.
Luiz Carlos, respeito sua opiniao mas discordo.
A agua possui uma caracteristica fisica que torna a agua quente mais " leve " que a fria, entao a agua mais quente sempre vai ocupar os locais mais altos de qq sistema que trabalhe com agua quente.
Esta caracteristica fisica é muito bem utilizada nas placas de aquecimento solar, onde o reservatorio isotermico fica um pouco acima das placas, pesquise e vera que isto é real .
--------------------------------
WALDIR, a VT do amigo deve estar totalmente travada FECHADA mantendo a agua quente dentro do bloco, c estivesse funcionando direito, quando atingisse a temp. especificada pelo fabricante, " abriria " permitindo a passagem desta agua quente para dentro do radiador , e com a expansao da agua atravez da tempertatura, o excesso vai para o reservatorio de expansao, coisa que nao ta acontecendo com o carro do amigo.
abraços
Sistema de arrefecimento.
-
DÉCO
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Sistema de arrefecimento.
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Injeção: EFi
DÉCO, no caso do Fernando pode ser isso. Mas ele poderia constatar com a mão na mangueira S que vai para o radiador se a VT está abrindo ou não.WALDIR, a VT do amigo deve estar totalmente travada FECHADA mantendo a agua quente dentro do bloco, c estivesse funcionando direito, quando atingisse a temp. especificada pelo fabricante, " abriria " permitindo a passagem desta agua quente para dentro do radiador , e com a expansao da agua atravez da tempertatura, o excesso vai para o reservatorio de expansao, coisa que nao ta acontecendo com o carro do amigo.
A água quente retorna do radiador para o reservatório quando aumenta o volume pelo aquecimento, e não é a todo momento.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
Isso eu conheço bem. Eu já tive um carro cujo motor não possuía bomba dágua, e a circulação era baseada nas temperaturas da água nos vários pontos do motor. No meu carro o radiador não ficava na frente do motor, junto à grade, e sim atrás do motor, lá perto da parede de fogo.A agua possui uma caracteristica fisica que torna a agua quente mais " leve " que a fria, então a a
água mais quente sempre vai ocupar os locais mais altos de qq sistema que trabalhe com agua quente.
Isso da água fria ficar embaixo, ela vai fazer isso se os caminhos do motor permitirem. Não sei dizer com certeza qual a dinâmica no sistema do Monza.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- dutra s a
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Ano: 1994
uma vez eu andei sem a vt , analizei o comportamento, testes ,,tudo , a ventoinha era acionada raramente demorando muito , e quando era acionada o sistema refrigerava muito rapido e mesmo assim a agua do reservatorio nao estava tao fria , ficava bem morna , porisso estou confuso
abs estamos ai
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
-
DÉCO
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Injeção: Carburador
.
Na verdade o sistema foi projetado para utilizar a ventoinha somente com muito calor, a/c ligado, ou em transito intenso, em circunstancias normais, baixa rotaçao, velocidade constante (até 40 km/h) , o sistema abre a valvula e a refrigeraçao " natural " que nosso imenso radiador proporciona, nao chega a temperatura de acionamento da ventoinha.
A valvula termostatica, na verdade nao veda 100%, percebo isso no meu que antes de aquecer o suficiente, mas mto proximo disso ja deixa a mangueira " s " meio morna, mas quando abre a VT quase impossivel por a mao nela, ainda mais meu carro que é alcool e trabalha com temperaturas superiores aos gasolina.
Imagem " generica " interessante quanto as cores das temperaturas (nao é de Monza):

abraços
Na verdade o sistema foi projetado para utilizar a ventoinha somente com muito calor, a/c ligado, ou em transito intenso, em circunstancias normais, baixa rotaçao, velocidade constante (até 40 km/h) , o sistema abre a valvula e a refrigeraçao " natural " que nosso imenso radiador proporciona, nao chega a temperatura de acionamento da ventoinha.
A valvula termostatica, na verdade nao veda 100%, percebo isso no meu que antes de aquecer o suficiente, mas mto proximo disso ja deixa a mangueira " s " meio morna, mas quando abre a VT quase impossivel por a mao nela, ainda mais meu carro que é alcool e trabalha com temperaturas superiores aos gasolina.
Imagem " generica " interessante quanto as cores das temperaturas (nao é de Monza):

abraços
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA