500EF escreveu:Esquecendo a teoria e indo pela prática então...
Para conseguir 12cv, a GM mudou:
cabeçote + coletor de admissão + coletor de escapamento + um tiquinho a mais de taxa + rotação de potência máxima subiu de 5200 para 5600rpm.
O torque do antigo e do novo praticamente igual e nas mesmas faixas de rotação.
Ainda não acho que o "roletado" seja merecedor de todo o mérito e nem que o mérito é tão grande assim (ele tem, só não acho que é isso tudo).
Lembrando que o astra que rodo hoje já foi da minha irmã, que hoje tem um 140cv. E juro que se andasse em um ou em outro (ambos ainda originais, obviamente), não tinha esta impressão de "uau!!!! Parece outro carro!". Aliás, pode ver inúmeros relatos nos fóruns astra e vectra falando a mesma coisa.
ta esquecendo de varias coisa ae nessa conta.
o N20XF ganhou um baita de um catalisador na saida do coletor. só isso rouba 5cv facil, catalisador de coletor trava muito. o outro modelo nao tinha ne!
o N20XF foi mal programado, tanto que sofreu recall em 09 por avanço errado.
o N20XF tem sequencial virtual, e real(sensor) o meu é por sensor.
poderia ser melhor pra quem é pessoa comum. ja pra mim foi bem melhor, soube aproveitar.
quando eu terminar de montar o monza, acertar as areas que faltam, eu faço questao de ir colocar no dinamometro, nao tenho medo de mostrar os valores. eu ja tenho o parametro! 140cv Alcool
o meu tem um catalisador in-line, duto polido, coletor 4X1 inox curto, filtro sem redução de entrada. e o principal! uma programação de verdade. de resto é um N20XF original completo. incluindo a caixa F17
nos videos que fiz eu notei como esses cara nao sabem oque estao fazendo la no laboratorio de prova(começando pelo recall deles mesmo, caga-ram bem na saida). se nao viu meus videos te mostro.
* consumo dele estatico lenta quente, deu 1.4 l/h no alcool quanto faz o astra antigo ? esse valor é com ele semi sequencial so pra deixar claro.
* partida fria no modo E100 em 8.5C°, sem inj.gasolina, o coitado do original fica sem bateria. o meu pega em 4 seg de primeira fica ate sem graça a comparaçao.
* minha subida de giro é mais rapida, esses N20XF com acelerador eletronico tem "amortecedor" na programação.
* meus bicos originais flex ja saturaram sem mesmo entrar na faixa de potencia da AFR em 5000 rpm apenas na carga maxima com ele aquecido. e estou com uma baita de uma eficiencia devido o que a wide me diz e o consumo na pratica, nao é teorico.
e por ae vai. modelo original não é bom, e mesmo assim a pequena modificaçao que fizeram teve atrativo.
o N20XF é baita de uma motor, pena que nao souberam aproveitar. como disse, quando for o momento eu mostro isso em gráfico. e tb posso fazer na rua com o GPS da MS incorporado a ECU diretamente com precisao de 100ms. dae nao oque contestar
pra mim é o melhor hardware que se pode ter em motores familia 2. desde que nao façam como 99.9% das pessoas, ficam adaptando peças,ECU,escape de outros carro dae nao vai prestar mesmo. a coisa tem que ser feita de modo OEM, projetado pra aquele modelo como foi meu caso. ECU programada pra o motor N20XF no monza(escape,sonda,filtro,etc), peças projetadas originalmente pra tal modelo, e por ae vai. so pode ter um otimo resultado, e prova disso tenho.
se a pessoa quiser por um 16V que o faça. mas so acho que 8V vai ser mais economico com o mesmo resultado pratico.
500EF escreveu:
Se seu cortador de grama tem 6cv e você o acelerar até a rotação onde isso é atingido, vai ter a mesma potência que o motor elétrico de 6cv. Afinal, 6cv são 6cv. 1 metro é 1 metro, 1 kg é 1 kg, e por aí vai...
isso eu sei, não to discutindo isso, nao é isso que estou falando mas parece que tende a puxar pra ele lado toda hora...
500EF escreveu:Mas é claro que se deixar o motor de 6cv a explosão em marcha lenta, ele não vai entregar os 6cv...
respondeu oque eu iria escrever. é oque estou tentando te explicar, que usando um motor eletrico de 1cv nao quer dizer que o consumo sera de 1cv no a explosao. em que rpm, em que torque? nao funciona...
veja isso de como funciona o torque de um motor AC.
usar um motor eletrico pra medir consumo seria meio que estranho, usar isso como base tecnica pior ainda. existem dinamômetros eletrico pra isso,transdutores,etc. é aquele que pega o torque nescessario pra mover um objeto a tal rotaçao, usando a corrente inicial e aos pouco aumentando ate atingir uma rotaçao que consiga se mover sem travar, dae sim vai te dar a potencia exata. agora usar um motor eletrico que ja parte mais de 100% do torque não é assim que funciona. ate pq ele tirou ele da inercia facilmente devido o torque total "extra" do starter, depois pra manter ele girando é facil. dae a potencia pode ser ate baixa mesmo.
é isso que se precisa. fazer ele o inverso, em vês de ser ele o movido(um motor girando ele), ele seria o motriz utilizando eletricidade(ele move um objeto e mede a potencia necessitaria pra tal feito).
tambem serviria pro teste um transdutor de torque pra isso. ele mede o torque necessário e a rotaçao pra mover a carga. ae sim utilizando um motor eletrico como fonte motriz(apenas pra isso). mas nao é sua potencia(do motor) que se usa, e sim a do transdutor que fica no meio da prova. qualquer outra tentativa é gambiarra