Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
vrsilva
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagem não lida por vrsilva »

Waldir onde vc acha essas coisas...?
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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waldir
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagem não lida por waldir »

vrsilva escreveu:Waldir onde vc acha essas coisas...?

Achei tudo na WEB via São Google a partir do momento que quis fugir da incompetência de alguns mecânicos
que era maior do que a minha própria incompetência.

Pra não ser 'enrolado' tive que estudar e aqui neste forum encontram-se muitos mestres que tem uma visão consistente reflexo de suas próprias experiências: Carlos Freire, Luiz Carlos-RJ, David Crozeta, Ricardo DS, Rafaelo, Marcel Murai, Carlos MonzaClub20, Leocastro, Monzamon, Iraupp, vrsilva e todos os que postam dúvidas e "me fazem" garimpar informação correta para postar e a paciência do Carlos Freire e Rafaelo para corrigirem as besteiras que deixo escapar :D

Abs

waldir
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Rafaelo
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagem não lida por Rafaelo »

Luiz Carlos (Rio), tem razao.
tanto faz se esta a 6000 rpm e com 35ºC de temperatura, ou 100ºC a 900 rpm... quando se seta o ajuste do ponto inicial acontecem alguns eventos interessantes la dentro.
ele vai esta travado em praticamente tudo. imaginem tentar corrir com o mapa de igniçao atuando ou na fase aquecimento deixando a mistura muito rica, nao daria certo. outros recursos sao afetados(mistura travada em estequiometrica, fase de aquecimento desativada, rpm de ajuste setada para o ajuste, mapa ignição desativado, entre outros menos significativos) tudo isso pra ajustar o grau fixo corretamente sem inteferencias. por medidas fisica do motor tem que estar aquecido naturalmente pra fazer o ajuste senao da erro. um 'pos ventoinha' é o ideal... alias motivo que o Output da CPU habilita a porta do rele ventoinha do radiador :smt023

o avanço inicial é o que esta setado no distribuidor fisicamente, nao quer dizer que esteja a 10º APMS especialmente uma troca e 'marcas' nao sao confiaveis... 10º APMS é o objetivo do ajuste com uma pistola de avanço é o ideal. ou seja o motor precisa de 10º APMS pra se manter em pe. oque é a maioria dos GM familia 2. o meu motorflex atual tambem começa a 10º APMS porem é programado na ECU o meu sistema nao usa distribuidor é centelha perdida. nao possuie ajuste é programado o grau inicial e o mapa de ignição depois nao existem mais ajuste fisicos.



nao sei que fez essa imagem mas ela nao esta bem explica numa parte. a ECU nao recebe sinal da bobina impulsora... quem recebe o sinal de rotação é o HEI que faz o papel de "Juíz" que repasa pra ECU informando o Evento de ignição(pulso)... que por sua vez a ECU faz o Calculo de adiantamento da centelha e manda devolta pro HEI pra fazer o disparo definitivo é bem simples de intender. faltou tirar esse distribuidor e colocar o HEI na parte dos Input.

outra coisa a ECU nao fornece sinal pra bobina ignição como sugere a figura ecomo expliquei acima , quem fornece o chaveamento da bobina igniçao é o proprio HEI. ta mal formulado essa mapinha nessa parte em questao.
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waldir
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagem não lida por waldir »

Rafaelo, não entendi.

O Luiz Carlos escreve que não precisa aquecer o motor. e vc concordou: "Luiz Carlos (Rio), tem razao."

E vc escreveu: "por medidas fisica do motor tem que estar aquecido naturalmente pra fazer o ajuste senao da erro"

Afinal, aquece ou não motor, espera a ventoinha acionar ou não para fazer o jump?

O Diagrama é de propriedade do Doutor IE - Manual Tecnico de fuçação

Abs

waldir
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rafamts
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagem não lida por rafamts »

Pessoal, nada resolvido ainda. O mecânico conferiu o sincronismo da correia e tava tudo ok. Foi ajustar o ponto com pistola mas disse que não precisava fazer o jumper. Explique a ele mas ele igonorou, disse que carro com distribuidor não precisa desse procedimento. Depois colocou culpa na polia de acessórios, dizendo que ela havia deslocado e por isso não conseguia acertar o ponto com a pistola, estava marcando muitos graus fora (segundo ele). Não seria a falta do jumper que estaria causando dificuldade na leitura da pistola? Enfim, com ajuda dos amigos monzeiros ei de conseguir solucionar meu problema.

Abraço a todos,
Rafael
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagem não lida por Rafaelo »

waldir escreveu:Rafaelo, não entendi.

O Luiz Carlos escreve que não precisa aquecer o motor. e vc concordou: "Luiz Carlos (Rio), tem razao."

E vc escreveu: "por medidas fisica do motor tem que estar aquecido naturalmente pra fazer o ajuste senao da erro"

Afinal, aquece ou não motor, espera a ventoinha acionar ou não para fazer o jump?
Waldir, oque eu concordei com ele(Luiz) foi que tanto faz a temperatura e rotaçao que o motor esteja, o avanço eletronico nao ira interferir na regulagem quando estiver em modo de ajuste. entao "tanto faz" a CPU ignora. porem é importante aquecer o motor antes do ajuste abaixo explico. dae nao concordo com o Luiz na questao de nao precisa aquecer. precisa sim, o comportamento do motor frio é diferente de um motor quente. pode ter interferencia na regulagem dependendo da temperatura, especialmente a rpm instavel.

agora volto a repetir oque falei no outro post, o motor precisa esta aquecido pra fazer o ajuste, pelo menos ter ligado 1X a ventoinha indicando que o motor esta quente na 2X o motor vai estar totamente quente todas as partes fisicas. ajuste com motor frio tem um rpm muito instavel dando falsos resultados por isso nao se deve ajustar com ele frio, especialmente distribuidor que usa o comando(ja viram como vibra com ele frio? e quente é liso? esses soluços interfere no ajuste, o IAC closedloop nem sempre estabeliza isso e acaba mostrando o motor instavel na lenta fria).

aqueçam o motor antes... so depois façam o ajuste com uma pistola C/avanço setado em 10º

waldir escreveu:O Diagrama é de propriedade do Doutor IE - Manual Tecnico de fuçação
imaginei, nao vao muito atras desses manuais genericos, boa parte tem muitos erros logicos,tecnicos esse é um deles e bem grande. da forma que foi colocada quem nao conhece acredita que o distribuidor envia algum sinal pra ECU, ou que a ECU faria o chaveamento da bobina igniçao... oque nao é verdade em ambos os casos.

rafamts, uma dica: cai fora desse mecanico é o tal dos mexanicos que voces falam.
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waldir
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagem não lida por waldir »

Rafaelo,

obrigado por explanar. Ficou bem entendido.

Abs

waldir
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rafamts
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagem não lida por rafamts »

Pessoal, consegui resolver o problema. Colei a parte que se soltou do prato do rotor e reinstalei o distribuidor original do carro. Ficou beleza.

Obrigado a todos os amigos que me ajudaram,

Rafael
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