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Re: Marchas longas ou nao

Enviado: 29 Out 2010, 19:50
por luiz sle
500EF escreveu:
TheRipper escreveu:
luiz sle escreveu: Criei outro tópico onde debatemos o assunto e foi dito que a medida dos pneus altera na velocidade marcada no painel.
Isso é fisicamente impossível, o que determina a velocidade mostrada no painel é a rotação da roda, quantas voltas ela dá num determinado intervalo de tempo. O diâmetro do conjunto pouco importa. Duvida? Coloque seu carro num cavalete, tire as rodas, e acelere engrenado, depois compare o resultado com o carro andando na rua.
De fato, o que vai alterar é a velocidade real. A informada no painel em relação à rpm continua a mesma.

Para ficar mais fácil de entender:

Como o ripper disse, o velocímetro realmente mede na verdade quantas voltas a roda dá em um período de tempo e mostra a velocidade do carro em km/h.

Para transformar a rotação da roda em distância percorrida, é feito o cálculo do comprimento da circunferência ( 2 x TT x R ).

Alterando o diâmetro do conjunto, altera-se a relação de distância percorrida por volta.

Então, se o velocímetro foi calibrado originalmente para mostrar 100 km/h quando a roda estiver girando X vezes por minuto e você aumentar o comprimento da circunferência em 10%, por exemplo, nas mesmas X voltas por minuto o painel continuará mostrando 100 km/h, porém, você estará percorrendo 10% a mais, ou seja, 110 quilômetros em uma hora.

Porém, se com o conjunto original o painel marcava 110 km/h a 3.000 rpm em quinta marcha e você alterou o diâmetro das rodas, vai continuar tendo a marcação no painel de 110 km/h a 3.000 em quinta marcha. :smt023
Como eu disse me expressei mal. Tentei dizer que a velocidade real e a RPM continua a mesma mas a velocidade marcada no painel vai ser alterada. Lendo novamente todas as mensagens que escrevi percebi que expliquei errado. Desculpe a todos.

Re: Marchas longas ou nao

Enviado: 29 Out 2010, 20:36
por Diego Paiva
Pelo que vc disse agora, parece que ainda não entendeu... ehehe....
A velocidade NO PAINEL e o RPM não serão alterada, independente da roda que usar. Já a valocidade real será alterada, conforme o diametro (roda+pneu) usados.

Re: Marchas longas ou nao

Enviado: 29 Out 2010, 20:42
por luiz sle
Diego Paiva escreveu:Pelo que vc disse agora, parece que ainda não entendeu... ehehe....
A velocidade NO PAINEL e o RPM não serão alterada, independente da roda que usar. Já a valocidade real será alterada, conforme o diametro (roda+pneu) usados.
A velocidade do painel não muda se mudar as rodas ? Pensei que se colocasse umas 17 por EX no Monza a velocidade mostrada no painel fosse diferente da velocidade real que o carro realmente esta andando :smt017

Re: Marchas longas ou nao

Enviado: 29 Out 2010, 20:55
por Diego Paiva
Não muda... como disseram, vc pode levantar o carro, colocar uma roda 22", uma 13", ou até mesmo só com o disco de freio, hehe, que a velocidade informada no painel será a mesma. A velocidade é informada através da cx de marchas, o cabo vai na caixa. Então para o painel não importa a roda que vc vai estar usando, a velocidade vai sempre vai ser a mesma. Agora, a velocidade real, certamente será alterada.
Agora, se vc, por exemplo, mudar a caixa de marchas, ai sim, a velocidade do painel vai ser alterada. Outra hipótese, é se você colocar um o painel de um monza automático em um monza manual, a velocidade informada, vai mudar, vai ser errada. Por isso que o sensor de velocidade de monza automático é diferente do de monza manual. As relações da caixa são diferentes, dai a informação que vai para o painel é diferente. Para compensar essa diferença e mostrar a mesma velocidade tanto em um monza automático, quanto no manual, existem diferenças no sensor de velocidade e no painel, seja ele analógico, ou digital(nos monza automáticos deve ser ligado um aterramento a mais).

Re: Marchas longas ou nao

Enviado: 29 Out 2010, 20:58
por luiz sle
Diego Paiva escreveu:Não muda... como disseram, vc pode levantar o carro, colocar uma roda 22", uma 13", ou até mesmo só com o disco de freio, hehe, que a velocidade informada no painel será a mesma. A velocidade é informada através da cx de marchas, o cabo vai na caixa. Então para o painel não importa a roda que vc vai estar usando, a velocidade vai sempre vai ser a mesma. Agora, a velocidade real, certamente será alterada.
Agora, se vc, por exemplo, mudar a caixa de marchas, ai sim, a velocidade do painel vai ser alterada. Outra hipótese, é se você colocar um o painel de um monza automático em um monza manual, a velocidade informada, vai mudar, vai ser errada. Por isso que o sensor de velocidade de monza automático é diferente do de monza manual. As relações da caixa são diferentes, dai a informação que vai para o painel é diferente. Para compensar essa diferença e mostrar a mesma velocidade tanto em um monza automático, quanto no manual, existem diferenças no sensor de velocidade e no painel, seja ele analógico, ou digital(nos monza automáticos deve ser ligado um aterramento a mais).
O carro automatico possui quatro marcha, diferente do carro com cinco...

Obrigado pela explicação Diego.

Re: Marchas longas ou nao

Enviado: 29 Out 2010, 21:01
por Diego Paiva
No caso do monza automático não são 4, são 3 marchas. Já o omega e opala automatic, são 4 marchas. Mas a diferença acredito que não seja exatamente por isso.

Re: Marchas longas ou nao

Enviado: 30 Out 2010, 16:35
por Marcel Murai
Não quero desanimar voces mas acho que isso vai longe........ 8)

Re: Marchas longas ou nao

Enviado: 30 Out 2010, 21:13
por RicardoDS
Percebi isso no meu segundo post, lá na primeira página :lol: