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Re: Monza Perua Envemo 1984 - 2 portas

Enviado: 11 Mar 2014, 21:46
por S h E e Q u O
Legal que tenha gostado dos comentários. Você e os colegas do forum são muito gentis!

Você é experiente com restauração. Sabe dos altos e baixos. Alegrias e chateações. E finalmente, a glória!

Vou tomar a liberdade de tecer algumas sugestões. Assim, começamos, todos, a trocar figurinhas. :D

O Monza é um carro interessante. Ele é novo para ser velho, mas velho para ser novo. Ele está naquela fase intermediária, na qual existe a peça de primeira linha no catálogo, mas a loja tem que encomendar. À pronta entrega, só peça meia-boca, na grande maioria dos casos. Um amigo meu que restaurava um Dodge Charger RT 77, por exemplo, só conseguiu a tampa da válvula termostática num torneiro mecânico, que fabricou uma para ele (ficou melhor do que a nova). Até aí tudo bem, mas dá mais trabalho e custa mais caro. E, logo logo, estaremos chegando a esta situação com os nossos Monza.

O projeto Opala está em andamento e ainda não há previsão para o início do projeto "SW" (a loira de Quatro Barras) rs...

Por isso, lá na frente, quando chegar o momento certo, recomendo que você realize a restauração "de trás pra frente".

Use o carro o maior tempo possível. Deixe para começar a restauração quando estiver com as principais peças e acabamentos já em estoque. Relacione e compre o máximo de peças possível que você sabe que precisará para o projeto, para só então desmontar o veículo. Com isso, você compra melhor, se organiza melhor financeiramente e terá maior fôlego na fase de compra das peças mais rústicas. Além disso, você ainda poderá aproveitar o carro nos finais de semana.

Comece providenciando itens novos de acabamento, dos mais raros aos mais triviais.
Lâmpadas e botões novos para o painel, marcadores, antena, rádio (Motorádio), cabos, pedaleiras etc.
Após, acabamento externo: frisos, retrovisores, faróis, setas, lanternas, grade, emblemas, bagageiro de teto etc.
Guarde tudo em casa, com plástico bolha ou jornal. Organize os itens em caixas separadas e identificadas.

Esta primeira etapa parece simples. Mas, exige muito planejamento financeiro. Portanto, não se preocupe com o tempo.

Com tudo em mãos, saque a tapeçaria e o painel. Relacione e providencie os acabamentos remanescentes.
Após, será a vez dos vidros. Saque-os com cuidado e providencie novas borrachas para eles.

Concluído o estoque de peças e acabamentos, é a vez do motor.
Relacione e providencie os serviços e as peças novas que forem necessárias para deixar o motor novo.
Para este nível de veículo e de restauração, recomendo a revisão e retífica completa do motor!
Compre novas tampas, correias, filtros, velas, cabos de velas, coxins, reservatórios, mangueias etc.

Nesta fase, a casa já está pequena, com peças na despensa, atrás da porta e debaixo da cama :lol:

Passe, agora, a desmontar a suspensão.
Confira e providencie rolamentos, juntas, amortecedores, batentes, buchas, pastilhas, lonas, flexíveis etc.
Veja se os discos e os tambores comportam torneamento ou se exigem troca.

Depois, quando você já comprou e pagou tudo, comece a fazer funilaria e pintura.
Providencie o tratamento e pintura de molas, suportes, eixo traseiro e demais peças da suspensão.
Restaure rodas e pára-choques. Aproveite para polir os frisos cromados das portas, nos finais de semana.

O clima começa a melhorar e você volta a sentir vontade de comer um X-Tudo com uma coca de 2 litros :P

Comece a montar a parte mecânica do veículo. Teste o funcionamento do motor, direção, suspensão e freios.

Agora você já está mais contente e animado e resolve fazer um churrasquinho na oficina :smt005

Eis a melhor parte da restauração. Mas, também, a fase da pressa. :!:
Proteja o carro da poeira da oficina ou leve-o para casa, para terminar a montagem de peças e acabamentos.
Instale os vidros e as borrachas das portas. Faça o teste de água antes de continuar. Rode na chuva :smt023
Nada de silicone: entrou água, troque a borracha na garantia!
Com o veículo aprovado no teste de água/infiltração, instale o painel, a nova tapeçaria e os novos acabamentos.
Troque a tubulação completa do escapamento. Não se esqueça da ponteira cromada!
Finalizada esta etapa, faça um teste de rodagem, alinhamento de direção e balanceamento de rodas.
Cuidado com o motor novo. Você terá que amaciá-lo.

Pronto! Projeto "SW" concluído!!

E neste dia, você terá saudade das fases iniciais do projeto, de quando você começou a estocar as peças novas rsrs...
Quando chegar aqui, você já estará apto para fazer a vistoria e entrar com o processo de levantamento da Placa Preta :!:

Seguindo esta ordem, ao finalizar a pintura, você terá o carro inteiro em mãos, sem risco de atrasos ou contratempos.
A montagem dos acabamentos será rápida. Já pensou se, nesta hora, você dá falta de uma lanterna e não acha original?
Não se preocupe com o tempo. Você pode agendar a compra das peças e acabamentos em bimestres, trimestres ou semestres.

Que tal ?? :smt017

Re: Monza Perua Envemo 1984 - 2 portas

Enviado: 11 Mar 2014, 22:35
por coy
O Monza é um carro interessante. Ele é novo para ser velho, mas velho para ser novo. Ele está naquela fase intermediária,...
Que aula, assim fiquei até com vontade de restaurar meu opala.
Sei que vai demorar um pouco, mas ja to sonhando em ver esta "loira" inteiraça e gostosa.
Abraços.

Re: Monza Perua Envemo 1984 - 2 portas

Enviado: 11 Mar 2014, 23:11
por avvsilva
Olá Danilo, seja muito bem vindo ao fórum monzeiros!

Com esta raridade em mãos, não posso deixar de lhe dar os parabéns. Vá com calma e perseverança. Procure assiduamente na Internet por peças. Existem muitos aproveitadores, que cobram fortunas por pedacinhos de borracha e tirinhas de plástico, só por serem originais e estarem na caixinha GM, mas sempre aparacem boas oportunidades.

Este tópico é um daqueles que vai "bombar", já deu para perceber. Nós somos sortudos por termos este maravilhoso fórum e pessoas refinadas e dispostas a ajudar. É um verdadeiro "pote de ouro", rico em informações, só procurar com calma.

Dica: já conhece o pecapecas.com? É um site de procura de peças a partir do código original, nele aparecem as lojas que têm determinada peça Brasil afora. Comece baixando o CEPCHEV, que é o Catálogo Eletrônico de Peças Chevrolet. Nele existem alguns erros e omissões, mas não deixa de ser uma referência indispensável para quem garimpa peças. :wink:

No que precisar, só perguntar! :smt023

Re: Monza Perua Envemo 1984 - 2 portas

Enviado: 12 Mar 2014, 10:32
por Mottin
vrsilva escreveu:smt038 smt038 smt038 smt038
:D
S h E e Q u O escreveu:Legal que tenha gostado dos comentários. Você e os colegas do forum são muito gentis!

Você é experiente com restauração. Sabe dos altos e baixos. Alegrias e chateações. E finalmente, a glória!
Olha, experiente de verdade ainda não. Já passei pro fase de compra de peças, pesquisa, serviço de lataria, elétrica, mas o carro ainda está 'podre' na garagem, pois a funilaria ainda não foi feita. Já tive mudança de planos e tive que vender todas as peças que já tinha comprado pra poder pagar as contas. Eu fiquei triste em ter que vender tudo: pistões forjados, bielas forjadas, cabeçote, embreagem de cerâmica, kit turbo, carburador e os outros acessórios. Eu tinha praticamente tudo e só faltava montar. Coisas do destino :(
Vou tomar a liberdade de tecer algumas sugestões. Assim, começamos, todos, a trocar figurinhas.

O Monza é um carro interessante. Ele é novo para ser velho, mas velho para ser novo. Ele está naquela fase intermediária, na qual existe a peça de primeira linha no catálogo, mas a loja tem que encomendar. À pronta entrega, só peça meia-boca, na grande maioria dos casos. Um amigo meu que restaurava um Dodge Charger RT 77, por exemplo, só conseguiu a tampa da válvula termostática num torneiro mecânico, que fabricou uma para ele (ficou melhor do que a nova). Até aí tudo bem, mas dá mais trabalho e custa mais caro. E, logo logo, estaremos chegando a esta situação com os nossos Monza.
A parte boa do Monza é que na época do lançamento ele foi um dos carros mais vendidos por 2 anos, então a oferta de peças é um pouco maior do que o primo menor Chevette e seus derivados (Chevy, Marajó). Eu que participo do Clube Chevetteiros de Curitiba vejo o quanto é difícil achar algumas peças de acabamento específico. A parte boa é que reparos de lataria e peças mecânicas ainda são ofertadas em alguns lugares como a Alvorada Auto Peças de Curitiba. Claro que não é a mesma qualidade do original, mas enquanto procura uma original tem a opção de utilizar a paralela!
O projeto Opala está em andamento e ainda não há previsão para o início do projeto "SW" (a loira de Quatro Barras) rs...
Na verdade o Opala é meu carro do dia-a-dia, então não posso considerar um projeto. Pelo menos não por enquanto, hehheeh. Tive vários imprevistos com o carro, mas mesmo assim não desanimei e continuei com ele. Pensa num cara que na sexta feira compra um carro que estava parado a 1 ano na garagem e vai pra casa todo faceiro. Aí no sábado vai mostrar o carro pro primo sem nem verificar nível de água e óleo (básico) e consegue estourar a junta do cabeçote antes mesmo de engatar a 4ª e última marcha do carro... este cara sou eu, hahahahahah

Depois tive outros problemas elétricos, pegou fogo na fiação e quase perdi o carro, estourou a junta do cabeçote outra vez, troquei o cabeçote, embreagem, suspensão e agora estourei a suspensão indo buscar o recibo lá no interior. Tudo porque precisei andar a 80km/h em estrada de chão de fazenda, cheia de buraco, pra chegar no horário lá no cartório. Pelo menos cheguei as 16:55 e consegui pegar o recibo, menos mal, hahahah
Por isso, lá na frente, quando chegar o momento certo, recomendo que você realize a restauração "de trás pra frente".

Use o carro o maior tempo possível. Deixe para começar a restauração quando estiver com as principais peças e acabamentos já em estoque. Relacione e compre o máximo de peças possível que você sabe que precisará para o projeto, para só então desmontar o veículo. Com isso, você compra melhor, se organiza melhor financeiramente e terá maior fôlego na fase de compra das peças mais rústicas. Além disso, você ainda poderá aproveitar o carro nos finais de semana.

Comece providenciando itens novos de acabamento, dos mais raros aos mais triviais.
Lâmpadas e botões novos para o painel, marcadores, antena, rádio (Motorádio), cabos, pedaleiras etc.
Após, acabamento externo: frisos, retrovisores, faróis, setas, lanternas, grade, emblemas, bagageiro de teto etc.
Guarde tudo em casa, com plástico bolha ou jornal. Organize os itens em caixas separadas e identificadas.

Esta primeira etapa parece simples. Mas, exige muito planejamento financeiro. Portanto, não se preocupe com o tempo.
Esta etapa já comecei hoje: comprei o botão de acionamento das luzes e o botão de acionamento do ventilador. Paguei R$ 50,00 nos dois, de um amigo meu do curso que é fã de Monza e tem muita peça na casa dele. Vou lá no final de semana ver o que mais ele tem, pois estas peças pequenas de acabamento do painel ele tem bastante! Vamos ver o que acho lá com ele e posteriormente coloco fotos!
Com tudo em mãos, saque a tapeçaria e o painel. Relacione e providencie os acabamentos remanescentes.
Após, será a vez dos vidros. Saque-os com cuidado e providencie novas borrachas para eles.

Concluído o estoque de peças e acabamentos, é a vez do motor.
Relacione e providencie os serviços e as peças novas que forem necessárias para deixar o motor novo.
Para este nível de veículo e de restauração, recomendo a revisão e retífica completa do motor!
Compre novas tampas, correias, filtros, velas, cabos de velas, coxins, reservatórios, mangueias etc.

Nesta fase, a casa já está pequena, com peças na despensa, atrás da porta e debaixo da cama :lol:
O motor vou verificar primeiro por motivos de estar a gasolina e é original álcool e está com muitos vazamentos. Como penso em utilizar o carro nos finais de semana, preciso que pelo menos a mecânica esteja em boas condições!
Passe, agora, a desmontar a suspensão.
Confira e providencie rolamentos, juntas, amortecedores, batentes, buchas, pastilhas, lonas, flexíveis etc.
Veja se os discos e os tambores comportam torneamento ou se exigem troca.
Estas peças são fáceis de achar, correto? Pois a parte de baixo do carro continua sendo do Monza. Acho que aqui é tranquilo achar peças!
Depois, quando você já comprou e pagou tudo, comece a fazer funilaria e pintura.
Providencie o tratamento e pintura de molas, suportes, eixo traseiro e demais peças da suspensão.
Restaure rodas e pára-choques. Aproveite para polir os frisos cromados das portas, nos finais de semana.

O clima começa a melhorar e você volta a sentir vontade de comer um X-Tudo com uma coca de 2 litros :P
Um x-tudo? Pode encomendar uns 2 pra poder aproveitar a coca-cola de 2 litros, hahahahaha!
Comece a montar a parte mecânica do veículo. Teste o funcionamento do motor, direção, suspensão e freios.

Agora você já está mais contente e animado e resolve fazer um churrasquinho na oficina :smt005

Eis a melhor parte da restauração. Mas, também, a fase da pressa. :!:
Proteja o carro da poeira da oficina ou leve-o para casa, para terminar a montagem de peças e acabamentos.
Instale os vidros e as borrachas das portas. Faça o teste de água antes de continuar. Rode na chuva :smt023
Nada de silicone: entrou água, troque a borracha na garantia!
Com o veículo aprovado no teste de água/infiltração, instale o painel, a nova tapeçaria e os novos acabamentos.
Troque a tubulação completa do escapamento. Não se esqueça da ponteira cromada!
Finalizada esta etapa, faça um teste de rodagem, alinhamento de direção e balanceamento de rodas.
Cuidado com o motor novo. Você terá que amaciá-lo.

Pronto! Projeto "SW" concluído!!
Pois é, detalhando passo a passo assim é possível perceber a quantidade de trabalho envolvido. Eu já estou mexendo a pelo menos 3 anos no Chevette 1974, juntando peças, procurando oficinas especializadas e conversando com os mais entendidos. Pra se ter algo bem feito vai tempo e dinheiro, e só vou conseguir os dois depois de me formar em Julho. Por enquanto vou terminar de montar o motor 2.5 no Chevette e vou começar o garimpo das peças mais fáceis de achar pra perua, pra depois organizar melhor meu tempo. Ainda tenho o Chevette SL 1987 que preciso pintar e guardar pra fazer a revisão de 20 mil km na concessionária. Com ele quero fazer um evento, filmar, levar o Clube Chevetteiros lá e fazer um auê. Quero fazer a revisão de graça em troca de propaganda da concessionária, vamos ver se consigo um contato bom de pós venda ou de marketing pra fazer isso. Imagine só fazer a revisão de 20 mil e carimbar o manual? Eu acho que sou muito ansioso, isso sim, hehehee
E neste dia, você terá saudade das fases iniciais do projeto, de quando você começou a estocar as peças novas rsrs...
Quando chegar aqui, você já estará apto para fazer a vistoria e entrar com o processo de levantamento da Placa Preta

Seguindo esta ordem, ao finalizar a pintura, você terá o carro inteiro em mãos, sem risco de atrasos ou contratempos.
A montagem dos acabamentos será rápida. Já pensou se, nesta hora, você dá falta de uma lanterna e não acha original?
Não se preocupe com o tempo. Você pode agendar a compra das peças e acabamentos em bimestres, trimestres ou semestres.

Que tal ?? smt017
Show de biela estas informações! Com certeza a cada bimestre ou trimestre terei novidades. Agora que é o início do projeto vou pesquisar bastante sobre os detalhes, pra daqui uns meses começar a garimpar as peças e ir guardando em casa como você falou: plástico bolha e caixas (meu quarto já não tem mais espaço pelo tanto de peça de Chevette e Opala que eu tenho, assim como a lavanderia, hahahhahaa).
coy escreveu:Que aula, assim fiquei até com vontade de restaurar meu opala.
Sei que vai demorar um pouco, mas ja to sonhando em ver esta "loira" inteiraça e gostosa.
Abraços.
Opa, mãos à obra! hehehe

Tira o zóio da minha loira rapá! Ela já está acompanhada! hahahhahahahaah
avvsilva escreveu:Olá Danilo, seja muito bem vindo ao fórum monzeiros!

Com esta raridade em mãos, não posso deixar de lhe dar os parabéns. Vá com calma e perseverança. Procure assiduamente na Internet por peças. Existem muitos aproveitadores, que cobram fortunas por pedacinhos de borracha e tirinhas de plástico, só por serem originais e estarem na caixinha GM, mas sempre aparacem boas oportunidades.

Este tópico é um daqueles que vai "bombar", já deu para perceber. Nós somos sortudos por termos este maravilhoso fórum e pessoas refinadas e dispostas a ajudar. É um verdadeiro "pote de ouro", rico em informações, só procurar com calma.

Dica: já conhece o pecapecas.com? É um site de procura de peças a partir do código original, nele aparecem as lojas que têm determinada peça Brasil afora. Comece baixando o CEPCHEV, que é o Catálogo Eletrônico de Peças Chevrolet. Nele existem alguns erros e omissões, mas não deixa de ser uma referência indispensável para quem garimpa peças. :wink:

No que precisar, só perguntar! smt023
Pode me chamar de Mottin, 'avvsilva'! Muito obrigado pelas boas-vindas!

Nesta parte dos aproveitadores eu já tenho um puoco de experiência com os 2 Chevettes. Sei bem como é difícil achar algo em boas condições e também original. Depois de um tempo é possível identificar os 'espertões' e deixá-los falando sozinho, hehehe

Pois é, a quantidade de pessoas aqui dispostas a ajudar e o nível técnico é muito alto! Sei que irei aprender muito por aqui e espero compartilhar a experiência desta reforma rumo à placa preta! Posso estar sonhando um pouco alto, também sei que irei passar por problemas, mas não penso em desistir. Mesmo sem apoio da família eu vou chegar lá, com ajuda dos amigos e colegas aqui do fórum, que espero conhecer em eventos!

Não conheço este pecapecas (juro que li outra coisa, hahahah), mas já vou salvar aqui para consultas futuras! Obrigado pela dica valiosa! O CEP eu já tenho no PC de casa, pois já utilizava para consultas de peças de Chevette e Opala!

Muito obrigado a todos pelos comentários e dicas!

Abraços!
Danilo Mottin

Re: Monza Perua Envemo 1984 - 2 portas

Enviado: 12 Mar 2014, 13:39
por JoseAugusto20
bom sobre o motor ter outra "aparencia" é bom vc ver a numeração dele e ver se bate com o documento isso ai da um maior BO na hora da transferencia

Re: Monza Perua Envemo 1984 - 2 portas

Enviado: 12 Mar 2014, 13:42
por JoseAugusto20
Sobre as informações do amigo da Envemo bem que a moderação poderia criar outro sub titulo


Que tal SW SL/E 1.8 :D

Re: Monza Perua Envemo 1984 - 2 portas

Enviado: 12 Mar 2014, 15:41
por Mottin
JoseAugusto20 escreveu:bom sobre o motor ter outra "aparencia" é bom vc ver a numeração dele e ver se bate com o documento isso ai da um maior BO na hora da transferencia
Numeração de motor só ficou obrigatório a partir dos anos 90, então não tem nem como rastrear estes motores mais antigos. Neste documento não tem nenhuma informação sobre o motor, aí não dá problema na hora da transferência ;)

Abraços!
Danilo Mottin

Re: Monza Perua Envemo 1984 - 2 portas

Enviado: 12 Mar 2014, 18:58
por S h E e Q u O
Mottin escreveu:a oferta de peças é um pouco maior do que o primo menor Chevette
Caraca, até com o Chevettão já está assim? :shock:
Para você que também gosta do Chevette: viewtopic.php?f=34&t=27711
Mottin escreveu:Na verdade o Opala é meu carro do dia-a-dia
Sortudo!! :D
Mottin escreveu:comprei o botão de acionamento das luzes e o botão de acionamento do ventilador
Eu sabia! rs... Eu estou ansioso para ver o início deste projeto, imagino você !! :lol:
Não descarte as peças substituídas menos importantes. Faça uma boa limpeza e coloque à venda depois.
Mottin escreveu:O motor vou verificar primeiro
Ok, mas, ao fazer a pintura, nada de empapelar a "Loira". Saque o motor, pinte o cofre e coloque o motor de volta. Aliás, essa é a única "Loira" do Brasil que não pode ter silicone e nem passear maquiada. :lol:
Mottin escreveu:Estas peças são fáceis de achar, correto?
Positivo, Comandante!!!
Mottin escreveu:Um x-tudo? Pode encomendar uns 2 pra poder aproveitar a coca-cola de 2 litros, hahahahaha!
Aos caronas de plantão: nada de comer dentro do carro novo!!! kkkkk.......... :lol:
Mottin escreveu:Ainda tenho o Chevette SL 1987 que preciso pintar
Epa, pintar?? Será que só uns retoquinhos não resolvem? Parece que ele está tão novo!!!
Mottin escreveu:Com ele quero fazer um evento, um auê.
Legal. Fale com representantes da GM e da Quatro Rodas (Grandes Brasileiros). Esta ideia foi muito bacana e deve ser aproveitada, mesmo, intensamente. É um privilégio de poucos. Mas, na real, estamos todos ansiosos rsrsrs....
Mottin escreveu:Tira o zóio da minha loira rapá! Ela já está acompanhada! hahahhahahahaah
Oh o ciúme rsrsrs.......... :smt005