Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware ALDL MULTEC700
-
- Membro SR (Nível 4)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware ALDL MULTE
Bom,estou comprando o mesmo que o cara dos kadeteiros usou,pra não ter engano.
Qualquer novidade eu digo aqui.
Té.
Henrique.
Qualquer novidade eu digo aqui.
Té.
Henrique.
-
- Membro SR (Nível 4)
Bom Dia.
Ontem chegou o conversor USB TTL igual ao dos kadeteiros,e já usei ele ontem mesmo,tudo tranquilo,só que,primeiro,o ElanScan não consegui usar da forma que eu queria,e também estava apresentando valores totalmente diferentes,e comparando com o EFILive,os valores do EFILive tinha valores mais reais,não sei se pode ser algum erro de configuração da porta COM,mas por exemplo, enquanto no EFILive o ponto estava em 12°,no ElanScan estava em 4°,ou melhor,estava em 4,pois nem escala tinha.
Outro problema que notei foi que no EFILive estava aparecendo a Flag da ventoinha sempre ligada(sempre em 1),mas a ventoinha estava desligada,pode ser também algum erro do scanner.
Não tenho log nem valores precisos porque ontem só testei ele pra ver se comunicava,provavelmente sábado irei sair com o carro,e pretendo usar o scanner no percurso inteiro a fim de ver como ele se comporta andando,provavelmente na ida irei usar o EFILive,e na volta vou tentar salvar logs do ElanScan.
Se alguem souber o porque dos problema,fala ae que agora fiquei na duvida.
Té.
Henrique
Ontem chegou o conversor USB TTL igual ao dos kadeteiros,e já usei ele ontem mesmo,tudo tranquilo,só que,primeiro,o ElanScan não consegui usar da forma que eu queria,e também estava apresentando valores totalmente diferentes,e comparando com o EFILive,os valores do EFILive tinha valores mais reais,não sei se pode ser algum erro de configuração da porta COM,mas por exemplo, enquanto no EFILive o ponto estava em 12°,no ElanScan estava em 4°,ou melhor,estava em 4,pois nem escala tinha.
Outro problema que notei foi que no EFILive estava aparecendo a Flag da ventoinha sempre ligada(sempre em 1),mas a ventoinha estava desligada,pode ser também algum erro do scanner.
Não tenho log nem valores precisos porque ontem só testei ele pra ver se comunicava,provavelmente sábado irei sair com o carro,e pretendo usar o scanner no percurso inteiro a fim de ver como ele se comporta andando,provavelmente na ida irei usar o EFILive,e na volta vou tentar salvar logs do ElanScan.
Se alguem souber o porque dos problema,fala ae que agora fiquei na duvida.
Té.
Henrique
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
Não use o EFI Live, repito o que disse antes
MonzaClub20EFICHZ escreveu:Hoje como estou com o Monza em Canela fiz um teste analítico com o EFI Live
Vantagens:
- Consegue ler diretamente os códigos de erro, pelo menos para os que testei que foram a falha do MAP e do sensor de CO acusou perfeitamente, não apaga os erros mas basta desligar a bateria por 10 segundos.
- Consegue verificar on-line os seguintes parâmetros: RPM, IAC, MAP, TPS, Temperatura do Motor, Voltagem do alternador/bateria, Voltagem do potênciômetro de CO (testados e conferidos) e provavelmente também o VSS.
Desvantagens:
- Até consegue fazer log, mas é travado cheio de erros, exporta em CSV separado por vírgulas com o sinal decimal também com vírgula, resultado um nó total praticamente inviabilizando qualquer tipo de geração automatizada de gráficos para análise, só acertando manualmente todos os valores com os vistos on-line, rezumindo inviável.
- O que ele diz ser avanço do ponto pode ser qualquer coisa, mas ponto não é fiz o teste específico de travar o avanço em zero para a regulagem do ponto e o sinal nem alterou, ou seja o principal item de análise não está presente, nem mesmo analisando o log individualmente.
- Além de não ter o avanço também não fornece indicação de consumo (apesar de eu achar que o que ele diz ser avanço possa vir a ser o cunsumo, mas não fiz teste de cut off para o teste), indicativo de ar acionado, indicativo da eletro ventoinha do motor acionada, Aceleração, potência desenvolvida (como dinamômetro caseiro), indicador de marcha ascendente acionada, e código lampejante acionado. Ou seja tem 8 parâmetros a menos.
Ou seja a grande funcionalidade extra dele é a verificação dos códigos de erro on-line e poder regular on-line o potenciômetro de CO, apesar de existir uma discrepância de 0,03 V, mas disprezível no real e o acusado.
Vou passar a usá-lo agora só para estas 2 funcionalidades, para o restante o interpretador do ElanScan é superior.
Além disso caso queiram usar o ElanScan on-line é só usar a tabela abaixo:
Real---------------------Parâmetro do ElanScan----------Valor de correção
MAP Volts---------------BatteryVolts----------------------Dividir por 5,14
Potenciômetro do CO--Spark Advance------------------Dividir por 18,21
Voltagem Bateria-------Engine run time----------------Dividir por 10
RPM Throttle %--------RPM------------------------------Multiplicar por 60,1
Velocidade--------------DRP interval--------------------Dividir por 2 para câmbio automático e por 4 para câmbio manual
Consumo---------------Flags 12--------------------------Multiplicar por 0,071453 para l/h
Temperatura-----------Coolant temp.------------------Direto
TPS----------------------TPS voltage---------------------Direto
Ar Cond Acionado------Flags 46-------------------------Direto
Vent Motor Acionado----Flags 48-----------------------(0 desligado 1 ligado)-Atua em faixas ajustadas pelo Excel
Marcha Ascendente-------Flags 58----------------------(0 até 204 desligado, Valor acima de 205 ligado)
Atuador da Lenta----------IAC position-----------------Direto
Avanço da ignição---------Air/fuel ratio---------------Direto
Cód Lamp Acionado---------Flags 52-------------------Direto
Não que eu ache que isso seja eficaz, por isso fiz o interpretador off-line
-
- Membro SR (Nível 4)
Boa Noite.
Fiz a primeira volta com o scanner lendo,fiz o teste tanto com o ElanScan quanto com o EFILive,e desculpa MonzaClub,mas o EFILive,pelo menos aqui,proporcionou valores mais corretos que o ElanScan,pois de acordo com o ElanScan,meu monza nem teria motor,pois,o avanço dele estaria variando entre 4 e 0,e alais,4 e 0 o que?nem com o seu depurador do log pude ver com clareza quandos graus esta o ponto de ignição,acabei de olhar o log que eu fiz com o seu excel,e os valores que eu queria ver não pude ver,ja no EFILive pude ver,por exemplo,no EFILive o avanço esta em 12º na média,valor esse um pouco mais satisfatorio que 4"o que".
Não estou querendo criticar ou elogiar o trabalho de ninguem,só quero ajudar a melhorar.
Aqui esta o excel do deste que fiz.
http://www.4shared.com/office/7NMTEZyB/Teste_1.html (Link Corrigido)
Fico no aguardo.
Att. Henrique
Fiz a primeira volta com o scanner lendo,fiz o teste tanto com o ElanScan quanto com o EFILive,e desculpa MonzaClub,mas o EFILive,pelo menos aqui,proporcionou valores mais corretos que o ElanScan,pois de acordo com o ElanScan,meu monza nem teria motor,pois,o avanço dele estaria variando entre 4 e 0,e alais,4 e 0 o que?nem com o seu depurador do log pude ver com clareza quandos graus esta o ponto de ignição,acabei de olhar o log que eu fiz com o seu excel,e os valores que eu queria ver não pude ver,ja no EFILive pude ver,por exemplo,no EFILive o avanço esta em 12º na média,valor esse um pouco mais satisfatorio que 4"o que".
Não estou querendo criticar ou elogiar o trabalho de ninguem,só quero ajudar a melhorar.
Aqui esta o excel do deste que fiz.
http://www.4shared.com/office/7NMTEZyB/Teste_1.html (Link Corrigido)
Fico no aguardo.
Att. Henrique
Editado pela última vez por henez em 14 Set 2012, 22:22, em um total de 1 vez.
-
Só que o doze que aparece no EFI Live não é o avanço, pode ser qualquer coisa mas avanço não é, pois não trava em zero quando acionamos o código lampejante!
Vou ver o teu log
Vou ver o teu log
-
- Membro SR (Nível 4)
Bom,ok,aguardo retorno sobre o log.
Att. Henrique
Att. Henrique
-
Vamos a análise do log, fizeste um teste parte parado e parte andando na rua, e não os logs padrões que cito no primeiro post deste tópico, os logs padrões foram pensados para avaliar todos os itens, andar na rua é interessante mas não fez testes em alta RPM, nem foi testado a amplitude do TPS (acelarador).
Começemos pelo que está OK:
VSS (sensor de velocidade), sinal de rotação sem picos, portanto não há falhas no HEI ou mal contatos no sistema de ignição (pelo menos até a bobina), a temperatura do motor está normal, o cut-off está acionando, o atuador da lenta está trabalhando normal (IAC), não há entradas de ar falsas no motor, a voltagem do alternador está normal.
Agora as anomalias:
1- o potenciômetro do CO está em 1,56 V, valor para carro a álcool não gasolina, mesmo que me diga que deixou em 2 V, o que interessa é quanto a ECU está recebendo, e a não ser que tenha passado por aferição de analisador de gases, está fora do padrão normal.
2- o vácuo do motor está levemente abaixo do normal, nada demais, mas pode significar motor meio "cansado".
3- o avanço está péssimo, olhe o gráfico do interpretador do excel, está uma serra (olhe o tempo que o motor ficou na lenta, vide gráfico da RPM) compare com os logs padrões que postei do meu carro, ou do Manoel, Ivan ou Vini. Aqui está o teu problema e pode ser:
Problemas em velas ou cabos de velas (faísca ineficiente em 1 ou mais cilindros), ou problemas de diferença de compressão entre os cilindros (válvulas presas, com excesso de carbonização, comando gasto, anéis quebrados, cilindros ovalizados, pistão furado, cabeçote rachado, junta queimada).
A tu oscilação é só em lenta, então o problema deve ser menos grave, pois quase não oscila em alta só em lenta, mas isso não significa que não deva ser corrigido, o ideal é estar oscilando menos de 1 ponto de pico a pico em lenta, do contrário há problemas e o consumo deve estar bem ruim.
Vejam a diferença entre os logs BOM e RUIM no item 9 do tópico inicial, veja como fica uma serra o gráfico em lenta, neste caso tenha problemas mas era só cabos de velas ruins, mas pode ser qualquer das coisas ditas acima.
O que isso quer dizer? É que a ECU recebe os dados da posição do virabrequim, e percebe que o tempo esperado para que um cilindro atingisse o ponto morto superior não é o tabelado, ou seja, ele chegou antes ou depois do esperado, significando que um cilindro está mais forte ou mais fraco e sua velocidade não é a mesma dos demais, isso é apenas uma fração de segundo, mas então a ECU reage e adianta ou atrasa o ponto para compensar, e é isso que vemos no gráfico, quanto todos os cilindros estão iguais este gráfico é estável, e em alta RPM a compressão tende a se estabilizar devido a menor perda de compressão pelo fato que como o tempo de subida do pistão é menor pois está mais rápido, menos tempo para perder esta compressão, então o gráfico estável em alta RPM.
Quanto a falta de unidades do log do avanço, em análises qualitativas comparativas com padrões tornam-se dispensáveis, exatamente por causa dos padrões, eles são a referência e não a unidade em questão, até poderia ajustar a unidade em graus de avanço, porém não temos nenhuma tabela de referência para o ajuste de unidades, então a análise qualitaiva é mais do que suficiente.
Dados gerais do teste:
Distância Total Percorrida em Kilometros 2,63
Consumo total no percurso em Litros 0,371
Consumo total no percurso em km/l 7,08
Tempo decorrido total em segundos 506,67
Velocidade Média km/h 18,68 máxima 90,35
Por fim quais os sintomas que sente no teu Monza?
Começemos pelo que está OK:
VSS (sensor de velocidade), sinal de rotação sem picos, portanto não há falhas no HEI ou mal contatos no sistema de ignição (pelo menos até a bobina), a temperatura do motor está normal, o cut-off está acionando, o atuador da lenta está trabalhando normal (IAC), não há entradas de ar falsas no motor, a voltagem do alternador está normal.
Agora as anomalias:
1- o potenciômetro do CO está em 1,56 V, valor para carro a álcool não gasolina, mesmo que me diga que deixou em 2 V, o que interessa é quanto a ECU está recebendo, e a não ser que tenha passado por aferição de analisador de gases, está fora do padrão normal.
2- o vácuo do motor está levemente abaixo do normal, nada demais, mas pode significar motor meio "cansado".
3- o avanço está péssimo, olhe o gráfico do interpretador do excel, está uma serra (olhe o tempo que o motor ficou na lenta, vide gráfico da RPM) compare com os logs padrões que postei do meu carro, ou do Manoel, Ivan ou Vini. Aqui está o teu problema e pode ser:
Problemas em velas ou cabos de velas (faísca ineficiente em 1 ou mais cilindros), ou problemas de diferença de compressão entre os cilindros (válvulas presas, com excesso de carbonização, comando gasto, anéis quebrados, cilindros ovalizados, pistão furado, cabeçote rachado, junta queimada).
A tu oscilação é só em lenta, então o problema deve ser menos grave, pois quase não oscila em alta só em lenta, mas isso não significa que não deva ser corrigido, o ideal é estar oscilando menos de 1 ponto de pico a pico em lenta, do contrário há problemas e o consumo deve estar bem ruim.
Vejam a diferença entre os logs BOM e RUIM no item 9 do tópico inicial, veja como fica uma serra o gráfico em lenta, neste caso tenha problemas mas era só cabos de velas ruins, mas pode ser qualquer das coisas ditas acima.
O que isso quer dizer? É que a ECU recebe os dados da posição do virabrequim, e percebe que o tempo esperado para que um cilindro atingisse o ponto morto superior não é o tabelado, ou seja, ele chegou antes ou depois do esperado, significando que um cilindro está mais forte ou mais fraco e sua velocidade não é a mesma dos demais, isso é apenas uma fração de segundo, mas então a ECU reage e adianta ou atrasa o ponto para compensar, e é isso que vemos no gráfico, quanto todos os cilindros estão iguais este gráfico é estável, e em alta RPM a compressão tende a se estabilizar devido a menor perda de compressão pelo fato que como o tempo de subida do pistão é menor pois está mais rápido, menos tempo para perder esta compressão, então o gráfico estável em alta RPM.
Quanto a falta de unidades do log do avanço, em análises qualitativas comparativas com padrões tornam-se dispensáveis, exatamente por causa dos padrões, eles são a referência e não a unidade em questão, até poderia ajustar a unidade em graus de avanço, porém não temos nenhuma tabela de referência para o ajuste de unidades, então a análise qualitaiva é mais do que suficiente.
Dados gerais do teste:
Distância Total Percorrida em Kilometros 2,63
Consumo total no percurso em Litros 0,371
Consumo total no percurso em km/l 7,08
Tempo decorrido total em segundos 506,67
Velocidade Média km/h 18,68 máxima 90,35
Por fim quais os sintomas que sente no teu Monza?
-
- Membro SR (Nível 4)
Bom Dia.
Estarei agora respondendo o seu post,blz,usarei as suas citações como perguntas para ficar mais facil de entender.
Fico no aguarde de alguma outra resposta,pois eu acho que condenar um motor que recem saiu da retifica é forçado,e se for esse o caso eu te convido para irmos até a retifica e falar com o mecanico que fez o motor do meu monza,pois ele mesmo disse que não precisaria mexer nada em baixo,e em cima era só os retentores.
E uma ultima pergunta que preciso que você me responda:Como é que eu faço leitura de quantos graus esta o avanço de ignição do meu carro por este grafico,pois a principio,não vejo valores reais,e sim,um valor,que creio eu,seja incremental,ou seja,a central é ajustada em um determinado grau de avanço(no caso deve ser 10°),e incrementa o valor que mostra nesta tabela,que é em torno de 4°,então o motor estaria com 14° de avanço?por favor,confirme para mim esta informação,e se com o jumper AB acionado ele ira mostrar os 10° para podermos regular o ponto através do scanner.
Qualquer coisa pode falar.
Té
Att. Henrique
Estarei agora respondendo o seu post,blz,usarei as suas citações como perguntas para ficar mais facil de entender.
Ok,admito que não fiz os testes "padrões",mas na realidade eu queria ver o comportamento dele andando mesmo,mas se for o caso eu irei fazer o testes nele ainda este final de semana.Vamos a análise do log, fizeste um teste parte parado e parte andando na rua, e não os logs padrões que cito no primeiro post deste tópico, os logs padrões foram pensados para avaliar todos os itens, andar na rua é interessante mas não fez testes em alta RPM, nem foi testado a amplitude do TPS (acelarador).
Ok,concordo que a voltagem para o padrão esta abaixo,mas o carro esta desenvolvendo bem(palavras do meu pai que tem um versailes 91 2.0,e ja teve outros carros do mesmo porte,inclusive um monza)1- o potenciômetro do CO está em 1,56 V, valor para carro a álcool não gasolina, mesmo que me diga que deixou em 2 V, o que interessa é quanto a ECU está recebendo, e a não ser que tenha passado por aferição de analisador de gases, está fora do padrão normal.
Bom,este motor faz menos de 3 meses que saiu da retifica,sendo que só foi preciso trocar os retentores de valvula,pois estava queimando oleo em acelerações,mas de resto o mecanico disse que ele era standard e ainda rodava muito.2- o vácuo do motor está levemente abaixo do normal, nada demais, mas pode significar motor meio "cansado".
Bom,nisso eu a principio preciso discordar de ti,pelo mesmo motivo da resposta anterior,o motor da zero,ou pelo menos não tão usado a ponto de ter algum deste problemas.Cabos de velas são novos e as velas eu testei semana passada,e o consumo esta ótimo,esta fazendo a média de 10km/l,como o scanner também disse.3- o avanço está péssimo, olhe o gráfico do interpretador do excel, está uma serra (olhe o tempo que o motor ficou na lenta, vide gráfico da RPM) compare com os logs padrões que postei do meu carro, ou do Manoel, Ivan ou Vini. Aqui está o teu problema e pode ser:
Fico no aguarde de alguma outra resposta,pois eu acho que condenar um motor que recem saiu da retifica é forçado,e se for esse o caso eu te convido para irmos até a retifica e falar com o mecanico que fez o motor do meu monza,pois ele mesmo disse que não precisaria mexer nada em baixo,e em cima era só os retentores.
E uma ultima pergunta que preciso que você me responda:Como é que eu faço leitura de quantos graus esta o avanço de ignição do meu carro por este grafico,pois a principio,não vejo valores reais,e sim,um valor,que creio eu,seja incremental,ou seja,a central é ajustada em um determinado grau de avanço(no caso deve ser 10°),e incrementa o valor que mostra nesta tabela,que é em torno de 4°,então o motor estaria com 14° de avanço?por favor,confirme para mim esta informação,e se com o jumper AB acionado ele ira mostrar os 10° para podermos regular o ponto através do scanner.
Qualquer coisa pode falar.
Té
Att. Henrique