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Re: Regulador de Voltagem
Enviado: 20 Jan 2010, 20:17
por Diego Paiva
VAleu pelas dicas, Amauri. Troquei o bendito regulador... não deu mais excesso de voltagem, mas não ficou bom

to começando a achar que é a bateria ruim, só pode ser ela, o resto eu mexi em tudo...

Re: Regulador de Voltagem
Enviado: 20 Jan 2010, 21:41
por kuhfuss
Diego Paiva escreveu:VAleu pelas dicas, Amauri. Troquei o bendito regulador... não deu mais excesso de voltagem, mas não ficou bom

to começando a achar que é a bateria ruim, só pode ser ela, o resto eu mexi em tudo...

Vc disse que mexeu em tudo, vc trocou o rotor e o estator?
Bateria ruim? Sua bateria é de quantos Ah?
abraços.
Re: Regulador de Voltagem
Enviado: 20 Jan 2010, 21:48
por Diego Paiva
Troquei tudo isso ai... olha, acho que achei o "defeito", pode ser que não... mas penso que tenha algo a ver. Comprei o regulador de voltagem bosch com o final 34, pesquisando na internet vi que este regulador é para alternadores de apenas 55a. Meu alternador foi refeito usando peças que o deixariam com algo entre 90~120A... pesquisando na internet, achei um regulador de voltagem bosch de 95A, ele tem o final 28. Vou à casa de peças e pedir que troquem o regulador, alegando defeito.... vai ser o jeito, tomara que troquem e que isso resolva meu problema, pq já to ficando doente....

Re: Regulador de Voltagem
Enviado: 20 Jan 2010, 22:46
por kuhfuss
Então vc aproveitou a carcaça e trocou o rotor e estator por de maior capacidade? É, faz sentido sua explanação, bom, estou no aguardo.
O meu continua a não aguentar o AC ligado, cai a tensão consideravelmente.
Re: Regulador de Voltagem
Enviado: 22 Jan 2010, 16:41
por Diego Paiva
Troquei o regulador, melhorou um pouco, mas não ficou como deveria. Mas a mudança foi considerável, as luzes ficaram mais fortes e tal....
Porém, nas minhas cutucadas e pesquisas na internet, resolvi dar uma olhada com mais atenção no aterramento que sai da bateria para o motor. O aterramento da bateria para a lataria eu já tinha feito com cabo de 50mm, esse ficou show de bola.
Então resolvi medir com o multimetro... coloquei uma ponta no polo negativo da bateria e a outra em vários pontos diferentes para ver se havia grandes diferenças de potencial. Primeiro coloquei onde o fio vai preso, ou seja, na caixa de marchas (monza tubarão injetado), a diferença de potencial foi mínima, ficou em 0.01, depois fui encostando nas partes metálicas do motor e o valor foi o mesmo em todas as partes que testei, inclusive na carcaça do alternador, ou seja, teroricamente o aterramento estava perfeito. Daí me deu um estalo e resolvi fazer o mesmo teste com o carro ligado. Uma ponta do multimetro na bateria (polo negativo) e a outras nas demais parte que citei acima... a diferença foi gigantesca! de mais de 3.00 ohms.. acho que isso não é normal, deveria dar uma diferença pequena a que deu da bateria para a lataria (aterramento com cabo de 50mm), que com o carro desligado deu 0.00 e com o carro ligado deu 0.04...
Quando fiz o teste na carcaça do alternador com o carro ligado, a diferença era de 3.30ohms e às vezes oscilava, chegando em alguns momentos a 3.50ohms... será que o defeito é esse? o que os amigos pensam? Deem uma luz ai, por que já estou doente com isso... E no caso do problema ser o aterramento, o que devo fazer? Posso puxar um aterramento novo para a caixa de marchas (somando com o original) e, além disso, posso passar um fio extra para fazer o aterramento no alternador, prendendo este fio na carcaça do equipamento?
Fico no aguardo.
Abraços!
Re: Regulador de Voltagem
Enviado: 22 Jan 2010, 17:40
por Carlos A. Freire
Diego,
ao ionvéz de medir resitência em ohms, meça tensão e veja se há diferença grande de tensão entre os pontos de aterramento. Mantenha a ponteira positiva no positivo da bateria e com a ponteira negativa, coloque em vários pontos de aterramento do carro, motor... Compare os valores e verifique se tem diferença muito grande. Esse teste deve ser feito com motor funcionando, motor aquecido (ligou 2 vezes a ventoinha) e equipamentos de grande consumo de energia ligados (farol, desembaçador, A/C...)
Se constatar que o cabo terra está ruim, pode colocar outro para teste, comprovando o defeito. Porém, acho que não deve ficar legal (estética). Eu colocaria um cabo novo original.
Abs,
Carlos Freire
Re: Regulador de Voltagem
Enviado: 22 Jan 2010, 18:46
por Diego Paiva
Carlos, fiz o teste que vc sugeriu.... medindo na bateria com tudo desligado deu 13,5v. Fazendo a mesma medição, colocando uma das pontas do multimetro no positivo da bateria e o outro nas partes metálicas do carro, deu 13.9~14v

Com tudo ligado, fazendo a medição na bateria dava 12.2v, medido com uma das pontas do multimetro na bateria e a outra encostando nas partes metalicas do motor, deu 12.6 e acelerando 13.3v... ou seja,toda a energia gerada não está chegando até a bateria... Que estranhou isso... o que devo fazer?
Re: Regulador de Voltagem
Enviado: 23 Jan 2010, 00:15
por kuhfuss
Diego Paiva escreveu:Carlos, fiz o teste que vc sugeriu.... medindo na bateria com tudo desligado deu 13,5v. Fazendo a mesma medição, colocando uma das pontas do multimetro no positivo da bateria e o outro nas partes metálicas do carro, deu 13.9~14v

Com tudo ligado, fazendo a medição na bateria dava 12.2v, medido com uma das pontas do multimetro na bateria e a outra encostando nas partes metalicas do motor, deu 12.6 e acelerando 13.3v... ou seja,toda a energia gerada não está chegando até a bateria... Que estranhou isso... o que devo fazer?
Independente de vc ter passado um cabo novo com resistencia ohmica tendendo a zero, vc continua com outro cabo ruim, vc concorda que mesmo sendo mais fácil passar a tensão pelo cabo novo que vc botou, vc acharia uma tensão neste cabo ruim também? Então, a difrença de potencial encontrada entre os dois caminhos seria exatamente esta perde que vc tem na tensão, eu faria um teste "definitivo" trocando o cabo velho que vai da bateria<arranque<alternador.
Existe um outro teste para ver se tem fuga no carro com uma lâmpada, só não me recordo como faz.
abraços.