te entendi Waldir, pode sim deixar passar mais que 15v quando estiver com problemas, mas a ECU pode operar ate mais que isso sem danificar, pq ela é regulada.
ele regula sempre pra 5v oque é o padrao mesmo dos sinal digital, so vendo o CI pra saber mas deve ser 20 a 30v oque ja queimaria outras coisa antes como bobina/HEI, desligando o motor antes mesmo de atingir o limite do regulador da ECU.
a ECU só funciona com 5.0 ou 3.3v entao pode ter essas duas regulagem, nao sei pq nunca fiz manutenção em multec700, 5.0 é certeza, "12v" so na retificação bem no comecinho antes do regulador de voltagem.
um exemplo é o Ci regulador tensao 5.0 3A LT123A tem a entrada max de 20v e saida maxima de 5.05v(20v de entrada)
Coletor enche de alcool
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Coletor enche de alcool
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Todos os manuais de sistema elétrico automotivo ressaltam que não se deve remover a bateria do circuito durante o funcionamento do alternador.nao tem problemas em remover a bateria completamente.
A bateria serve de retificador para a corrente fornecida pelo alternador, que não é totalmente continua, ela varia sua voltagem o tempo todo.
Se medirmos a voltagem usando um equipamento de precisão (osciloscópio, por exemplo), veremos diferença com e sem a bateria no circuito. Essa variação pode queimar componentes elétricos mais sensíveis do carro
Nos primeiros carros com alternador no Brasil havia uma etiqueta gigante no cofre do motor, recomendando que nunca se fizesse isso, pois poderia queimar um diodo retificador.
Eu já li em alguns lugares essa recomendação, mas nunca ninguém explicou o porque, além de evitar centelhamento no polo da bateria, coisa perigosa (mas nem tanto) nas antigas baterias, por cujas tampinhas poderia sair algum gás inflamável (hidrogênio, no caso) e causar uma explosão.tambem nao faça chupeta ligando os cabos diretamente polos com polos , uma ponta do cabo negativo deve estar na massa e outro na batera
No caso das baterias seladas, não vejo esse perigo.
Por outro lado, no Monza o polo negativo da bateria está muito próximo da lataria, de forma que acho melhor ligar o cabo negativo na própria bateria do que na lata perto dela. Os próprios cabos para chupeta modernos, paralelos, não permite que se faça a ligação do negativo longe do positivo. Teria de estragar o cabo para isso. :smt021
Claro que isso é opinião pessoal minha. Se alguém explicar com argumentos científicos essa restrição, poste aqui por favor, pra gente saber o que fazer.
Nessas baterias de emergência para partidas novas, o cabo nem tem comprimento suficiente para ligar em outro ponto que não seja o polo da bateria do carro.
Vejam outras recomendações:
- Nunca se deve deixar a bateria no sol, pois a caixa pode ficar quebradiça. :smt017
- Nunca use um pano seco para limpar a bateria, pois isso pode provocar eletricidade estática e a bateria explodir. :smt017
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- dutra s a
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: São Paulo-SP
luiz , so se o cidadao tiver muito ruim das ideia pra remover uma bateria completamente durante o funcionamento do alternador né , do tipo fazemos rapido a troca que da tempo , já vi muito isso
a questao das ligaçoes pra chupeta é por precaução de pico de alta tensao , exemplo : estou andando porai e voce ta com seu caça parado , dai paro pra ajudar e nisso vamos conectar os cabos , ao ligar diretamente os cabos nos polos nunca se sabe se naquele momento de carga um dos alternadores ira da um pico justo naquele momento ainda mais quando o socorrido começar a girar e nisso um ou outro irá perder uma ecu, sensor , alarme etc..... entao a recomendaçao é de que ao puxar os cabos do meu ( dos polos ) , o terra coloco na sua massa porque ai quando o seu pegar o meu nao corre o risco de tomar um pico por conta do seu alternador , os carros da modernidade do ford fusion , fluence e tantos outros tao sensiveis quem podem descriminar bem isso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, um pico de nada ja bagunça com todas as leituras
abs estamos ai
a questao das ligaçoes pra chupeta é por precaução de pico de alta tensao , exemplo : estou andando porai e voce ta com seu caça parado , dai paro pra ajudar e nisso vamos conectar os cabos , ao ligar diretamente os cabos nos polos nunca se sabe se naquele momento de carga um dos alternadores ira da um pico justo naquele momento ainda mais quando o socorrido começar a girar e nisso um ou outro irá perder uma ecu, sensor , alarme etc..... entao a recomendaçao é de que ao puxar os cabos do meu ( dos polos ) , o terra coloco na sua massa porque ai quando o seu pegar o meu nao corre o risco de tomar um pico por conta do seu alternador , os carros da modernidade do ford fusion , fluence e tantos outros tao sensiveis quem podem descriminar bem isso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, um pico de nada ja bagunça com todas as leituras
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
-
DÉCO
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Injeção: Carburador
.
Uma pergunta : vc trocou este bico injetor a pouco tempo ? esta com original ? c trocou , encontrou o original ou comprou paralelo ?
Bicos novos se nao for Delphi ou Mareli, ta dando muito problema, no efi alcool da minha amiga, uma hora o bico trava aberto, outra hora trava fechado :smt021 , marca euro, minha experiencia com esta marca de bico foi das piores
, e ela esta tendo grande dificuldade em encontrar o original " bico branco" por um preço justo .
Muito relevante as informaçoes dos outros amigos, assino em baixo de todas (recomendo) .
abraço
Uma pergunta : vc trocou este bico injetor a pouco tempo ? esta com original ? c trocou , encontrou o original ou comprou paralelo ?
Bicos novos se nao for Delphi ou Mareli, ta dando muito problema, no efi alcool da minha amiga, uma hora o bico trava aberto, outra hora trava fechado :smt021 , marca euro, minha experiencia com esta marca de bico foi das piores
Muito relevante as informaçoes dos outros amigos, assino em baixo de todas (recomendo) .
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
- dutra s a
- Membro Classic SE (Nível 8)
deco nao sei se a pergunta é pra mim,
mas como um alerta vou relatar umas coisas ,
o meu bico foi trocado por outro usado que achei em desmanche , paguei 150 réis no tbi completo , o meu antigo bico funciona porem desgastou deixando passar combustivel demais , dava ate pra surfar no tbi , tava lavando mesmo e o que peguei de desmanche tava em ordem , nesse periodo fui atras de bicos em 3 lojas da mercado car , nas 3 fiz a troca no estacionamento , eram varias marcas , mas nenhum dos bicos ( acho que foram 3 ou 4 bicos ) que testei nao deram certo , estavam lavando mais do que o que tava com problema , entao nao posso recomendar nenhum bico por faixa de preço de 80 a 150 réis seja qual marca for ,
e olha que bicos originais de mono-ponto principalmente de monza sao raros apresentar problemas com entupimento, queima ..... e desgaste da agulha demora um absurdo pra dar motivos pra se trocar o bico
a delphi tem peças feitas na china entao é bom tomar cuidado mesmo se for delphi que entre outras marcas ainda se destaca , quando fui atraz de bico injetor nas ruas original/delphi , so achei pra gasolina por volta de 350 a 400 réis , na net achei 1 bico delphi alcool por 880 , réis , e porque tao caro ?, porque na embalagem ta descriminado o local de fabricaçao que era nos USA , e ou outros delphi por volta de 350 a 400 eram chineses
entao logo vou ter de por um bico novo , se deus permitir irei comprar delphi americana , é mas seguro , do contrario farei as honras ao bruce lee
um bico original efi sem desgaste ou novo , proporciona uma tremenda economia em qualquer regime de regulagem
abs estamos ai
mas como um alerta vou relatar umas coisas ,
o meu bico foi trocado por outro usado que achei em desmanche , paguei 150 réis no tbi completo , o meu antigo bico funciona porem desgastou deixando passar combustivel demais , dava ate pra surfar no tbi , tava lavando mesmo e o que peguei de desmanche tava em ordem , nesse periodo fui atras de bicos em 3 lojas da mercado car , nas 3 fiz a troca no estacionamento , eram varias marcas , mas nenhum dos bicos ( acho que foram 3 ou 4 bicos ) que testei nao deram certo , estavam lavando mais do que o que tava com problema , entao nao posso recomendar nenhum bico por faixa de preço de 80 a 150 réis seja qual marca for ,
e olha que bicos originais de mono-ponto principalmente de monza sao raros apresentar problemas com entupimento, queima ..... e desgaste da agulha demora um absurdo pra dar motivos pra se trocar o bico
a delphi tem peças feitas na china entao é bom tomar cuidado mesmo se for delphi que entre outras marcas ainda se destaca , quando fui atraz de bico injetor nas ruas original/delphi , so achei pra gasolina por volta de 350 a 400 réis , na net achei 1 bico delphi alcool por 880 , réis , e porque tao caro ?, porque na embalagem ta descriminado o local de fabricaçao que era nos USA , e ou outros delphi por volta de 350 a 400 eram chineses
entao logo vou ter de por um bico novo , se deus permitir irei comprar delphi americana , é mas seguro , do contrario farei as honras ao bruce lee
um bico original efi sem desgaste ou novo , proporciona uma tremenda economia em qualquer regime de regulagem
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
-
DÉCO
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Injeção: Carburador
.
Achei na net (ML) O bico branco Delphi, por 380 conto, ainda achei meio caro, mas pelo que estao falando este preço nao ta tao azedo assim .
Nao sabia que estavam produzindo Delphi na china , agora ferrou . . .
Minha amiga arrumou um namorado mecanico que ia procurar o bico Delphi, perdi contato, nem sei c resolveu, o que sei é que o namorado dela ta apanhando do carro . . .
abraço
Achei na net (ML) O bico branco Delphi, por 380 conto, ainda achei meio caro, mas pelo que estao falando este preço nao ta tao azedo assim .
Nao sabia que estavam produzindo Delphi na china , agora ferrou . . .
Minha amiga arrumou um namorado mecanico que ia procurar o bico Delphi, perdi contato, nem sei c resolveu, o que sei é que o namorado dela ta apanhando do carro . . .
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
-
João 1499
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Modelo: - SELECIONE --------
Sei bem como o cara tá se sentindo kkkk!
Valeu Déco!
Abraço
Valeu Déco!
Abraço