Monzão SL/E 91, bonitão, recém polido!

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
Marcelo Lazzaroni
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monzão SL/E 91, bonitão, recém polido!

Mensagem não lida por Marcelo Lazzaroni »

S h E e Q u O escreveu:
RBMartins escreveu:se não me engano o SL mesmo na linha 1993 não tinha este friso de borracha na traseira
e o logo e.f.i. até 1992 era um adesivo mesmo, que com o tempo acabava desbotando, em 1993 passou a ser em alto relevo, igual o que viria a ser aplicado nas portas nos anos seguintes
Exatamente!! :smt023
Ao restaurar, vale a pena envernizar por cima do adesivo E.F.I. assim como a GM fez na série "Champ98", a minha S10 continua com os adesivos intactos a apesar de nao andar muito, toma sol frequentemente. :)
Monza não é apenas um carro, é uma vantagem! Simples carro tem quem quer, um Monza, tem quem pode! :D
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Waldmann escreveu:Então S h E e Q u O, A mala está um pouco amassada, e toda a pintura não está de acordo com o tom original que encontrei nas torres de suspensão. Ainda tenho muita coisa pra mexer e tirar do carro, portanto, a pintura ficará para o final. Participo de alguns eventos com ele. Estou pensando em comprar os paralelos para colocar por enquanto, antes da pintura definitiva (no momento, a mala está sem nenhum) o que acha?
A fase de acabamento é a mais detalhista e a que faz toda a diferença. Se eu fosse proprietário do seu Monza, eu compraria os emblemas originais e os guardaria até a hora certa de instalá-los, ou seja, após a restauração pronta.

Emblemas e peças de acabamento originais estão cada vez mais escassos e, por enquanto, as peças do Monza ainda não estão tão caras. Então, vá pesquisando, procurando o melhor produto, o melhor preço e compre com calma. Mas já vá comprando! Seja cuidadoso para escolher a peça, pois, um emblema às vezes é original, mas não está bem conservado. Ou então, você encontra um emblema original por R$100,00 enquanto o mesmo emblema pode estar em outro anúncio por metade do preço.

Depois dos emblemas, eu faria uma análise muito cuidadosa nos borrachões laterais, setas, faróis e lanternas. Se você perceber que vai precisar trocar alguns destes itens depois da restauração da pintura, vá comprando peças novas e originais o quanto antes. Nas minhas restaurações, costumo comprar os acabamentos, borrachas etc antes da pintura, por 4 principais razões:

- com a pintura nova, nada melhor que emblemas e acabamentos novos, originais.
- antes de mexer no carro, tenho tempo de sobra para comprar acessórios e acabamentos. Se eu precisar fazer uma compra maior e ter que parcelar o pagamento, vou ter fôlego para isso.
- durante qualquer restauração ou repintura, sempre surge um imprevisto e a gente acaba tendo que comprar mais material ou trocar mais peças, que geram despesas não programadas anteriormente. E para estas despesas inesperadas, sempre é bom ter um fôlego, para que não deixemos nada para trás.
- com a pintura nova pronta, se você instalar peças de acabamento ou emblemas velhos, terá que substituí-los depois pelos novos. Nestes procedimentos, por mais cuidadoso que sejam, sempre existe a possibilidade de um arranhão ou amassadinho na pintura. Então, pinta uma vez só, coloca acabamentos novos originais (definitivos) e não tenha maiores preocupações.

Nesta etapa, você pode, inclusive, escolher os opcionais originais que você pretende colocar no seu carro e que você ainda não possui, como trava elétrica, retrovisor, vidro, rádio da época etc etc etc. Você pode comprar e guardar por enquanto.

Nota: por se tratar de peças que ficarão guardadas aguardando a restauração, teste tudo o que puder antes, para não perder a garantia!! :wink:

Quanto aos paralelos, são baratinhos, cerca de R$30,00 os dois (2.0 e Chevrolet), então, fica a seu critério colocá-los por ora.

Mas lembre-se de que a restauração é um processo que não envolve só a pintura. A restauração é um procedimento detalhista e complexo que começa deste as primeiras compras de peças, acessórios, emblemas, parte mecânica, até a fase que você terminou de pintar o carro, aguarda e aguarda cerca de 60 dias para dar o polimento final. Para mim, ela nunca acaba, afinal, sempre teremos uma cera nova ou um novo mimo para o carrão. E é isso que nos diverte.

Para você que mora no Estado do Rio de Janeiro, recomendo você conhecer o site do Estefano Andrade http://www.estefanoandrade.com.br. Ele tem bastante coisa do Monza, trabalha com peças originais e com ótimo estado de conservação. Eu já comprei dele e fiquei muito satisfeito. Os preços dele são bastante justos. Ele tem loja física também, que eu adoraria conhecer, mas é muito longe pra mim. Fica em Barra Mansa/RJ. Com 1 hora de viagem eu creio que você chega lá. Mas ele despachou as minhas compras pelo correio e chegou tudo certinho aqui no PR.

Na prática, eu ainda não comecei a restauração de pintura do meu carro. Eu não pretendo pintar o carro todo, mas apenas retocar determinados locais, como a tampa do porta mala e o painel dianteiro. Este é o meu tópico: viewtopic.php?f=33&t=27843

Terminei as duas primeiras etapas da restauração, que foi a parte mecânica e o funcionamento do painel de instrumentos. A terceira fase está no começo, que será forração e portas. A pintura, por se tratar de retoques mais simples, deixarei por último. Mesmo assim, já me precavi comprando 1 par de setas originais Cibié, 2 pares de lanternas traseiras, friso inferior do painel dianteiro, moldura do console central etc, conforme recomendei a você.

Vamos conversando mais. Disponha sempre que precisar. Tenho certeza que o seu Monza vai ficar zeradaço!!!

Abraço
Marcelo Lazzaroni

Grande S h E e Q u O.

Os emblemas e borrachões laterais originais para o meu após a restauração já foram comprados. Encontrei em Curitiba e Colombo-PR. Lojas: Auto Vidros Verdes Auto Peças, Casa do Latoeiro Auto Peças, Alvorada Auto peças, Maracanã Auto Peças, e Farois Acesos Auto Peças.
Monza não é apenas um carro, é uma vantagem! Simples carro tem quem quer, um Monza, tem quem pode! :D
S h E e Q u O

Marcelo Lazzaroni escreveu:Grande S h E e Q u O.

Os emblemas e borrachões laterais originais para o meu após a restauração já foram comprados. Encontrei em Curitiba e Colombo-PR. Lojas: Auto Vidros Verdes Auto Peças, Casa do Latoeiro Auto Peças, Alvorada Auto peças, Maracanã Auto Peças, e Farois Acesos Auto Peças.
Marcelo, por acaso alguns deles trabalham com as borrachas originais (ou parecidas com elas) para o Monza? Preciso encomendar uma para a porta do lado esquerdo do meu, que embora não esteja com infiltração, foi lambuzada de cola pelo antigo proprietário. Eles trabalham com outros segmentos de peças também?
Abraço
S h E e Q u O

"Ao restaurar, vale a pena envernizar por cima do adesivo E.F.I. assim como a GM fez na série "Champ98", a minha S10 continua com os adesivos intactos a apesar de nao andar muito, toma sol frequentemente." :)[/quote]

O acabamento fica mesmo muito bom!
S h E e Q u O

Waldmann, outro detalhe que eu me lembrei: quando você for começar a sua restauração, abra um tópico para ela, para facilitar o acompanhamento e as sugestões da galera. Você já pode abrir um tópico com as fotos atuais do carrão, interna e externa, para que nós possamos te orientar melhor com relação aos detalhes de acabamento ;) :mrgreen:

Abraço :smt023 :smt023
Marcelo Lazzaroni

S h E e Q u O escreveu:
Marcelo Lazzaroni escreveu:Grande S h E e Q u O.

Marcelo, por acaso alguns deles trabalham com as borrachas originais (ou parecidas com elas) para o Monza? Preciso encomendar uma para a porta do lado esquerdo do meu, que embora não esteja com infiltração, foi lambuzada de cola pelo antigo proprietário. Eles trabalham com outros segmentos de peças também?
Abraço
Trabalham sim cara, ligue para (41) 3330-4833 (Casa do Letoeiro), peça pra falar com o Luiz, diga que foi indicado pelo Marcelo do Monza vermelho (de Santa Catarina), ele vai te dar um desconto bem bacana e podes confiar, as peças dos caras são excelentes! A propósito, já tentou remover a cola com Thiner? Convém mergulhar o borrachão em água quente pra amolecer a cola e tentar retirar com um pano, thiner e muita paciência.
:)
S h E e Q u O

Confesso que ainda não tentei o Thinner. Bem lembrado, vou tentar remover a cola antes :D
Valeu pela dica! :smt023
abraço
Responder