Re: Como fazer para melhorar o desempenho com GNV
Enviado: 13 Mai 2009, 23:02
Ei, no ano passado eu instalei GNV no meu Monza GLS 2.0 EFI 1995 numa convertedora que fez um serviço muito porco no meu carro, apesar do equipamento ser de primeira linha, White Martins/BRC/Variador de Avanço/Controle PVR...
Depois de um tempo começou a ficar horrível o carro, com consumo elevado, marcha lenta irregular, perdia o freio devido a marcha lenta variar abaixo de 500rpm entre outras chatices, tipo ficar morrendo no semáforo...
De saco cheio, levei em uma loja `realmente especializada` daqui de SJCampos-SP, a Technogás, e foi feito o seguinte serviço:
Limpeza do TBI;
Troca das juntas do TBI; R$48,00 pelas juntas
Limpeza do bico de injeção;
Troca do filtro do bico de injeção (é uma telinha que fica dentro do bico injetor...);
Correção do avanço do motor para gasolina (pro GNV é feito via variador de avanço). R$100,00 por todos os ajustes e limpeza
Instalação da resistência elétrica de aquecimento no regulador de pressão; R$100,00 (A outra empresa não instalou e o regulador de pressão ficava congelando...)
Eu fiz:
Troca do rotor de ignição Delphi;
Troca da tampa do distribuidor Delphi;
Troca dos cabos de ignição NGK;
Troca das velas de ignição NGK;
Troca da junta do coletor de escape Branil. R$180,00 em todas as peças
Depois disso o carro ficou um espetáculo! Marcha lenta regulada e estável tanto no GNV quanto na Gasolina, rodando muito melhor e mais forte no GNV do que na gasolina e olhe que só abasteço com Shell V-Power. Com 13m^3 de GNV, rodo 240km em trechos rodoviários, o que considero ótimo! Antes não passava de 180km nos mesmos trechos, ou seja, teve uma melhora de 33% no consumo...
Portanto, aconselho dar uma geral no carro levando numa empresa idônea ou num profissional com experiência pois vale a pena. O dono da Technogás me falou que o Monza é o carro mais chato que existe pra regular 100% o GNV, mas quando regula fica um dos melhores que tem.
Bom, boa sorte aos amigos!
Depois de um tempo começou a ficar horrível o carro, com consumo elevado, marcha lenta irregular, perdia o freio devido a marcha lenta variar abaixo de 500rpm entre outras chatices, tipo ficar morrendo no semáforo...
De saco cheio, levei em uma loja `realmente especializada` daqui de SJCampos-SP, a Technogás, e foi feito o seguinte serviço:
Limpeza do TBI;
Troca das juntas do TBI; R$48,00 pelas juntas
Limpeza do bico de injeção;
Troca do filtro do bico de injeção (é uma telinha que fica dentro do bico injetor...);
Correção do avanço do motor para gasolina (pro GNV é feito via variador de avanço). R$100,00 por todos os ajustes e limpeza
Instalação da resistência elétrica de aquecimento no regulador de pressão; R$100,00 (A outra empresa não instalou e o regulador de pressão ficava congelando...)
Eu fiz:
Troca do rotor de ignição Delphi;
Troca da tampa do distribuidor Delphi;
Troca dos cabos de ignição NGK;
Troca das velas de ignição NGK;
Troca da junta do coletor de escape Branil. R$180,00 em todas as peças
Depois disso o carro ficou um espetáculo! Marcha lenta regulada e estável tanto no GNV quanto na Gasolina, rodando muito melhor e mais forte no GNV do que na gasolina e olhe que só abasteço com Shell V-Power. Com 13m^3 de GNV, rodo 240km em trechos rodoviários, o que considero ótimo! Antes não passava de 180km nos mesmos trechos, ou seja, teve uma melhora de 33% no consumo...
Portanto, aconselho dar uma geral no carro levando numa empresa idônea ou num profissional com experiência pois vale a pena. O dono da Technogás me falou que o Monza é o carro mais chato que existe pra regular 100% o GNV, mas quando regula fica um dos melhores que tem.
Bom, boa sorte aos amigos!