marca de referência na capa velha que estava semi destruida/rachada/comida pela correia... eu a substitui por nova paralela (na Accioly não tinha original) e com sua orientação eu fiz a referência de ponto a partir dos cortinhos na aba da polia.
Agora, se a polia correu, marquei a referência erroneamente. Só desmontando agora para conferir

Mas como a performance melhorou, ou seja, não está mais áspero, quero acreditar que a polia não correu.
Vou continuar a busca de uma capa 'original' para verificar se a referência que coloquei na minha capa está correta :smt017 como monzeiro não tem sossego... aqui vamos nós
Abs
waldir
Re: problelema
Enviado: 10 Set 2010, 16:33
por Carlos A. Freire
Espero que no seu caso não tenha corrido. Sem a marcação na capa, não é possível verificar se correu ou não, a não ser que comparar com outra polia igual.
De qualquer forma, no seu caso fez uma nova marcação, baseado no PMS. Colocando a pistola com ajuste de avanço, é só colocar o controle no valor desejado (ex: 10º) e verificar onde está marcando o 0º na polia. Depois coloca o controle da pistola em 0º e confere se deu o mesmo valor (10º).
Abs,
Carlos Freire
Re: problelema
Enviado: 10 Set 2010, 16:54
por waldir
Carlos,
pensando no que vc disse... mesmo que tivesse corrido, quando eu fiz a nova referência conf. sua indicação o ponto 0º ficou valendo o novo
tanto é que houve melhora perceptivel... estava com 12º e acertamos para 7º, como eu disse, aprendi o que era áspero e percebi que o giro ficou na manteiga.
obrigado
waldir
Re: problelema
Enviado: 10 Set 2010, 18:38
por kadu nascimento
opa
dae drs.
seguinte o preblema era
a polia msm
msm tendo xekado ela sem desmontar
a maldita qdo dava a partida saia do ponto
substituida a msm esta 0 km
o karro nunk esteve tao liso pra andar
redondinho
obrigado a tds pela ajuda!!!
Re: problelema
Enviado: 11 Set 2010, 13:15
por dutra s a
poise rapasiada ,e cada uma que se descobre, creio que todos estejam felizes por nosso amigo kadu
ate no meu vou dar uma verificada na polia ,o meu nao falha mas ta um pouco adiantado e é certeza que é a bendita dessa polia no caso o sanduiche de borracha
agora ja nao e mais historia é verdade :smt005
abs a naçao monzeira estamos ai////////////////////////////////////////////////////////////////////////////