1º
<<<Se entendi, quando a polia do girabrequim está na posição conforme a figura 2, os pistões 1 e 4 estão em PMS, ou seja totalmente em cima, mas a marca na polia do comando de válvulas, está do lado oposto a marca na proteção da correia dentada, ou seja, apontando para o chão, ai é necessário girar a polia do girabrequim mais 360º para que a marca na polia do comando de válvulas fique alinhada com a marca na proteção da correia dentada conforme a figura 1.>>>
Correto. Nessa posição o 1º e o 4º pistão estarão em PMS
2º
<<<Quando a polia do comando de válvulas está alinhada com a marcação na proteção da correia dentada o que está acontecendo com as válvulas do 1º e do 4º pistões?
Resumindo: enquanto o comando de válvulas, partindo do alinhamento na polia do comando e na proteção da correia dentada, conforme fig. 1, gira 360º, a polia do virabrequim dá 720º, correto?>>>
1 e 4 em PMS (virabrequim em seis e meia) e a polia do comando na posição correta (12 horas ) as válvulas de admissão e escape estarão fechadas nesses cilindros.
Ocorre o seguinte no posicionamento da correia dentada:
a)Sem a correia, posicionar a polia do virabrequim conf. Figura 2.
b) posicionar a polia do comando de válvulas conf. Figura 1.
c) prender o esticador para facilitar o encaixe da correia.
d)Colocar a correia observando principalmente a polia do C.Valvulas para manter a posição.
e) tirar o pino trava
f)girar 2 voltas a partir da polia do virabrequim e conferir se as polias estão sincronizadas com as marcações.
g) se não coincidir refazer a montagem
Sim, a polia do virabrequim percorrerá 720º e a de comando 360º
<<<Estou perguntando tanto pois eu mesmo quero desmontar o meu motor e levar o cabeçote para recondicionar, e se entendi, é na retífica que vão me dizer se as válvulas também necessitarão de substituição incluindo as peças que acompanham as válvulas e quando na remontagem quero faze-lo corretamente. Aguardo mais idéias para não cometer erros.>>>
Correto, a Retífica fará as medições e substituirá o que estiver ruim (válvulas tortas, sem acentamento , tuchos e balancins, retentores.) Encherá de solda a borda da galeria que estiver corroída e plainará deixando na medida
<<<o Torquímetro deve marcar quantos quilos de pressão nos parafusos de fixação do cabeçote.>>>
25N.m
Baixe o manual de reparações aqui no fórum do Monza 90 e na seção 6B tem a indicação da sequência de aperto e outras instruções importantes, já que vc vai colocar a mão no motor. É importante levar os parafusos que prendem o cabeçote no bloco para o retificador avaliar se precisam ser substituídos.
3º
<<<entre o cabeçote e o comando de válvulas não há junta de vedação?>>>
Sim, há junta sim. Compre uma de marca reconhecidamente boa (deve estar cerca de 35 dinheiros) + junta dos coletores, da tampa de válvula
4º
<<<Girabrequim em PMS e o comando de válvulas alinhado com a proteção da correia dentada, conforme as figs. 1 e 2, em que posição estão as válvulas de admissão e descarga do 1 e do 4º pistão? >>>
Estão totalmente fechadas, pq esta é a posição de compressão... a próxima é combustão. vide a ilustração no link abaixo
http://carros.hsw.uol.com.br/sistema-de ... omovel.htm
Abs/bom trabalho
waldir