Manutenção na injeção eletrônica

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
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Carlos A. Freire
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Re: Manutenção na injeção eletrônica

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Significa que em algum momento que a IE foi fazer o ajuste de ponto de ignição (compensação), não foi correspondido.
Por isso, disse para fazer teste de funcionamento em todos os sensores.
Pode ser um defeito no módulo HEI, sensor MAP, entrada de ar falso, conexão errada...

Abs,

Carlos Freire
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Wagner
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Re: Manutenção na injeção eletrônica

Mensagem não lida por Wagner »

Eu fiz assim, ó!

Abaixo do porta-luvas,

Imagem
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Tampa de acesso do conector do scanner para diagnóstico com aparelhos

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Acesso aberto

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Primeiro parafuso

Imagem[/

Segundo parafuso

[url=http://imageshack.us]Imagem

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Terceiro parafuso

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O módulo

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O plug de acesso para conexão do scanner ou jumper

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Introduzi o jumper nos terminais A e B

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Em seguida liguei a chave do carro onde a luz de anomalia informou os código:

12 -

42
Editado pela última vez por Wagner em 08 Dez 2008, 23:20, em um total de 3 vezes.
Monza SL/E EFI 92 2.0 Gasolina, ar,dh,ve, te cor AZUL lindão!
Falta consertar o ar condicionado.
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Carlos A. Freire
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Re: Manutenção na injeção eletrônica

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Wagner,

o que eu quiz dizer é que algumas vezes não basta apenas ter acesso os códigos gravados na memória. O código deve ajudar em uma análise. Por isso, deve ser verificado o funcionamento de todos os sensores e atuador, para saber se estão trabalhando conforme o padrão de fábrica. Existem defeitos que indica por exemplo que um sensor está com problemas, senso que na verdade o defeito está em outro, ou ainda, o erro ocorreu por entrada de ar falso, tensão a mais ou a menos, aterramento deficiente e por aí vai.
Para essa avaliação, ter um scanner em mãos, auxilia e muito.

Funcionamento do circuito de ponto eletrônico: - Código 42

A- Durante a partida (motor abaixo de 450rpm)

- ECM recebe sinal de rotação do módulo HEI pelo terminal "C"
- ECM envia 0V ao terminal "B" do módulo HEI. Neste caso, o HEI aterra o terminal "D" (0V) evitando que o ECM controle o avanço.

B- Motor funcionando (acima de 450rmp)

- ECM recebe sinal de rotação do HEI pelo terminal "C"
- ECM envia 5V ao terminal "B" do HEI. Neste caso, o HEI libera o controle de avanço ao ECM. O ECM controla o avanço através de um sinal aplicado ao terminal "D" do HEI.

Conector inferior do módulo HEI

2 terminais - A - B ou + e C (Vai para bobina de ignição)
4 terminais - A - B - C - D ou G - B - R - E (Vai par o ECM)

Conector superior:

2 terminais: P e N Vai para bobina impulsora

OBS: Não sei editar uma imagem ou desenhar o módulo HEI aqui, para ilustrar a mensagem.

Fonte: Manual de sistemas de injeção eletrônica, Seção F2, Rochester EFI Multec 700, da Tecnomotor.

Abs,

Carlos Freire
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José Geraldo Nunes

Re: Manutenção na injeção eletrônica

Mensagem não lida por José Geraldo Nunes »

Carlos,

Quando você se refere à entrada e ar falsa, o que signigica isto?
Problema na válvula EGR pode fazer com que aconteça esta entrada de ar falsa?
Você ou alguém do forum tem condição de mim informar + ou - o valor desta válvula original para o monza 2.0 EFI, GLS, à gasolina, 95/95.

José Geraldo
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Carlos A. Freire
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Re: Manutenção na injeção eletrônica

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

José Geraldo Nunes escreveu:Carlos,

Quando você se refere à entrada e ar falsa, o que signigica isto?
Problema na válvula EGR pode fazer com que aconteça esta entrada de ar falsa?
Você ou alguém do forum tem condição de mim informar + ou - o valor desta válvula original para o monza 2.0 EFI, GLS, à gasolina, 95/95.

José Geraldo
Entrada de ar falsa, seria quando entra ar em qualquer lugar abaixo da base do TBI ou carburador, coletor de admissão, hidrovácuo, válvulas de acionamento a vácuo furadas...

A válvula EGR é acionada por vácuo e tem uma fixação com junta no coletor de admissão.
Quando troquei a válvula EGR do meu Monza GLS 96, acredito ter uns 3 anos, paguei na Accioly R$240,00 na época.

Abs,

Carlos Freire
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Wagner
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Re: Manutenção na injeção eletrônica

Mensagem não lida por Wagner »

Valeu Carlos pela atenção!

Só mais estas duas fotos:

Ao retirar a tampa de proteção do módulo encontrei um plug com vários fios ligados nele, porém este plug não está ligado a nada, eis a foto. Tem idéia do que seja????


Imagem
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Esta caixa preta com o símbolo da GM, o que é? Tem alguma coisa a ver com o alarme anti-furto? ela fica atráz do porta luvas.

Imagem
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Re: Manutenção na injeção eletrônica

Mensagem não lida por Wagner »

Carlos A. Freire escreveu:Wagner,

o que eu quiz dizer é que algumas vezes não basta apenas ter acesso os códigos gravados na memória. O código deve ajudar em uma análise. Por isso, deve ser verificado o funcionamento de todos os sensores e atuador, para saber se estão trabalhando conforme o padrão de fábrica. Existem defeitos que indica por exemplo que um sensor está com problemas, senso que na verdade o defeito está em outro, ou ainda, o erro ocorreu por entrada de ar falso, tensão a mais ou a menos, aterramento deficiente e por aí vai.
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- ECM envia 0V ao terminal "B" do módulo HEI. Neste caso, o HEI aterra o terminal "D" (0V) evitando que o ECM controle o avanço.

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- ECM recebe sinal de rotação do HEI pelo terminal "C"
- ECM envia 5V ao terminal "B" do HEI. Neste caso, o HEI libera o controle de avanço ao ECM. O ECM controla o avanço através de um sinal aplicado ao terminal "D" do HEI.

Conector inferior do módulo HEI

2 terminais - A - B ou + e C (Vai para bobina de ignição)
4 terminais - A - B - C - D ou G - B - R - E (Vai par o ECM)

Conector superior:

2 terminais: P e N Vai para bobina impulsora

OBS: Não sei editar uma imagem ou desenhar o módulo HEI aqui, para ilustrar a mensagem.

Fonte: Manual de sistemas de injeção eletrônica, Seção F2, Rochester EFI Multec 700, da Tecnomotor.

Abs,

Carlos Freire
Carlos mais uma vez obrigado. Mas ainda tenho uma dúvida. Este CIRCUITO DE PONTO ELETRÔNICO é alguma peça? tens alguma foto? como posso identificá-lo no CEP (catálogo eletrônico de peças).

Abs, Wagner.
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Re: Manutenção na injeção eletrônica

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Wagner,

a caixa é o módulo de alarme, segundo seu código é para Monza de 88 a 93.
O conector não sei dizer de onde é, o de diagnóstico está atrás dele.

O circuito de ponto eletrônico, envolve o módulo HEI e o ECM. Com base nas informações de todos os sensores, o ECM corrige o avanço conforme a necessidade. Quando acusou o código do ponto eletrônico, significa que em alguma situação o avanço eletrônico não foi atuado corretamente.

Abs,

Carlos Freire
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