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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Enviado: 30 Ago 2012, 14:12
por Paulo Cesar Sousa
boa tarde !!!! lindo carro !!!!
estou querendo turbinar o meu ... as peças precisam ser forjadas ??? em média qual o consumo ??? :D

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Enviado: 30 Ago 2012, 15:26
por 500EF
Paulo Cesar Sousa escreveu:boa tarde !!!! lindo carro !!!!
estou querendo turbinar o meu... as peças precisam ser forjadas ???
Meu motor é original.

Quanto pretende de potência?
em média qual o consumo ??? :D
Motores turbo bem feitos são bastante eficientes.

Mas consumo depende muuuuito do peso do pé direito. Andando normalmente, acompanhando o trânsito, tenho feito perto de 6 km/l rodando aqui dentro no álcool. O que eu acredito que ele faria se fosse um original à álcool também.

Antigamente tinha médias melhores. Mas o trânsito piorou muito de uns anos para cá.

Agora, se afundar o pé, a coisa que você menos estará preocupado vai ser o consumo... hehehe :smt030

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Enviado: 15 Nov 2012, 22:24
por saul jorge
Monza muito lindo e conservado! nem parece que é turbo :shock: .Sera que gasta muito para deixar um monza efi com 250,280 cvs ?
Abraços

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Enviado: 04 Jan 2013, 20:08
por 500EF
Galera, dá uma ajudinha ao mexânico de fim-de-semana aqui...

Lembram que eu tinha comentado sobre um barulhinho chato que vinha do lado das correias?

Fiz um pequeno vídeo mostrando como ele é:

http://www.youtube.com/watch?v=-limdz0-Pb8

Claro que o áudio não fica perfeito na filmagem, mas acho que dá para perceber bem o tic-tic chato... O barulho do motor em si saiu bem distorcido (o ronco bravo foi demais para a pobre câmera do celular), mas até que o tic-tic-tic chato ficou bem semelhante ao real.

A impressão que eu tive é que ele vem do compressor do ar-condicionado, que nem está ligado, já que eu quase não usava mesmo e metade do espaço original do condensador foi tomado pelo intercooler. Um dia ainda ligo de volta, só para manter a originalidade, mas não é prioridade agora.

Pensei em correr atrás de uma correia de monza com direção hidr. e sem ar-condicionado amanhã, para não ficar girando o compressor por nada. Mas aí pensei melhor... O compressor só deve ser tracionado quando o ar estiver ligado e com carga de gás. Aí dei uma borrifadinha de nada com WD40 na parte da polia dele que fica em contato com a correia e na lenta o barulho sumiu na hora. Claro que o WD uma hora acaba saindo e o barulho volta.

Fiz um segundo vídeo mostrando como o barulho some com o WD (neste eu já tive que acelerar para o barulho aparecer, porque na lenta, sumiu):

http://www.youtube.com/watch?v=aZz-18rVcVQ


A minha bomba da direção foi revisada (além dela estar com vazamento, a mangueira estourou e melecou tudo, por isso ainda está tudo lambrecado ali em volta) e pelo que me lembro a correia foi trocada. Mas pode ser marca capeta. A solução para isso é a troca da correia por outra original ou tem algo mais que eu possa/deva fazer (mandar eu ficar jogando WD na correia não vale... hehehe)?

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Enviado: 04 Jan 2013, 20:32
por Diego Paiva
Eu acho que não é a correia... esse monza tem esticador na correia? OU a tensão da correia é dada pelo ajuste do compressor do ac? Pode ser tbm o rolamento do compressor, ou ainda, ou tensor da correia dentada.

Abs.

EDIT: Vi agora o vídeo do WD40... realmente pode ser o rolamento do compressor. Mesmo sem ele estar armado, o rolamento externo gira sempre que o motor está em funcionamento. Tira a correia e experimenta girar o compressor com a mão. Veja se o rolamento da polia tem folga, etc. Se for ele, é simples resolver. O rolamento novo custa uns 50 pila e qualquer casa de AC consegue trocar o rolamento com o compressor no lugar mesmo, pois tem espaço. Vai ser necessário só tirar a correia, p/ realizar esse procedimento. :wink:

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Enviado: 04 Jan 2013, 21:05
por 500EF
Diego Paiva escreveu:Eu acho que não é a correia... esse monza tem esticador na correia? OU a tensão da correia é dada pelo ajuste do compressor do ac? Pode ser tbm o rolamento do compressor, ou ainda, ou tensor da correia dentada.
Pelo que vi lá, é igual ao alternador. Solto o parafuso do suporte do compressor, estico e aperto o parafuso novamente.
Pode ser tbm o rolamento do compressor, ou ainda, ou tensor da correia dentada.
Esta foi minha primeira impressão, já que nitidamente o barulho vem do lado do compressor do ar e não da bomba da direção.

Mas quando borrifei o WD, tive o cuidado de espirrar apenas um pouquinho, e com o jato bem direcionado nas estrias da polia, para não mascarar algum possível problema interno do compressor, que está desligado e com o bocal aberto (pode ter caido bastante sujeira ali) e na lenta, foi só um jatinho e o barulho foi embora instantaneamente... Pena que não filmei este e aí tive que fazer outro com a rotação mais alta...
Abs.

EDIT: Vi agora o vídeo do WD40... realmente pode ser o rolamento do compressor. Mesmo sem ele estar armado, o rolamento externo gira sempre que o motor está em funcionamento. Tira a correia e experimenta girar o compressor com a mão. Veja se o rolamento da polia tem folga, etc. Se for ele, é simples resolver. O rolamento novo custa uns 50 pila e qualquer casa de AC consegue trocar o rolamento com o compressor no lugar mesmo, pois tem espaço. Vai ser necessário só tirar a correia, p/ realizar esse procedimento. :wink:
Tirar a correia parece ser simples. Mas ela também não deve ser cara. Dependendo, já pego uma de marca conhecida ou original para trocar... :wink:

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Enviado: 05 Jan 2013, 10:48
por rodrigobmx
Cara teu carro está lindo!!
Parabens!!
Noto que vc segue o conceito do carro original mas te pergunto sem ofensas é claro:
Vc nao pensa em colocar um jogo de rodas no minimo 15 polegadas?
Ao meu ponto de vista, nao que precise mas daria um up no visual... :smt023

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Enviado: 05 Jan 2013, 12:38
por 500EF
Nao posso (e acho que nem se pudesse faria, por causa da originalidade), porque com a suspensão dura, se colocar rodas maiores, nao vou ter amortecimento nenhum... Aí que vai virar uma pedra mesmo... Hehehe

Quanto ao problema do barulho da Correia, troquei-a por uma nova (continental). Por enquanto tudo certo. Vamos ver.

Ah! A polia do compressor girou livremente sem a Correia. parece que esta tudo certo com ele e era a Correia mesmo...