o correto é trocar pq no filtro fica retido a borra, sujeira e pode contaminar o óleo novo
Na minha opinião pessoal (e na dos engenheiros que escreveram os manuais dos meus carros), não há necessidade de se substituir o elemento filtrante toda vez que se troca o óleo. Ainda mais que nem sempre se troca o óleo por ter atingido a quilometragem máxima, e sim por tempo.
O que ficar retido no filtro ficará retido lá indefinidamente, já que ele é um filtro, não deixa passar impurezas de um determinado tamanho para cima.
Já impurezas pequenas ele deixa passar de qualquer jeito.
A engenharia de motores estuda um sistema de filtragem similar ao funcionamento dos rins na corrente sanguínea.
Os rins só filtram uma parte do sangue, mas filtram para valer, e o sangue está sempre livre de toxinas.
Nos motores planejados, só parte do óleo passaria pelo filtro, que seria um filtro muito mais eficiente que os atuais.
Com isso, praticamente seria extinta necessidade de troca de óleo.
Não nos esqueçamos que estamos despejando no planeta óleo, filtros descartados e mais trocentos tipos de material nocivo.
Os mais velhos lembram-se da época em que os taxistas trocavam o óleo de seus fusquinhas todo dia. O prazo de troca era de 1.500 km, e duvido que alguém rodasse isso num dia só, mas era tudo tão barato que isso acontecia.
Eu troco o óleo dos meus carros a cada 5000 (tolerância de 10%) ou 6 meses (tolerância de um mês) e filtro a cada duas trocas. Gosto muito do meu Monza mas gosto muito mais do planeta em que vivo com minha família, e sei que isso tudo no fundo é frescura. O motor dele não vai durar menos por causa disso.
Fui mecânico de avião no tempo em que motor de avião era como os dos nossos carros, e o filtro de óleo era uma telinha, que a cada revisão era retirada, o óleo era passado por um pano e fazíamos uma análise do que encontrávamos nele.
Limalhas pequenas e em quantidade mínima passava. Só não passava se fosse de prata, pois os mancais do eixo de manivelas eram desse metal. Fazíamos nós mesmos a análise para determinar o material das limalhas.
E olha que em avião não é boa coisa um motor falhar...
Da mesma forma um quarto de litro de óleo a mais ou a menos não vai ter a mínima influência na perfeita lubrificação do motor. Mais importante seria medir a pressão da bomba de óleo de tempos em tempos. E isso nunca vi ninguém fazer.
Se meu Monza participasse de provas de longa duração, tipo as 24 horas de Le Mans, aí certamente um óleo mais eficiente, um radiador de óleo, fariam diferença.
Abs